3 maneiras de garantir uma boa gestão logística na construção civil

2/11/24
|
Publicado por 
Redação Start

Acompanhamento em tempo real, controle de estoque e uso de tecnologia são algumas das citadas por André Pimenta, CEO da Motz

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo pesquisas realizadas pelo Grupo APC, o setor da construção civil no Brasil apresenta um desenvolvimento otimista em 2024. Existe uma expectativa de crescimento de 2,9%, impulsionado por diversos fatores como a queda contínua das taxas de juros, um novo ciclo imobiliário liderado pelo programa Minha Casa Minha Vida e investimentos adicionais em infraestrutura.

“Além dos pontos citados na pesquisa, a logística também possui um papel importante nesse progresso da construção civil. O investimento na área garante recursos e informações para que os consertos, instalações e reparos sejam exercidos com excelência”, afirma André Pimenta, especialista do setor e CEO da Motz, transportadora digital que facilita e melhora a jornada dos caminhoneiros e dos embarcadores.

Ainda nessa linha, segundo a Transparency Market Research, o mercado de logística mundial deve atingir US$ 15.273 bilhões até 2027, desenvolvendo novas soluções, ferramentas e processos e trazendo novas tendências. O dado comprova o aumento de visibilidade que o ramo tem recebido de grandes empresas, principalmente daquelas que pensam em assegurar o sucesso nos negócios e a satisfação do consumidor final.

E é pensando no bom momento dos dois setores que o CEO da Motz separou 3 maneiras de garantir uma boa organização logística na construção civil:

1. O investimento em planejamento é essencial:

“Assim como em outros setores, o planejamento e a gestão são etapas fundamentais para o bom desempenho da construção civil e, com um processo logístico estruturado, é possível otimizar ambas as tarefas em diferentes etapas do negócio. A organização também contribui para a segurança e sustentabilidade do ramo, ao garantir boa gestão da equipe, monitoramento constante dos projetos e planejamento eficiente”, afirma André Pimenta.

2. Atenção ao estoque e armazenamento:

“Sempre ressalto que a organização e controles possuem um papel essencial para o bom funcionamento das operações. Precisamos controlar tudo que entra e sai, com o intuito de diminuir desperdícios, trazer mais eficiência, reduzir custos e prover mais segurança operacional. Nesta etapa, se o planejamento e a gestão efetiva já estiverem estruturados, é possível assegurar que os materiais estejam organizados e acessíveis, facilitando o fluxo de trabalho e otimizando os recursos disponíveis”, completa Pimenta.

3. Acompanhamento em tempo real e uso de tecnologia:

De acordo com a pesquisa Global Innovation 1000 da Strategy &, empresas que investem consistentemente em inovação têm um desempenho financeiro significativamente melhor. O levantamento mostra uma grande diferença no crescimento da receita (11%) e do EBITDA (22%) nas empresas mais inovadoras, que, de acordo com os números, se desenvolvem mais rápido e performam melhor.

“Defendemos na Motz que, para garantir um processo logístico eficiente, é preciso investir em tecnologia, principalmente em ferramentas que permitam o rastreamento da operação. Estabelecer canais de comunicação abertos com motoristas e clientes é fundamental para a boa execução do planejamento, monitorando frotas e cargas e evitando eventuais falhas e atrasos”, finaliza o CEO da Motz.

Sobre a Motz:

A Motz é a transportadora digital da Votorantim Cimentos, criada com o espírito de startup, ágil, inovadora e com muita tecnologia. Tem como objetivo conectar as cargas de embarcadores com os motoristas autônomos, aliando a solidez, a capilaridade e a segurança no atendimento. Com mais de 55 mil motoristas cadastrados em sua base, a Motz está presente em mais de 140 pontos de expedições em todo o Brasil, com atuação nas principais cidades e corredores de transporte rodoviário no país. Foram mais de 698 mil viagens em 2023, registrando a média de 79 viagens a cada hora. Mais informações no link.

Confira mais posts do Start