Mercado de investimentos recebe atenção durante pandemia

22/7/20
|
Publicado por 
Redação Start

Com apenas R$100 é possível ter uma carteira de investimentos diversificada de acordo com objetivos

Mercado de investimentos recebe atenção durante pandemia
Mercado de investimentos recebe atenção durante pandemia

Todas as pessoas possuem alguma meta ou objetivo de vida, seja um carro, uma casa, uma viagem ou a garantir de ter uma aposentadoria. Tão importante quanto economizar dinheiro para atingir esses objetivos é investir bem os recursos. Desta forma, você atingirá mais rapidamente o que busca.

Primeiramente, você precisa organizar suas finanças, saber onde está gastando e por que não está economizando. Não é possível investir sem ter um planejamento financeiro. Outro aspecto para se ter em mente é que não há momento certo para começar a investir, apenas lembre-se que investimentos são planejamentos de longo prazo.

Conforme Mauro Silveira, sócio da Messem Investimentos, o primeiro passo é procurar um especialista que ajude a definir o perfil de investidor. “Após isso, o investidor pode escolher os melhores produtos que encaixam no seu perfil e prazo de investimentos. Entender bem os riscos dos produtos e sempre respeitar o perfil na hora da alocação são cuidados importantes”, aponta.

Mauro recomenda que as pessoas comecem a investir o quanto antes, independente da quantidade do patrimônio financeiro. “O período atual é propício para investir, mas reforço que as pessoas foquem a longo prazo e comecem o quanto antes”, salienta.

Também é importante não se assustar e aprender a lidar com os picos altos e baixos dos investimentos. No entanto, isso pode ser evitado com a compra de produtos adequados ao perfil de cada investidor. “Se a pessoa tiver um assessor de investimentos que lhe auxilie no processo, é ainda mais fácil, lembrando que ter um assessor que lhe ajude não custa nada a mais”, destaca.

Tipos de investimento

Com apenas R$100 já é possível ter uma carteira de investimentos diversificada de acordo com seu perfil de investidor e com os seus objetivos. Mauro comenta que o mercado de investimentos recebeu ainda mais atenção durante esse período de crise. “Vimos que os clientes têm ficado mais atentos ao seus investimentos, principalmente pelo cenário atual de juros baixos (por volta de 2% ao ano). O cliente tem buscado alternativas para melhorar a rentabilidade do seu patrimônio”, ressalta.

Os tipos de investimentos se dividem em renda fixa e renda variável. A renda fixa funciona como um empréstimo. Sendo os juros que você receberá acordados previamente ou relacionados a alguma taxa (CDI normalmente). A renda variável, como o nome diz, contempla os investimentos sem esse acordo de rentabilidade. Ações são investimentos de renda variável, já que não há nenhuma regra preestabelecida sobre quanto ela deve subir em um determinado ano.

Mauro disse que o mercado de renda variável tem tido muita procura no momento atual. “A queda que aconteceu em março trouxe muita oportunidade e muitos clientes estão aproveitando, além de várias oportunidades de ativos de renda fixa com taxas interessantes também”, explica.

Confira mais posts do Start