Beet chega ao mercado com metodologia própria de comunicação focada em startups e scale-ups
Após liderar áreas de relações públicas de empresas como Nubank e Wise, Catarina Cicarelli aplica aprendizados do mundo de tecnologia em sua agência

Na liderança da comunicação de algumas das empresas mais inovadoras da América Latina, como Nubank e Wise, Catarina Cicarelli viveu o impacto transformador que essa frente de trabalho tem na construção de grandes marcas. Essa experiência em ambientes de inovação é a base da Beet, agência que chega ao mercado com uma metodologia própria e oferece o formato de experts-as-a-service, para facilitar a conexão de empresas com especialistas necessários na construção de uma comunicação de impacto.
“O ciclo de inovação só se concretiza quando os consumidores entendem com clareza o problema que a empresa endereça e a sua capacidade única de resolvê-lo. Por isso a comunicação tem um papel tão essencial”, reflete a fundadora e CEO.
Para criar a metodologia própria da Beet, Cicarelli partiu das próprias dores que tinha enquanto liderava times de comunicação de startups e se inspirou em processos de negócios e inovação, como design de categoria. Também participaram dessa criação especialistas no setor, como Daniela Bertocchi, que é conselheira da Beet e já liderou a comunicação de empresas como QuintoAndar, 99, Nubank e Alice.
O primeiro passo do processo é mergulhar no universo de cada cliente e entender suas particularidades.
"Só a partir desse contexto é possível extrair a essência da história da empresa", comenta a CEO. Com a base narrativa da comunicação pronta, a agência começa a construir conexões e engajar com os públicos-alvo. Outro ponto fundamental da metodologia - e que é cada vez mais importante para as lideranças - é tangibilizar os resultados. "Uma comunicação só tem impacto se ela é mensurável. Por isso, construímos métricas de sucesso personalizadas em conjunto com cada cliente, sempre alinhadas com seus objetivos de negócios", completa.
O trabalho da Beet é estruturado em formato de projetos, com o objetivo de trazer uma visão de curto prazo para a construção de reputação e liderança de pensamento, que demandam investimentos de longo prazo.
"Acreditamos que esse formato dá clareza para os objetivos de cada estágio da empresa e nos ajuda a mensurar o real impacto da comunicação", explica Cicarelli.
A executiva lembra que, para atingir objetivos ousados, é necessário montar o time certo. Por isso, a Beet construiu uma equipe com profissionais experientes para liderar cada projeto. Além disso, a agência criou o modelo de experts-as-a-service, um hub de especialistas para apoiar ações pontuais de seus clientes, conforme cada momento do negócio - de mentorias para executivos com foco em thought leadership à criação e execução de PR stunts.
Adepta do formato de boutique, a Beet já atende hoje oito clientes, entre eles Pipo Saúde, SuaQuadra, Justos e CloudWalk.
Sobre a Beet
Com mentalidade de uma "startup de comunicação", a Beet é uma agência que traz a experiência de profissionais que ajudaram a construir marcas incríveis para acelerar negócios inovadores. Em operação desde 2023, a Beet apoia diferentes setores, como mercado financeiro, saúde e seguros. Entre as empresas que a Beet já trabalhou estão CloudWalk, Pipo Saúde, SuaQuadra, Liti, Coala Saúde, Far.me e Justos.