14 ferramentas essenciais para a inovação e evolução em 2023

25/1/23
|
Publicado por 
Redação Start

Logística, transformação digital, design e metaverso são algumas das áreas citadas para investir em ferramentas para 2023

Um levantamento feito pela Harvard Business Review, em conjunto com a NTT Data na América Latina, mostra que 90% dos empresários consideram que o investimento em tecnologias emergentes é essencial para o crescimento de seus negócios. Ainda 88% dos entrevistados concordaram que os benefícios dessas tecnologias superam os gastos para implementá-las.

Pensando na importância da inovação e no setor em crescimento, separamos algumas empresas que possuem ferramentas essenciais para iniciar 2023 a todo vapor com otimização e inovação de processos.

RoutEasy

A RoutEasy é uma startup de logística que oferece soluções de gestão, otimização e orquestração para e-commerces e marcas. Hoje, os negócios mais inovadores do mundo investem parte significativa de seus faturamentos em oferecer a experiência de entrega perfeita para seus consumidores. Na etapa de otimização, a RoutEasy usa inteligência artificial para criar rotas de entrega otimizadas. Isso envolve muito mais do que encontrar o menor caminho entre um ponto A e um ponto B. É preciso levar em consideração fatores como agendamento de horários, tipos de veículos disponíveis, jornada de trabalho dos motoristas etc. Com rotas otimizadas por algoritmo, os clientes conseguem diminuir os custos, reduzir tempo no planejamento e ganhar mais competitividade nos prazos de entrega. Já na gestão, a chave é acompanhar o status da rota em tempo real. Elimina-se praticamente 100% do trabalho manual na operação e a equipe pode focar as energias em problemas mais analíticos e fundamentais para o crescimento dos negócios.

SoftExpert

A SoftExpert é a fornecedora global de soluções para gestão integrada da conformidade, inovação e transformação digital. Em atividade desde 1995, a empresa une serviços voltados para a otimização de gestão e processos em diferentes níveis e segmentos em um único contrato, atribuindo eficiência, agilidade e economia a seus mais de 2 mil clientes e 600 mil usuários em 50 países. As soluções da companhia resolvem dores de empresas de diversos setores e variados portes, incluindo manufatura, governo, farmacêutico, hospitais e laboratórios, serviços financeiros, alta tecnologia e TI, educação, energia e utilidade pública, logística, varejo, serviços, entre outros. Por meio da plataforma SoftExpert Excellence Suite, a marca oferece um conjunto de módulos multi-idiomas que se integram nativamente e operam via web para automatizar os processos necessários para melhorar e otimizar as diferentes áreas de negócios das organizações.

Zeev

Empresa referência no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias low-code, a Zeev desenvolve e fornece softwares com a tecnologia, permitindo que as empresas possam produzir os seus próprios softwares e aplicativos. A empresa acredita que, com autonomia, qualquer pessoa, independente se possui formação em tecnologia da informação ou qualquer outra especialização, pode criar softwares que facilitam suas rotinas de trabalho. A tecnologia permite que os líderes otimizem a gestão de trabalho, melhorando a comunicação entre as equipes, auxiliando na organização, aumentando a produtividade e padronizando processos para um fluxo de trabalho mais fluido. Atualmente a Zeev atende mais de 250 clientes, entre as empresas estão: Banco Bmg, Sympla, Tim e Grupo Pão de Açúcar.

Comunica.In

A Comunica.In é uma startup que desenvolve soluções que promovem automação e mensuração de processos de comunicação interna e jornada dos colaboradores, com foco em aumentar a eficiência das equipes para a criação, gerenciamento e otimização de fluxos de comunicação. A partir de 5 canais de comunicação 100% digitais e mensuráveis, a plataforma permite uma análise em tempo real do engajamento dos colaboradores, gerando dados para embasar a tomada de decisão das equipes de CI e Recursos Humanos.

Nubimetrics

Sob um modelo de software as a service (SaaS), a Nubimetrics é uma plataforma de Inteligência de Vendas que usa Big Data e Inteligência Artificial para processar milhões de dados de vendas e fornecer insights para sellers e grandes marcas que vendem seus produtos no e-commerce e marketplaces. O objetivo da solução é potencializar as vendas e rentabilidade de sellers e grandes marcas

Progic

A Progic é líder em TV Corporativa no Brasil para comunicação interna. Utilizando tecnologia própria, única totalmente brasileira no mercado, a Progic potencializa a comunicação com os funcionários por meio de telas espalhadas em locais estratégicos da empresa. A solução aproxima líderes e colaboradores com uma comunicação mais atrativa e em tempo real, aumentando o alinhamento com a cultura e os objetivos da empresa.

Cartpanda

A Cartpanda, é uma plataforma que permite a criação e gerenciamento de lojas virtuais. Com a proposta de permitir e solidificar o amadurecimento digital dos empreendimentos, desenvolve tecnologias próprias para fortificar, cada vez mais, o mercado nacional do e-commerce. Com funcionalidades que variam da escolha do design da loja, temas voltados para o público brasileiro, ao Cartpanda Pay - tecnologia desenvolvida 100% in-house para facilitar o pagamento dentro do e-commerce, a plataforma oferece para os lojistas que querem inovar nas vendas em 2023 oferece um serviço cada vez mais completo.

