Ministério do Turismo aposta na transformação digital do setor

26/4/22
|
Publicado por 
Ministério do Turismo

Ministério do Turismo tem entre seus projetos para a digitalização do setor o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)

Ministério do Turismo aposta na transformação digital do setor
Ministério do Turismo aposta na transformação digital do setor

Participante da 5ª edição da Gramado Summit, o Ministério do Turismo tem entre seus projetos para a digitalização do setor o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), lançado em 2021 para apoiar a transformação de 10 destinos – dois em cada região do Brasil.

As cidades eleitas para participar do projeto-piloto foram: Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); e Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste).

Mas um Destino Turístico Inteligente vai além da implementação de meios digitais; é um destino inovador. É caracterizado por ofertar a seus visitantes produtos e experiências inovadoras e de qualidade, tendo como base a estruturação e a convergência de cinco pilares: governança; inovação; tecnologia; sustentabilidade; e acessibilidade.

Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, o projeto representa um ganho de competividade para os destinos brasileiros tanto no cenário nacional como no internacional. “Vamos agora, usando a tecnologia, mudar a realidade do turismo elevando o nosso setor a um novo patamar para atender a uma tendência surgida durante a pandemia, de um turista cada vez mais conectado e atento às soluções tecnológicas”, concluiu.

O próximo passo é o lançamento do Manual Metodológico DTI Brasil – Destinos Turísticos Inteligentes, que trará orientações e diretrizes para os municípios que desejarem implementar a metodologia de transformação digital.

Confira mais posts do Start