Beleza que encanta: negócios baseados na boa estética e na experiência do consumidor ganham o mercado

26/6/24
|
Publicado por 
Redação Start

Como a busca pela beleza e harmonia molda negócios e experiências na Geração Z

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Quem nunca foi a um restaurante diferente e tirou uma foto do prato com uma estética bem feita, ou foi até uma loja que te oferece uma sacola com um material bem trabalhado e um design tão bem feito que deu uma vontade enorme de compartilhar uma foto nas redes sociais? A atração pelo que é equilibrado, simétrico, harmonioso e proporcional, brilha aos olhos do ser humano, e tem origem no conceito estudado há milhares de anos por grandes filósofos como Aristóteles, Platão e Sócrates, permeado por muitas civilizações há séculos em busca da definição do que é ‘belo’.

A ideia do ‘belo’ está presente em diversos aspectos da nossa vida e, para a Geração Z, o apreço pela estética ou aesthetic tem transformado o dia a dia das pessoas, que buscam consumir produtos, serviços e uma rotina baseada na boa estética, bonita e bem apresentada. O conceito ganhou popularidade especialmente para essa geração, que valoriza muito a experiência e a beleza. Uma das estéticas que mais tem aderência para esse público é a retrô, que passa a ideia de aconchego e conforto.

Diante desse cenário, negócios que têm uma estética diferenciada passaram a ganhar o coração dos consumidores. Esse é o caso da Casa Fridolina, restaurante localizado no município de Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul. Cristiano Haack, gerente de marketing, e Lucas Felipe, gerente do restaurante, compartilham que a ideia surgiu há alguns anos, antes mesmo do conceito aesthetic estar em alta. 

Segundo eles, a casa onde foi construído o restaurante foi um "achado" cheio de significado para ambos, pois ela pertenceu a familiares, ou seja, uma casa cheia de histórias da família construída em 1946. Por esse motivo, eles explicam que construir um negócio no local serviria também para preservar essas memórias e a memória dos seus avós, por meio da estética e dos pratos servidos, que levam os nomes da família.

“Cada vez mais o público e principalmente os jovens buscam pela experiência e não somente o ambiente de um restaurante convencional. Durante sua estada na Casa Fridolina ele aprecia inúmeros objetos de decoração que remetem a casa dos seus avós também, e isso faz resgatar as boas lembranças que tiveram durante seu crescimento. Costumamos dizer que a base da nossa gastronomia é o amor, assim como a base na prestação de serviços. Uma das perguntas que mais nos fizemos durante a construção do sonho Casa Fridolina era: como fidelizar o cliente com a nossa proposta, como nos tornarmos diferentes diante de tantas opções na região? A comunicação também é regada a palavras de afeto e carinho, que é a identidade da Casa e dos netos (como chamamos nossos clientes)”, comenta Cristiano.
Foto: Divulgação

Segundo Lucas, nos últimos anos houve um aumento na procura e nas visitas ao restaurante devido a estética mais cuidada e um ambiente mais aconchegante. Ele conta que o restaurante despertou a curiosidade de diversos turistas regionais e nacionais e que diariamente eles recebem clientes que não usufruem do Menu, por exemplo, somente chegam para registrar fotos. Segundo ele, o primeiro ano de Casa Fridolina foi um sucesso, conquistando cerca de 25 mil seguidores no Instagram, de maneira absolutamente orgânica, além dos clientes fidelizados que acompanham e interagem com os conteúdos publicados.

“No início tivemos uma certa dificuldade em "acertar" quantidade e valor percebido, no entanto, optamos em não gourmetizar tanto assim nossos pratos, as técnicas são clássicas, assim como as receitas e aqui e acolá, decoramos com PANCS, afinal, Casa de Vó sempre é florida. Um dos comentários que mais recebemos de forma on-line é: quero voltar e quero conhecer. As avaliações nos mostram que felizmente acertamos o caminho do restaurante, e semanalmente apresentamos novos pratos limitados para instigar a curiosidade e a vontade em voltar. Com o tempo também fomos aprimorando nosso serviço de menu, atendemos todos os públicos restritivos e também o público que tem um intervalo de almoço curto e não abre mão de uma boa comida e experiência”, conta Lucas.

Outro negócio que tem como foco oferecer uma gastronomia saborosa e um ambiente aconchegante é o restaurante localizado no município de Canela. O Empório Canela surgiu da união de gostos pessoais dos fundadores com a ideia de oferecer um ambiente confortável. Fernanda Chies, sócia e proprietária, conta que inicialmente o restaurante foi construído para entregar um local que representasse a cidade de Canela como essência, uma cidade pequena de interior que abriga uma diversidade enorme de culturas e pessoas vindas de diversos locais. 

