4 ações para impulsionar uma cultura acolhedora dentro das organizações

22/1/23
|
Publicado por 
Redação Start

Pesquisas indicam que ambientes de trabalho saudáveis estão entre as prioridades dos colaboradores, e empresas devem investir em valorização, relacionamento e cuidado com as equipes

De acordo com a pesquisa realizada pela Indeed este ano,  41% dos entrevistados afirmam priorizar ambientes descontraídos e saudáveis na hora de escolher novos empregos ou continuar nos que já estão. Isso representa mais que o dobro em comparação a 2021 (19%). Este dado reforça a importância das empresas investirem cada vez mais em ambientes de trabalho mais acolhedores, felizes e positivos para os seus times, focando não apenas na atração de novos talentos, mas também em reter aqueles que já estão na casa.

Hendrik Machado, CEO e fundador da Pontomais, HRTech do ecossistema VR, líder em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para o RH, afirma que o encantamento e bem estar do time sempre foram prioridade dentro da startup e isso os levou a serem reconhecidos como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. “Um dos nossos pilares aqui na Pontomais é a paixão pelas pessoas. Por isso, temos uma cultura de respeito, empatia, cuidado e uma verdadeira preocupação importando com outras pessoas, por entender o impacto que geramos. Aplicar este valor é cuidar, proteger, ajudar, respeitar, conhecer e estar Junto, indo além de ações pontuais, mas construindo uma cultura baseada nestes princípios." pontua o executivo.

Ocupando o posto de atual campeão mundial em rotatividade de funcionários, o Brasil ainda está caminhando para construir novas culturas organizacionais que sejam mais empáticas e acolhedoras, priorizando os colaboradores antes de cobrar apenas resultados. Para Tatiana Pimenta, cofundadora da Vittude, healthtech referência no desenvolvimento de programas de saúde mental para empresas, a questão do turnover está diretamente relacionada à falta de valorização e cuidado com os times. “Muitos dados já mostram que os principais motivos dos pedidos de demissão estão conectados a estes fatores, por isso é tão importante que as grandes organizações mudem a perspectiva. Acredito que construir uma cultura organizacional que coloca o colaborador em primeiro lugar seja o passo inicial. Transformando o ambiente de trabalho em um lugar acolhedor e aberto para os funcionários, a liderança consegue entender, mais de perto, quais são as principais necessidades de seus funcionários e resolvê-las."

Os executivos pontuaram alguns exemplos de iniciativas internas de descompressão aplicadas dentro das empresas que proporcionaram ainda mais conexão e engajamento das equipes.

Happy Hour com o CEO

A Pontomais promove mensalmente um encontro entre o CEO e 1 ou 2 colaboradores de cada área para bater um papo sobre a empresa, propósitos, ações, entre outros, e abrir espaço para que estes também manifestem ideias e/ou dúvidas. O objetivo é reforçar um ambiente de confiança e transparência em todas as esferas de gestão do negócio e incentivar trocas genuínas para desenvolvimento coletivo

Para tornar esse papo ainda mais leve e interessante, uma hora antes do encontro virtual, eles enviam um vale-bebida para os convidados, assim cada pessoa pode escolher e pedir seu drink favorito para um verdadeiro happy hour com o CEO. No modo presencial esse encontro acontece em um barzinho e a conta é paga pelo executivo.

Brinde Mix

Além de estreitar o relacionamento entre C-levels e colaboradores, a hrtech também investe na integração dos times e compartilhamento de resultados. Como uma forma positiva de incentivar a colaboração entre os times e mantê-los engajados nas atividades, a Pontomais promove, mensalmente, o brinde mix,  que é uma reunião de pessoas de áreas diferentes para celebrar e compartilhar experiências, oportunidades, conquistas e desafios do último mês.

Psi Talks

O Psi Talks é um dos principais rituais de comunicação e engajamento da Vittude. Iniciado há mais de dois anos, o encontro funciona como uma roda de conversa que acontece mensalmente e aborda a saúde mental em situações do cotidiano, sempre com uma introdução teórica seguida de um longo bate-papo onde o time compartilha suas vivências e opiniões sobre aquele determinado tema.

Neste ano o Psi Talks já falou sobre infância, alimentação saudável, diversidade no ambiente de trabalho, alcoolismo e adicção. São temas amplos, mas que de alguma forma estão relacionados a vida de todos nós.

“Momentos ricos em conhecimento como este, potencializam nossa cultura de troca e aprendizado em grupo. Nos últimos meses de 2022, conversamos sobre carreira e as resoluções positivas para o próximo ano.” Pontua Tatiana.

Colega Inspirador

Mensalmente, na Vittude, todos são convidados a indicarem o Colega Inspirador das últimas semanas. Por meio da plataforma Mereo, os vittuders recebem um link com o nome de todos os colaboradores e com a pergunta: “Quem foi seu Colega Inspirador(a) no último mês?”.

A intenção é fazer com que as equipes e os times troquem elogios, agradecimentos e mensagens positivas entre si, além de fortalecer a  cultura de feedback e aprendizado em grupo. Mais do que selecionar o Colega Inspirador, este espaço também é utilizado para citar qual atitude, entrega ou comportamento realizada por aquele profissional lhe inspirou.

Ao ser reconhecido como “Inspirador(a)” o colaborador é motivado a continuar realizando atitudes que inspiram e isso impulsiona o resultado de toda a companhia.

Sobre a Pontomais:

Com atuação desde 2016, a Pontomais é a startup líder em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para os RHs. Já são mais de 914 mil colaboradores e mais de 18 mil clientes ativos na solução de otimização da empresa. Por meio de tecnologia, a startup desburocratiza processos como jornada de trabalho e horas extras para que os profissionais de RH possam focar em desenvolvimento pessoal e de carreira dos colaboradores. A atuação da startup nas três pontas (colaborador, empresa e RH) permite a transformação de pessoas em histórias nas organizações. A curitibana já ganhou prêmios como Melhores Empresas para Trabalhar Paraná e Great Place to Work 2019, 2020, 2021 e 2022, é uma das TOP5 no Top Of Mind RH e foi selecionada, em 2019, para o programa Scale-Ups da Endeavor.

Sobre a Vittude:

A Vittude é referência no desenvolvimento de programas de saúde mental para empresas. Oferece uma solução completa em diagnóstico, educação emocional e psicologia online. Seu corpo clínico garante credibilidade técnica e curadoria rigorosa no credenciamento de psicólogos, além de desenvolver escalas psicométricas que apoiam empresas na jornada de maturidade em saúde mental. Atende mais de 200 clientes, entre eles Grupo Boticário, Banco do Brasil, Olist, SAP, Telhanorte, Tumelero e L’Oreal, possuindo mais de 600 mil pessoas beneficiadas por suas soluções. A empresa já recebeu mais de R$40 milhões em investimentos dos fundos Crescera Capital, Redpoint eVentures, Scale Up Ventures e Superjobs.vc

Confira mais posts do Start