Aproveite a Black Friday para gerar experiência que fidelize o consumidor

11/9/23
|
Publicado por 
Redação Start

Por Andrea Miranda, cofundadora e CEO da STANDOUT

Foto: Luciano Alves - Divulgação Standout
Foto: Luciano Alves - Divulgação Standout

Pense na Black Friday como um grande festival, na qual os consumidores são os convidados. Tem consumidor que quer só dar uma olhada e ver quem mais está na festa, tem aqueles que vão por causa da comida, da bebida, do som que vai tocar em cada ambiente. E pense nos e-commerces como os donos das tendas de música e alimentação, servindo a esse grande público.

Nesse exemplo (quase) fictício, certamente que cada fornecedor se preparou para ter os melhores produtos, praticar os melhores preços, mas mais que isso, ele deseja gerar nessa plateia uma experiência memorável, tanto para que durante o festival, o "convidado" passe novamente pela sua tenda, como também no decorrer do ano, quando esse mesmo consumidor reconhecer a sua marca em outros pontos de contato, se lembre da experiência incrível e esteja fidelizado para uma nova compra.

Trocando em miúdos, o que existe à disposição do varejo para mostrar a todo esse imenso público que estará navegando nos e-commerces e que podem tornar a experiência de compra na Black Friday algo único e realmente incrível? O que os e-commerces podem utilizar para criar uma lembrança tão especial nestas pessoas, que seja capaz de fidelizar esse cliente até a próxima Black Friday?

Eu voto no Trade Marketing Digital!

Por meio de conteúdos responsivos, exaustivamente pensados mobile first, interativos, que se utilizam das melhores tecnologias para gerar engajamento e eliminar as dúvidas dos shoppers, podemos de fato criar experiencias memoraveis tanto para um público mais heavy user quanto para o shopper que está se animando agora entrar nessa festa.

É possível encantar esse convidado em diversos pontos de contato durante sua jornada, inclusive desde muito antes de começar a Black Friday. Assim quando a última sexta feira de novembro chegar,  o shopper pode já ter visto aquela marca ou produto na gôndola de um pdv, pode ter conhecido mais depois de acionar um qrcode, pode ter visto um review, ou até mesmo escutado sobre o produto num conteúdo acessível, e essa experiência vai contar muito na sua decisão de compra.

O Trade Marketing Digital representa o que há de melhor em tecnologia para comunicação e engajamento nos e-commerces: até quem está só dando uma olhadinha, se lembra positivamente dessa experiência depois.

Experimente e me conte em novembro como foi!  

*Andrea Miranda é Cientista de Computação, com mais de 30 anos de experiência em TI aplicada ao marketing digital e publicidade. Além disso, é cofundadora e CEO da STANDOUT, martech referência em trade marketing digital e auxilia marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos no último ponto de contato digital, que é a página de produtos dos e-commerces. Foi reconhecida como Winning Women'21 pela EY e também Top 3 no Empreendedorismo Feminino pela 100 Open Startups.

Confira mais posts do Start