Porém, sua personalidade foi se moldando ao longo desses 17 anos de existência e se tornando algo único, com uma mistura de cores na decoração, unindo a paixão pela literatura, pela música por meio dos vinis, da cultura local representada pelo artesanato, da história, dos antiques e, por fim, pela gastronomia que une tudo isso e nos faz permanecer e contemplar todos esses elementos. Fernanda ressalta que ele nunca foi super planejado e está em constante mutação, mas sem nunca perder sua alma e essência.

Foto: Cristiano Carniel
“Acredito fielmente que a estética/ambiente faz parte do tripé do sucesso de um restaurante, juntamente com a gastronomia e serviço. Esses três elementos devem andar juntos ao meu ver. A busca eterna é manter os três alinhados, sem que nenhum fique para trás. Afinal somos afetados pelos nossos cinco sentidos e não saímos de casa apenas para alimentar o corpo, buscamos experiências que alimentem nossa alma, intelecto e nos acrescenta em algo. Quanto a estética atrair público, até concordo, mas somente a estética não fideliza. Acredito que a alma, a coerência, faz o público voltar. Associo o sucesso do Empório muito a sua autenticidade e acho que isso sim atrai”, destaca Fernanda. 

Fernanda explica que, para oferecer um bom serviço, alinhado à apresentação dos pratos e que combine com toda a estética do ambiente, é necessário ter coerência em tudo o que faz. Ela ressalta que para que o público compre a sua proposta, ele precisa entendê-la e isso só é possível se você comunicar por meio de diversos elementos. “Se eu vendo aconchego de casa, se quero e preciso que esse cliente volte mais vezes ao meu local, preciso oferecer a ele uma gastronomia que traga essa mesma sensação. No nosso caso, gosto de descrever nossa gastronomia como comfort food, uma comida que abraça, que traz lembranças, familiaridade. Não posso oferecer um ingrediente que meu cliente nem saiba o que é”, comenta Fernanda.

O conforto é a chave dos negócios

Foto: Divulgação - Mar de Sonhos

Diferente da gastronomia, mas também focada em oferecer uma boa experiência aos clientes, a Mar de Sonhos, franquia de lojas de pijamas diferenciada, nasceu literalmente de um sonho, baseado no conforto e estilo. A fundadora e diretora criativa da empresa, Fernanda Fretta, conta que tudo começou de forma pequena, vendendo suas roupas de dormir para o próprio grupo de amigas, que só após algum tempo foi se expandindo e se tornando o que é hoje. Ela conta que a inspiração das lojas é trazer uma experiência de conforto aliado ao estilo, onde o cliente possa se sentir em casa e ao mesmo tempo usar o seu pijama na rua, trazendo a ideia de trazer elementos do conforto de casa para dentro da loja.

“A gente não vende só um pijama, vendemos uma experiência completa, onde todos os detalhes são pensados para ativar os cinco sentidos do cliente, por meio do marketing sensorial. Buscamos incorporar a experiência do cliente em todos os aspectos do serviço, desde o cheiro da loja, da forma em como os produtos estão dispostos pela loja até a música que é pensada para que ele esteja em um ambiente agradável. E o nosso grande diferencial são os nossos colaboradores trabalhando de pijama e chinelo de quarto, para que o cliente se sinta completamente imersivo nesse universo dos sonhos”, comenta Fernanda.

Ela destaca que a própria fachada da loja chama atenção e desperta a curiosidade das pessoas em saber quais produtos encontrarão ali. Além disso, ela busca tematizar suas vitrines de acordo com a época que está sendo comemorada no período, para despertar cada vez mais a curiosidade do cliente e fazer com que ele entre na loja, e os clientes que já conhecem sempre voltam.

Foto: Divulgação - Mar de Sonhos
“O que mais surpreende o nosso cliente são os colaboradores trabalhando de pijama, o que faz com que os pijamas que estão sendo usados por eles sejam os mais vendidos. Outro grande diferencial da marca são os bordados personalizados feitos na hora. Os clientes amam ver a máquina bordando com as suas iniciais, ou de quem vão presentear, ali na hora. Estamos muito atentos aos feedbacks de clientes para trazer melhorias, tanto em espaço físico quanto em produto. O exemplo mais recente foi que tivemos muitos clientes procurando por blusas e calças térmicas, e incluímos esse artigo no nosso mix de produtos”, finaliza Fernanda.

Confira mais posts do Start