Taqe
Fundada em 2017, a Taqe  é uma plataforma de empregabilidade, que reúne candidatos, empresas e instituições de ensino. Por meio de testes gamificados, redação e videoentrevista, a plataforma realiza o match com oportunidades de emprego e formação. Com base em sua inteligência de dados, a startup já identificou um aumento de até 4x na efetividade de seus processos seletivos, permitindo a contratação de até 8 entre 10 candidatos entrevistados.

Em 2021, a plataforma alcançou 1 milhão e 800 mil candidatos e intermediou 13 mil contratações. Dentre as empresas que já usaram a solução Taqe estão nomes como Natura, Santander, Grupo Fleury, Hospital Albert Einstein, CIEE, entre outros.

Minds Digital

A Minds Digital é a Voice IDtech pioneira em biometria de voz para identificação e prevenção de fraudes, no Brasil. Fundada em 2017, a empresa oferece soluções antifraudes com alto nível de confiança e agilidade na autenticação de pessoas, em diferentes canais. Com algoritmos próprios da IDtech, a inteligência artificial autentica a voz em até 1 segundo, uma fricção mínima na experiência do cliente. Desse modo, a Minds Digital já conseguiu prevenir mais de R$ 30 milhões em fraudes bancárias.

STANDOUT

A STANDOUT é uma martech referência em inteligência em trade marketing digital que auxilia marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos nas páginas de produtos dos e-commerces. A companhia desenvolveu uma plataforma que permite a criação, edição, publicação de vitrines digitais, além da distribuição automática, em  layout responsivo, em mais de 300 e-commerces com potencial para intensificar as vendas e inclui companhias como Pão de Açúcar, Amazon, Droga Raia e Casas Bahia. A STANDOUT  aposta em tecnologia e inovação para consolidar a comunicação entre indústrias e o perfil de consumidor. Além de entregar as informações úteis sobre os benefícios e diferenciais dos produtos conforme as necessidades das indústrias, a martech coleta e fornece uma série de informações do que está acontecendo com a vitrine dentro dos e-commerces para as indústrias/marcas, o que é decisivo para futuras estratégias.

BPool

Fundada em 2019, a BPool é um EGM (Enterprise Gateway Marketplace) que conecta grandes corporações ao novo ecossistema fragmentado e alternativo de comunicação formado por centenas de pequenas empresas especialistas. Através do algoritmo de curadoria e matching e um workflow automatizado, a plataforma permite que clientes façam curadoria, contratação e gestão de serviços de marketing trazendo ganhos significativos em criatividade, inovação, agilidade e eficiência. A BPool nasceu no Brasil em 2019 e hoje atua em 10 países da América Latina conectada a um ecossistema de mais de 1.500 parceiros e atendendo a mais de 70 marcas de clientes de médio e grande porte, entre eles grandes corporações como L'Oréal, Reckitt, Kellogg's, Unilever, Nestlé, Novartis e Pernod Ricard. A plataforma recebeu aporte dos fundos Chromo Invest, Quartz Investimentos entre outros investidores.

SenseData

Fundada em 2016, a SenseData tem como missão melhorar o relacionamento das empresas com os clientes, através do gerenciamento de Customer Success. A plataforma integra diversas fontes de dados para monitorar a base de clientes, criando uma visão completa de cada um dos seus clientes e gerando insights e ações reais a partir desses indicadores, auxiliando na proatividade e na geração de valor das empresas.

Metaverso - eXp

O metaverso possui potencial para ser um espaço favorável para a interação de ambientes de trabalho, facilitando reuniões e a integração dos colaboradores mesmo à distância. De acordo com um estudo da Bloomberg Intelligence, esse ambiente virtual tem uma oportunidade de mercado de US$ 800 bilhões. A eXp - primeira imobiliária digital imersiva no metaverso do mundo, é um exemplo de instituição que obteve sucesso com a ferramenta: presente em mais de 22 países, com 85 mil corretores, a empresa atua 100% presente em um metaverso próprio, utilizado como escritório. “Nós não temos um escritório físico, o metaverso é nosso espaço de trabalho. Ao invés de acordar todas as manhãs e se deslocar até um espaço físico, o corretor liga o computador e vai para o escritório dentro do metaverso onde realiza todas as atividades do dia a dia”, explica Claudio Hermolin, Country Manager da eXp Brasil.

Faster

A Faster seleciona os melhores designers do Brasil e permite que empresas acelerem a produção de peças de design gráfico. Através da solução da startup é possível solicitar esses materiais em poucos minutos utilizando uma plataforma muito mais ágil. A solução funciona por meio de assinatura e ao contratar a startup a empresa recebe créditos equivalentes à complexidade dos projetos. Após uma reunião de briefing, o cliente escolhe o seu pacote que pode variar de R$ 8.000,00 e R$ 60.000, sendo que o pacote inicial oferece 30 créditos, que corresponde aproximadamente a 20 e 90 artes entregues, a depender da complexidade do serviço. A startup já auxiliou mais de 70 grandes empresas como Nubank, Ambev e Loreal; oferecendo suporte para produção de projetos de design gráfico que precisam estar prontos rapidamente e com qualidade.

Confira mais posts do Start