8 Mulheres inspiradoras que inovaram no empreendedorismo
Como sabemos, o empreendedorismo ainda é um campo predominantemente masculino, no qual muitas mulheres enfrentam desafios para atuar e crescer. Porém, mesmo em um cenário desafiador, apresentamos 8 mulheres que hoje são fundadoras e/ou CEOs de startups em grande destaque nacional, servindo de inspiração para aquelas que buscam ter seus próprios negócios
O mundo dos negócios é cercado por desafios, principalmente no que diz respeito às mulheres empreendedoras e em posição de liderança. Segundo dados do estudo do Nubank Data em parceria com Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nos primeiros sete meses de 2021, as Microempresas Individuais com homens na liderança tiveram uma receita média 23% maior que as lideradas por mulheres.
Esses são dados que evidenciam as dificuldades encontradas pelo público feminino no empreendedorismo, e, quando o tema é startups, o cenário mostra-se ainda mais desafiador. Em um contexto em que 95% dos líderes das maiores startups nacionais são homens, captar recursos financeiros e encontrar investidores pode ser uma tarefa complicada. O estudo Female Founders Report da Distrito com a Endeavor e a B2Mamy revelou que em 2020, startups fundadas exclusivamente por mulheres receberam somente 0,04% do total levantado em aportes.
Além disso, a pandemia da Covid-19 realçou mais esse quadro de desigualdade, considerando que no segundo trimestre de 2020, a quantidade de mulheres empreendedoras caiu 50% a mais do que os homens no ecossistema empreendedor, mostrou a pesquisa do Nubank. Mesmo com essa realidade, as empreendedoras reconhecem a importância da luta pela igualdade e vêm batalhando para conquistar suas vozes e ocupar seus espaços no mercado. Pensando nisso, listamos 8 mulheres inspiradoras que inovaram no empreendedorismo e são fundadoras e/ou CEOs em grande destaque nacional. Confira a lista abaixo:
1. Tatiana Pimenta, CEO e cofundadora da Vittude: Líder de uma das healthtechs referência no desenvolvimento de programas de saúde mental para empresas, Tatiana Pimenta é formada em ciência da felicidade e aplicações da psicologia positiva para ambientes de trabalho. Atualmente, também é host e idealizadora do podcast Terapeutizados e empreendedora premiada internacionalmente pela Cartier Women’s Initiative. Além de ter cursado MBA na Insper e finanças na IBMEC, a executiva tem formação em Engenharia Civil pela UEL.
A trajetória profissional da executiva deu início em empresas multinacionais de construção como a Votorantim Cimentos S/A e a Cimpor, onde foi responsável pelas áreas operacionais e comerciais. Também com passagem pela Arauco do Brasil S/A e Hilti que desenvolve, fabrica e comercializa produtos para as indústrias da construção.
Após mais de 10 anos de experiência no setor, Tatiana migrou para a área de saúde mental, onde em parceria com Everton Höpner, fundou a Vittude, empresa que oferece uma solução completa em diagnóstico, educação emocional, aculturamento de saúde mental e psicologia online. Seu corpo clínico garante credibilidade técnica e curadoria rigorosa no credenciamento de psicólogos, além de desenvolver escalas psicométricas que apoiam empresas na jornada de maturidade em saúde mental. Atende mais de 170 clientes, entre eles Grupo Boticário, Banco do Brasil, Olist, SAP, Telhanorte, Tumelero e L’Oreal, com mais de 600 mil pessoas beneficiadas por suas soluções, gerando R$32 mi em renda para psicólogos brasileiros.
2. Ana Meneguini, Introduce to Market (ITM): Ana Meneguini é fundadora e estrategista em Branding, Geração de Demanda e Receita na Introduce to Market (ITM). Com mais de 20 anos de experiência e com especialização em Branding, Growth, trade marketing, vendas, comunicação interna e institucional. O alto nível de especialização nestes temas, deve-se ao fato de ser visionária dos lugares que pode alcançar como empreendedora e com um perfil de liderança movido por desafio e voltado a resultados.
Empreendedora nata, é pós-graduada em Marketing pela FGV, realizou MBA em Gestão de Negócios pela USP e é mentora do movimento DPE (Delas, para Elas) e de outras iniciativas que visam fomentar a liderança e o empreendedorismo feminino. Ana acredita na possibilidade de impactar de forma positiva a economia através das marcas, sua cultura e seus produtos, criando soluções de valor real para empreendedores, clientes e a sociedade.
3. Denise Asnis, sócia fundadora da Taqe: Denise Asnis é sócia fundadora da Taqe, plataforma de recrutamento e seleção digital para vagas de emprego e cursos, e profissional com mais de 25 anos de experiência. Atuou em empresas de ponta, no que se refere à gestão de pessoas, sustentabilidade e educação corporativa, como Natura, Citibank e Banco Crefisul. Denise tem como missão gerar oportunidades para todos - possibilitando que jovens de baixa renda, possam ter acesso ao autoconhecimento, desenvolvimento e busca de emprego de acordo com seu perfil pessoal e profissional.
