6 empresas que oferecem soluções de APIs

1/6/23
|
Publicado por 
Redação Start

Conheça empresas que aliam tecnologia, APIs, startups e inovação para otimizar a eficiência de processos

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

O Brasil é o quarto país em uso de APIs, segundo o relatório 2022 State of API, do instituto Postman API Plataform. Apesar do sucesso no país, poucos falam sobre como funciona essa tecnologia na prática.

O intuito das APIs é trocar dados entre sistemas diferentes, permitindo que uma empresa use o software de outra sem precisar sair do seu próprio app ou ferramenta. Essa solução garante mais otimização e eficiência de processos, agregando simplicidade e agilidade nos sistemas.

Pensando no sucesso das APIs no Brasil, separamos 6 empresas que oferecem esse tipo de solução a seus clientes e ajudam a turbinar os negócios:

RoutEasy:

A RoutEasy é uma startup de logística que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas. Com mais de 300 clientes no Brasil e na América Latina, a Logtech aposta na inovação, usando algoritmo genético, programação e inteligência artificial para otimizar e integrar processos. Isso contribui para maior produtividade e menor custo de entrega, e, assim, a startup fundada por Caio Reina gera economia de até 40% a seus clientes. A empresa começou a comercializar suas APIs para oferecer aos seus clientes toda a inteligência por trás das suas soluções, contribuindo para a otimização e simplificação de diversos processos.

Minds Digital:
A Minds Digital é uma Voice IDtech pioneira em biometria de voz, que utiliza inteligência artificial para identificar padrões de comportamentos suspeitos em até um segundo e diminuir os riscos em operações que envolvem autenticação por voz. A empresa possui uma solução SaaS com precificação em moeda nacional e por chamadas à API. Quanto maior é o consumo, menor é o custo por requisição. Com isso, é possível personalizar o atendimento de acordo com o tamanho do cliente, tornando a biometria de voz muito mais acessível a empresas de diversos portes. Além disso, a Minds Digital já combateu mais de R$40 milhões em fraudes e tem contribuído cada vez mais com o ecossistema antifraude.

ateliware:

A ateliware é uma empresa de criação de software sob medida fundada em 2011 que hoje conta com clientes no Brasil e em países da Europa. Funcionando como um “ateliê de software”, ela desenvolve produtos digitais e soluções sob medida, que fazem a diferença desde a primeira entrega. Na ateliware, as soluções e ferramentas são cocriadas junto aos clientes, utilizando as melhores linguagens de programação e ferramentas de tecnologia. Há mais de 11 anos no mercado, a ateliware já trabalhou com grandes nomes como Votorantim e Bcredi. Além disso, é uma das empresas cocriadoras do Pipefy. A ateliware trabalha com empresas em todas as etapas do processo da transformação digital – da identificação e validação até a efetiva resolução do problema. Conduz toda a parte do discovery, product concept e build que resultam em aplicações móveis (web, híbrida ou nativa - android e iOS), desenvolvimento web e desktop e integra e desenvolve API's.

Trio:

Fundada em 2020, a Trio é uma ferramenta que facilita a movimentação de dinheiro reduzindo taxas sobre transações e entregando segurança e conciliação de ponta-a-ponta, é uma spin-off da Ateliware Software, onde nasceram produtos como Pipefy e Minestore, adquirida pela Getnet. O negócio traz uma infraestrutura completa unindo tecnologia e agilidade voltada à construção de produtos financeiros. Atua fortemente em clientes do mercado de Gaming que realizam mais de 2 milhões de movimentações mensais. A empresa também desenvolveu uma API que implementa o pix em tempo recorde. Chamado de Trio API, a solução conecta o cliente à infraestrutura financeira essencial, tornando mais fácil do que nunca administrar seu dinheiro, efetuar pagamentos e acessar informações importantes da conta em tempo real.

Idea Maker:

A Idea Maker é uma empresa de tecnologia que idealiza soluções digitais e desenvolve produtos voltados para meios de pagamento e filantropia premiável. Fundada em 2011, criou mais de 23 aplicativos e possui 5 milhões de usuários cadastrados em todo Brasil. Todas as soluções da companhia seguem as normas de regulamentação do setor como a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, compliance e PCI (Payment Card Industry). Dentre os produtos mais conhecidos pelo mercado estão o ApCap da Sorte e o H.APP do Bem, criado em parceria com o Hospital de Amor de Barretos (SP) e que já arrecadou mais de R$ 5,3 milhões nos últimos dois anos. A Idea Maker conta com parceiros como  Correios, Caixa Econômica Federal, Capemisa, Savegnago, Kovr Capitalização, Facebook e Google.

Dock:

A Dock, líder em tecnologia para meios de pagamentos e banking na América Latina, conta com a Dock one, plataforma em nuvem integrada para pagamentos e banking que permite a empresas escalarem suas operações de negócio em qualquer lugar do mundo oferecendo serviços financeiros para seus clientes por meio de uma única API. A plataforma inovadora é a primeira do mercado e já está disponível para clientes na América Latina. Com essa ferramenta, os clientes podem evoluir seu modelo de negócios sem precisarem de uma nova integração ou migração, adicionando serviços e produtos usando a mesma configuração e de forma ágil. A expectativa é que a plataforma impulsione os clientes a formatarem combinações de produtos financeiros de maneira mais aderente às expectativas dos clientes e atendendo às demandas das novas gerações, como a busca por novos produtos de crédito.

Confira mais posts do Start