Barbie: mundo cor-de-rosa impulsiona vendas em diferentes segmentos

31/7/23
|
Publicado por 
Redação Start

Expectativas para o filme movimentam as redes sociais, os negócios e as salas de cinema

Foto: Captura de tela - Barbie | Trailer - Warner Bros. Pictures Brasil
Foto: Captura de tela - Barbie | Trailer - Warner Bros. Pictures Brasil

Para entrar na onda do rosa, muitas empresas têm buscado estratégias que otimizem as vendas enquanto o filme Barbie está em alta. Negócios, de pequeno e grande porte, têm investido em ações para movimentar as vendas e acompanhar o hype, utilizando uma identidade visual inspirada na Barbie. Essas estratégias têm gerado para os negócios uma série de benefícios, tanto para atrair consumidores, quanto para fidelizar clientes.

Com a estreia do filme, a fabricante de brinquedos americana, Mattel, responsável pela produção da boneca Barbie, planeja um faturamento de quase US$1 bilhão neste ano. Esse faturamento reflete o poder da marca Barbie para o comércio, o que inspira inúmeras empresas a surfar nessa onda. Mas, mesmo diante de uma oportunidade de impulsionar suas vendas, é preciso ter atenção para não cair em armadilhas, devido ao uso da propriedade intelectual da marca.

Em alguns casos, grandes marcas têm utilizado a identidade visual da Barbie como ativo de divulgação e parceria com o filme, como é o caso da rede de fast foods Burger King. Em outros, há apenas uma onda de divulgação sugestiva por parte dos próprios consumidores nas redes sociais. Como foi o caso da bebida cor-de-rosa da marca Starbucks. Segundo a própria marca, a bebida mencionada é uma customização criada por clientes apaixonados pelo produto, mas não é um item oficial do cardápio da marca. Todos os pedidos e customizações de bebidas podem ser feitos em loja ou pelo aplicativo da Starbucks Brasil.

O sócio e fundador da InovaPictor, empresa que presta serviços relacionados ao registro de marcas, software, desenhos, patentes e direitos autorais, visando simplificar o acesso à propriedade intelectual, analisa os riscos de utilizar a marca. Luís Werlang compartilha que o uso da marca "Barbie" por terceiros para a promoção de produtos e serviços próprios, sem autorização ou licença de uso pela detentora dos registros no Brasil, a MATTEL, INC., pode gerar problemas por infração da propriedade industrial. 

Ele ressalta ainda que a marca Barbie é uma marca consolidada e de alto renome em âmbito mundial, o que reflete na expressão e o conjunto visual, que estão protegidos nas 45 classes de registro de uma marca.

“Ainda que não previsto em lei no Brasil, há um termo na área da propriedade industrial que se chama "trade dress". O trade dress representa o conjunto-imagem de uma marca, produto ou serviço, envolvendo os elementos visuais, principais ou de apoio, além de grafismos, cores e outras formas visuais que tornam uma marca reconhecida no mercado”, analisa Luís.

Para Luís, as consequências que uma marca pode sofrer ao utilizar uma marca sem autorização vai depender muito do contexto de utilização. Segundo ele, se caso for comprovado o uso indevido da marca Barbie para fins promocionais e com ganhos financeiros, a consequência poderá ir muito além de uma notificação extrajudicial solicitando a retirada de divulgação em redes sociais ou em um ambiente de loja. Ele explica que isso ocorre devido à concorrência desleal gerada pelo uso indevido de marca, acarretando em prejuízos não apenas de imagem e de percepção de marca, mas também financeiros.

Foi pensando no engajamento responsável que a empreendedora e confeiteira, Sabrina Schmitt, decidiu criar doces inspirados na Barbie, com criatividade e com o cuidado de não utilizar propriedade intelectual da marca. A trajetória da empreendedora no mercado de doces teve início em 2021, quando teve seu terceiro filho, o que a fez refletir sobre o futuro com relação à dedicação e criação dos filhos.

Sabrina passou boa parte da sua vida trabalhando em cozinhas da hotelaria gramadense, adquirindo experiência principalmente nos setores de pâtisserie, especializados em doces e bolos. Após o nascimento do filho, a empreendedora optou por não voltar a trabalhar e decidiu buscar alternativas que a pusessem no mercado de uma forma simples, utilizando seus conhecimentos adquiridos ao longo da vida.

Foto: @comamorsabrinaschmitt

A partir disso, Sabrina iniciou a produção da Com Amor - Sabrina Schmitt e teve um retorno positivo em poucos meses após a criação, na Páscoa de 2022. Segundo ela, além da qualidade do produto, é necessário estar por dentro das tendências e datas sazonais, para se adaptar e utilizar em ações e produtos que possam ser instagramáveis. Com a chegada do filme, a empreendedora viu uma oportunidade de impulsionar as suas vendas e entrar na onda do rosa.

“Como hoje em dia é tudo muito instagramável, a gente tem que estar nesse meio, estar presente, e buscar se destacar. Foi pensando nisso que eu decidi montar um produto específico com a cor-de-rosa. Hoje eu vejo que me inserir nesse meio foi a melhor decisão que eu poderia tomar, porque foi um verdadeiro sucesso com os clientes. A gente precisa acompanhar as tendências para se destacar no mercado competitivo”, comenta.

Segundo ela, as vendas dos produtos que fazem alusão a marca Barbie aumentaram uma média de 90%. O sucesso foi tão grande que a empreendedora afirma ter buscado repor o estoque de corantes e glitters duas vezes em apenas uma semana. 

“Os produtos tiveram uma boa aceitação trabalhando nessa temática do filme. Estamos tendo um retorno muito positivo por parte dos clientes. Mas, além da estética, a gente busca sempre trabalhar na excelência do produto com relação ao sabor, é claro”, conclui.

Para os cinemas, o sucesso não foi diferente. Segundo a gerente do Cine Gracher - Canela/RS, Mallu Cordeiro, a movimentação do cinema foi uma coisa inesperada pela equipe do Cine Gracher, batendo recorde de públicos em comparação aos outros títulos de sucesso, como Velozes e Furiosos e Mário. Mallu explica que as quintas-feiras são considerados dias de baixo movimento, onde a média de público é de 100 a 150 pessoas, diferente do dia da estreia do filme Barbie que teve estreia marcada no último dia 20/07.

Foto: Arquivo pessoal - Mallu Cardoso
“A Barbie foi surpreendente, não esperávamos que fosse dessa forma, e coincidiu também com o início das férias. Temos percebido também que a maioria do público é um público adulto. Na quarta-feira, 19/07, a gente já tinha 590 ingressos vendidos para a estreia na quinta, e na quinta-feira registramos 901 ingressos vendidos. Outro ponto é que muitas pessoas vinham procurar pela Barbie e não tinha mais ingresso disponível e acabavam entrando para outros filmes em cartaz”, analisa Mallu.

De todos os ingressos vendidos nesse período, apenas 27 foram para outros filmes, o que reflete o sucesso do filme que ninguém imaginava, segundo Mallu. Ela conta ainda que a distribuidora de filmes responsável pela Barbie e outros filmes realizou um encontro de líderes para falar sobre a produção surpreendente. Mesmo após a estreia, a gerente afirma que as filas ainda são constantes e que toda a equipe está de prontidão para possibilitar que todos os fãs de Barbie consigam ter uma experiência incrível antes, durante e depois do filme.

Confira mais posts do Start