Antes de implementar IA no seu financeiro, estabeleça uma base sólida

22/5/24
|
Publicado por 
Redação Start

Por Pedro Albite, CEO  e fundador da O2Inc., fintech gaúcha especializada na gestão estratégica de capital inteligente e na revitalização de empreendimentos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo dados mais recentes do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, mais de 6 milhões de CNPJs estão com as contas no vermelho em todo o Brasil. Um dos motivos principais é a falta de planejamento e organização de uma área essencial: a financeira. Atualmente, há diversas possibilidades para gestão de finanças, entre elas o uso da Inteligência Artificial (IA), que se torna popular cada vez mais entre as instituições.

Quando consideramos o controle das finanças em qualquer organização, é fundamental entender que para obter resultados satisfatórios com IA, é essencial ter uma base sólida já estabelecida. Isso implica na necessidade da companhia manter um setor financeiro operacional sustentável e processos bem definidos, como, por exemplo, um sistema de ERP, Enterprise Resource Planning que, em português, significa Planejamento dos Recursos Empresariais, que seja constantemente atualizado por pessoas capacitadas. Somente com essa base bem construída é que se pode explorar efetivamente o uso de IA para alcançar o sucesso financeiro.

Além de organizar informações, a inteligência artificial pode aumentar a produtividade e agilizar as interações de negócios com o mercado. Processos como conciliação bancária, envio de relatórios para o setor contábil e a automatização de cobranças são apenas algumas das funções que a IA pode aprimorar. Com isso, o fechamento contábil e financeiro da empresa se torna mais eficiente, trazendo informações fidedignas de forma ágil, permitindo uma tomada de decisão mais efetiva e inteligente.

Porém, uma solução de inteligência artificial requer uma base bem estabelecida e humanizada. Se a empresa não possuir uma organização financeira sólida, processos bem definidos, um ERP adequado e uma equipe treinada para executar cada etapa do processo, nenhuma ferramenta será capaz de resolver esses problemas por si só. Assim, para que a inteligência artificial gere resultados efetivos para uma empresa, é fundamental que haja um planejamento prévio que vise ajudar a resolver os gargalos do setor financeiro e potencializar as suas fortalezas.

Confira mais posts do Start