Batalha de startups como grande vitrine para captação de investimentos
A startup ESG Now, que participou da Batalha de Startups em 2023, compartilha os aprendizados que vão além do evento, sendo o caminho para adquirir investimentos
.jpg)
Na Batalha de Startups da Gramado Summit de 2023, a Startup ESG Now foi uma das finalistas, chegando ao 2º lugar, e, apesar de não ganhar a competição, conseguiu o relacionamento com investidores que estavam na banca de jurados e a partir disso, obteve a captação de R$ 300mil, bem como o direito a uma aceleração de 9 meses, pela Ventiur Smart Capital.
Aqui vai a lição para você: utilize de eventos, como a Gramado e a Batalha de Startups, para colocar seu negócio em contato com investidores.
Nem sempre sua Startup sairá vencedora, nos moldes da banca. Mas, isso não impede que o relacionamento continue com os investidores e, no futuro, você consiga um cheque para acelerar o seu negócio.
Nas palavras de Elias Neto, um dos fundadores e CEO da ESG Now, essas foram suas impressões sobre a Gramado e a Batalha:
“Participar da Batalha de Startups no Gramado Summit foi um divisor de águas para a ESG Now. Foi esta iniciativa que nos conectou com importantes investidores e atores do ecossistema de startups. A partir destes relacionamentos, recebemos feedbacks valiosíssimos e fizemos as correções de rotas para que nosso negócio se tornasse atrativo para a captação de investimentos. O principal deles a VENTIUR Smart Capital, eles são parceiros essenciais para nós, nos deram suporte durante toda a nossa jornada de aceleração e fundraising. Hoje, cerca de um ano depois, podemos avaliar a grande evolução que tivemos. Estamos finalizando com sucesso a primeira rodada de investimento, com a participação de muitos dos investidores que conhecemos e iniciamos o relacionamento na Batalha de Startups. Recomendo fortemente a participação para as startups em estágio de validação, com certeza os aprendizados do processo serão mais valiosos que o próprio cheque de premiação do evento“.
Nas palavras de Gabrielly Balsarin, Head de Aceleração e Portfólio da Ventiur essas são as questões que mais chamam atenção no negócio e que a levaram a buscar o relacionamento com a ESG Now, mesmo a startup não tendo vencido a competição:
“A Batalha de Startups da Gramado Summit certamente é uma grande vitrine para conexões entre bons negócios e investidores. A ESG Now é um exemplo, o time se mostrou engajado durante a participação na Batalha e durante as etapas de classificação levaram em consideração os feedbacks dos jurados, realizando ajustes e melhorando a cada apresentação. Isso mostrou a capacidade de escuta ativa dos empreendedores e disposição para buscar melhorar, certamente foi um dos fatores que influenciou no relacionamento e fez com que os investidores olhassem a empresa mais a fundo até a decisão pelo investimento ser tomada“.
Então, o grande ponto é: participe e apareça! O simples fato de se expor à banca já é uma grande vantagem e pode te gerar muitos frutos no futuro. Assim, mesmo sem vencer a batalha, o investimento pode acontecer.