A importância de feiras e eventos contribuírem com a sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas

16/3/23
|
Publicado por 
Redação Start

Feiras e eventos são importantes meios de difusão de tecnologias e de inovação, contribuindo muito com a sustentabilidade, contudo também são grandes fontes de emissão de gases de efeito estufa

Foto: Divulgação AKVO-ESG
Foto: Divulgação AKVO-ESG

As mudanças climáticas são um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade hoje em dia. Para mitigar esse problema, é necessário que todos os setores da sociedade trabalhem juntos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a sustentabilidade ambiental. Feiras e eventos podem desempenhar um papel importante nesse processo, por vários motivos:

  • Sensibilização: Feiras e eventos podem ser usados para aumentar a conscientização sobre a mudança climática e as maneiras de combatê-la. Eles podem fornecer informações sobre práticas sustentáveis, como a utilização de energia renovável, a redução de resíduos e a conservação da água, entre outros temas.
  • Promoção de tecnologias limpas: Eventos podem ser usados para apresentar e promover tecnologias limpas, como energias renováveis, tecnologias de armazenamento de energia, veículos elétricos e outras soluções sustentáveis.
  • Redução de emissões: As feiras e eventos podem ser organizados de maneira a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, por exemplo, utilizando fontes de energia renovável, transportes coletivos, incentivando o uso de copos e pratos reutilizáveis, entre outras ações. Na Gramado Summit, a partir do inventário completo das emissões de 2023, serão traçadas metas de redução para que a cada edição o evento diminua ao máximo a sua pegada de carbono.
  • Compensação de emissões: Mesmo com todas as medidas de redução, é provável que ainda haja emissões de gases de efeito estufa. Os eventos podem compensar essas emissões investindo em projetos de mitigação em outros lugares, como reflorestamento, geração de energia renovável, entre outras ações. No caso da Gramado Summit Serão adquiridos Créditos de Carbono certificados para esta compensação.

Portanto, é muito importante que as feiras e eventos sejam organizados com uma preocupação ambiental, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e promovendo um futuro mais sustentável.

A AKVO-ESG estará presente na Gramado Summit 2023, que acontece entre os dias 12 e 14 de abril, com a presença de cerca de 240 palestrantes, sete palcos de conteúdo e mais de 500 expositores. Entre os palestrantes do evento, podemos citar Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões, Monique Evelle, uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, e Washington Olivetto, um dos gênios da publicidade brasileira, responsável por campanhas memoráveis.

Confira mais posts do Start