5G dará mais voz às startups e a forma de fazer negócios na era digital
Até 2025, estima-se que o 5G impulsione mais de US$ 25,5 bilhões em receitas no Brasil

As revoluções tecnológicas causam sempre um grande impacto no mercado de trabalho. Vimos isso com o surgimento das startups que causaram a movimentação de novas profissões para solucionar desafios que, até então, eram desconhecidos. Agora, com a chegada da tecnologia 5G, a junção desses dois universos irá gerar novos negócios que passarão a ser comercialmente viáveis a partir da inovação.
De acordo com estimativa da consultoria IDC Brasil, até 2025, o 5G deve movimentar cerca de US$ 25,5 bilhões em negócios B2B no País. Isso irá movimentar toda a cadeia do setor e impulsionar paralelamente outros segmentos como segurança cibernética, robótica, serviços de public cloud e big data. Uma das principais tendências apontadas pela pesquisa é a implementação de redes privadas. Das soluções mais simples às mais complexas, as empresas vão investir no seu “próprio 5G”, e as companhias de telefonia também deverão estar preparadas para essa nova demanda.
Para Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, teremos outros exemplos de funções e serviços que serão aprimorados conforme o amadurecimento da tecnologia no país: “O 5G irá ajudar a obter redução em despesas operacionais de empresas públicas e privadas, automação de indústrias, robôs conectados, tokens únicos (NFTs) e maior criação de valor na cadeia produtiva e gerar a adoção de modelos de negócios disruptivos”.
Ferrari ainda complementa sobre como a nova rede irá ajudar a transformar a indústria na otimização de processos. “Essa nova fase vai flexibilizar e tornar as funções industriais mais eficientes de vários serviços de tecnologia já existentes, como ferramentas de suporte ao trabalho remoto, rapidez da computação em nuvem, conectividade via videoconferência, expansão do uso de realidade aumentada e virtual e adesão às soluções de computação distribuída”, finaliza.