Black Friday é a maior oportunidade para cibercrimes financeiros do ano, afirma especialista em prevenção a fraudes

17/11/22
|
Publicado por 
Redação Start

A cada ano que passa a prevenção contra fraudes para varejo e ecommerce se torna mais essencial na data. Saiba como proteger seu negócio de golpes:

A Black Friday é uma das épocas mais esperadas pelo comércio e, além de ser uma data recheada de promoções, também é um mar de oportunidades para golpes serem aplicados. O Google realizou um estudo durante a Black Friday de 2021 que ranqueou os critérios que mais incentivaram os consumidores a comprar de determinada loja foram: preço baixo, cupons de desconto, custo do frete, qualidade dos produtos e só então, em quinto lugar no ranking, a confiança na loja e no site. A falta de preocupação quanto a confiabilidade da loja online é um dos exemplos em que torna-se mais fácil a aplicação dos golpes financeiros via internet.

E foi nesse contexto, ao analisar a grande quantidade de pontos facilitadores de fraudes e a necessidade de uma tecnologia que fosse capaz de barrar essas ações, que a Nethone foi fundada na Polônia em 2016. A Nethone tem desenvolvido sua solução ano após ano, principalmente para melhorar a performance do sistema durante esses intensos períodos de fraudes. A primeira vez que a startup criou um modelo aprimorado focado na Black Friday foi em outubro de 2019 já prevendo que durante o feriado haveria um grande fluxo no e-commerce. Focando nessa solução e fazendo recomendações para o tráfego de produção, de outubro de 2019 a janeiro de 2020, a Nethone diminuiu a taxa geral de estorno do cliente em 12,4% para grandes players do mercado de moda.

A Nethone é uma empresa de prevenção de fraudes financeiras que trabalha com a missão de oferecer aos comerciantes, bancos e fintechs uma poderosa ferramenta de combate a crimes virtuais. Analisando em tempo real milhares de características do dispositivo e da rede, impressões digitais e parâmetros de biometria comportamental - sem afetar a navegação do usuário ou criar etapas adicionais de verificação ativa - o sistema da Nethone  impede com sucesso 95.3% das tentativas de roubo de contas, também chamadas de ATO (account takeover).

"Por ser um evento mundialmente conhecido, os agentes fraudadores se aproveitam do momento para aplicar golpes e tirarem vantagens em cima tanto das empresas quanto dos consumidores. A prática de fraudes não é de hoje, mas com o avanço tecnológico definitivamente fez com que novos caminhos fossem abertos para as ações golpistas, porém também possibilitou a maior defesa e proteção contra essas fraudes", comenta Paulo Moura, VP of Business Development at Nethone.

A Nethone desenvolveu uma solução proprietária chamada "Know Your Users - KYU™" (conheça seus usuários), que se baseia em inteligência artificial e machine learning e permite a análise de mais de 5.500 características de impressões digitais e a biometria comportamental dos usuários das plataformas onde são realizadas as transações financeiras em tempo real. "Além de identificarmos e barrarmos fraudes antes que elas aconteçam, nós também trabalhamos com um sistema de engenharia reversa. Através de uma abordagem proativa, nossos engenheiros observam o lançamento de ferramentas de fraudes e fazem o caminho reverso, preparando a ferramenta para ataques ainda não conhecidos, por exemplo, quando dados são vazados na Deep/Dark Web", explica Paulo.

“Ao conhecer seus usuários, o vendedor também reduz a chance de recusar compras legítimas por não ter um sistema antifraude realmente eficaz. Muitas vezes pensamos que a pior coisa que pode acontecer é realizar uma venda para um fraudador, porém, uma das ações antifraudes que realmente podem afetar seu negócio é quando você passa a perder compras de clientes qualificados”, comenta o especialista. Conforme estimativas da CMSPI, consultoria de pagamentos globais, o valor de transações falsamente recusadas online em 2021 ultrapassou 40 bilhões de euros na Europa e 88 bilhões de dólares nos Estados Unidos. Essas transações classificadas como “falsamente recusadas”  são aquelas em que um cliente verdadeiro é confundido com um fraudador e, mesmo tendo crédito suficiente para efetuar a compra, ela é recusada devido a erros no fluxo de pagamento.

Segundo uma pesquisa da Globo Gente, 50% dos consumidores brasileiros estão dispostos a comprar algum item na Black Friday deste ano mesmo com as dificuldades financeiras do momento econômico do país. O estudo mostra também que 47% do público está otimista para a melhora na economia no segundo semestre do ano, o que torna as expectativas animadoras não só por essa data do comércio, mas também pela Copa do Mundo, sobre a qual 56% das pessoas afirmam que irão comprar algo em relação. Porém, de nada adianta aumentar o número de vendas se não houver um sistema seguro para garantir que todas as vendas foram feitas de forma segura e confiável.

Sobre a Nethone:

Fundada na Polônia em 2016, a Nethone é uma companhia de prevenção de fraudes baseada em machine learning, que permite que comerciantes online e instituições financeiras entendam de forma holística seus usuários finais. A tecnologia proprietária da companhia , que analisa e processa 5.000 atributos para gerar recomendações acionáveis em tempo real, permite que comerciantes de todo mundo possam detectar e impedir fraudes em transações com cartão não-presente e roubo de contas. Em 2021, a empresa recebeu um investimento Série A de US$6.7 milhões para fortalecer sua tecnologia proprietária e equipar líderes globais com ferramentas certas contra os fraudadores. Entre os clientes da Nethone estão VTEX, Azul, Grover e Farfetch.

Confira mais posts do Start