4. Dani Junco, CEO e fundadora da B2Mamy: Dani Junco, CEO e Fundadora da B2Mamy, é um dos principais nomes do país quando se pensa em inovação e maternidade. Quando se tornou mãe, ela descobriu um mundo que desconhecia, um mundo onde as mulheres tinham que escolher entre ser mãe ou líderes e escolheu os dois, escreveu uma nova página em sua carreira e fundando a B2Mamy, SocialTech especialista em tornar mães e mulheres líderes e livres economicamente, gerando impacto por meio de comunidade, educação e empregabilidade. A startup tem cerca de 50 mil mulheres inscritas na plataforma digital da B2Mamy e mais de 30.000 mulheres capacitadas e deseja conectar e empoderar aquelas que buscam entrar no ambiente de inovação e tecnologia. Dani, é especialista em marketing, vendas e gestão de comunidades e tem 16 anos de mercado. Pós graduada em Marketing, Estratégia e Gestão de Dados, ela transformou sua dificuldade de voltar ao mercado de trabalho após ter se tornado mãe, em solução para outras mães e mulheres que desejam empreender. Através da capacitação, Dani Junco acredita que é possível contribuir para diminuição do gap de gênero existente no mercado de inovação e empreendedorismo e, seguindo esse propósito, sua empresa já capacitou e conectou mais de 10 mil mulheres por meio dos meetups, EAD e programas de capacitação.
5. Cristiane Giordano, CEO da Funcional Health Tech: Graduada e pós-graduada em Marketing pela ESPM, Cristiane Giordano passou por “Big Pharmas” como Sanofi, Boehringer Ingelheim, MSD, Pfizer, Lundbeck e Teva, atuando sempre de forma decisiva em diversas áreas de negócios. Nos últimos anos, esteve à frente da transformação e crescimento da farmacêutica Teva no Brasil.
Além de sua experiência e cases de sucesso, Cristiane é reconhecida por defender os temas de diversidade e integridade dentro do ambiente de trabalho, e desde 2020 faz parte do grupo Pharma Executive Women, que reúne mulheres em cargos de liderança sênior da indústria farmacêutica, oferecendo mentoria para profissionais mulheres que estão começando em cargos de gestão. rviços FHT, bem como traçar o futuro da empresa para que possam contribuir ainda mais para o ecossistema de saúde no Brasil.
Cristiane Giordano está no comando da Funcional, como CEO, desde novembro de 2021. Hoje seu maior desafio é manter o alto nível de entrega e qualidade em todos os produtos e serviços FHT, bem como traçar o futuro da empresa para que possam contribuir ainda mais para o ecossistema de saúde no Brasil.
6. Nara Iachan, CMO e fundadora da Cuponeria: Nara Iachan é fundadora da Cuponeria, a primeira e mais completa plataforma de cupons de descontos do Brasil. Com 10 anos de pioneirismo no nicho e mais de um milhão de cupons emitidos por mês, a plataforma tem ajudado os brasileiros a economizarem todos os dias. A companhia que trouxe o conceito de cupons de desconto para o Brasil, hoje trabalha em diversas frentes oferecendo para além dos descontos os clubes de benefícios, invoice, cashback, entre outras funcionalidades. Atualmente a Cuponeria conta com 7 milhões de usuários e mais de 2 mil marcas parceiras, entre elas Marisa, Shopee e os maiores aplicativos de delivery. Nara foi Forbes Under 30, é formada em Economia pela UFRJ e possui MBA em Gestão e Desenvolvimento Empresarial, também pela UFRJ. Apaixonada por empreendedorismo, marketing e inovação, Nara valoriza a sensação de fazer a diferença na vida das pessoas e gerar mudanças no mercado.
7. Mariana Achutti, CEO e fundadora da Sputnik: Mariana Achutti é fundadora e CEO da Sputnik, uma das maiores escolas corporativas do Brasil. A empreendedora busca gerar mudanças no universo corporativo, utilizando de uma educação criativa e disruptiva para esse fim, tendo atingido empresas como Google, Facebook, Globo, Boticário, Ambev, entre outras. Mariana, atuou durante anos como gestora da Perestroika, escola de atividades criativas, destacada como “uma das nove empresas da nova economia brasileira”, em 2014, empreendeu, criando a Sputnik, braço In Company da Perestroika. Como brasileira, empreendedora e líder, contribui com sua experiência e conhecimento sobre novas perspectivas e possibilidades educacionais, sempre construindo o sucesso sem perder de vista seus valores e crenças.
8. Lais Macedo, presidente do LIDE FUTURO: Formada em Relações Públicas e pós graduada em administração estratégica, especialista em marketing de relacionamento, experiência, impacto e influência, Lais hoje ocupa o cargo de Presidente no LIDE FUTURO – Grupo de Líderes Empresariais. Foi responsável pela expansão nacional e internacional do LIDE, que é hoje a mais qualificada plataforma de networking, conteúdo e experiência entre jovens lideranças brasileiras. Lais criou e lidera o W LIDE FUTURO, braço de empoderamento com base na competência, diálogo e atitude da mulher. Com uma ampla e qualificada rede de networking, acredita no poder das conexões e de uma rede bem consolidada.