Brasil é o segundo maior consumidor de perfumes do mundo

9/6/23
|
Publicado por 
Redação Start

A indústria ampla de perfumaria é palco para a geração de negócios inovadores e diferenciados

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Você já se questionou sobre a média de banhos tomados dos brasileiros, em comparação aos povos de outros países? Pois bem, que a população brasileira é limpinha, já sabemos, mas uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa Euromonitor, divulgado pela Perfumaria Phebo, revela que o brasileiro é um dos países que mais se banham em todo o mundo, tomando em média 12 banhos por semana, sendo basicamente quase 2 banhos por dia. O resultado foi obtido por meio do questionário aplicado em 16 países, com cerca de 6 mil pessoas. Foi possível constatar que o povo brasileiro é um dos que mais possuem hábitos de higiene.

A preocupação dos brasileiros em estarem sempre limpos e cheirosos, reflete diretamente no consumo de produtos de higiene, cosméticos e perfumaria. A Euromonitor também mostra que o Brasil é o segundo maior mercado consumidor de perfumes do mundo. Já um conteúdo da Kantar Worldpanel, divulgado pela revista Forbes, mostra dados de cada região do Brasil, revelando que o nordeste é a região que mais consome perfumes, com 80%, e o sul, com 45% da população. O reflexo disso se dá pelas mais duas mil empresas existentes no Brasil que atuam no mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, segundo Abihpec - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Com a ideia de democratizar o mercado de perfumaria importada, o empreendedor João Rios decidiu trazer um modelo de e-commerce comum em países da Europa, comercializando pequenas frações de perfumes importados, chamadas Decant. Para quem não sabe, decants não são imitações ou inspirações de perfumes, e sim, alguns mls retirados de um perfume original e colocado em um frasco menor.

Foto: Divulgação - Perfume Shopping


João Rios, um empreendedor nato, vem inovando em negócios desde o início dos anos 2000. Em meados de 2012, decidiu inovar no mercado de perfumes trazendo o mercado de decants para o Brasil, criando a Perfume Shopping. A empresa é especializada em decants e possui em sua carta perfumista mais de 1500 perfumes diferentes na plataforma. 

Ele conta que na época em que começou, os negócios de perfumaria importada no Brasil ainda eram pequenos e, muitas vezes, poucas pessoas conseguiam ter acesso a compras em sites internacionais.

“A Perfume Shopping foi criada especialmente para preencher essa lacuna no mercado brasileiro, visto que não existia vastas opções de sites especializados em decants e perfumes fracionados, importados no brasil. Essa realidade já era comum na Europa e EUA, mas muitas vezes era necessário comprar no exterior, aguardar prazos com a possibilidade de ser taxado e, até mesmo, ter cartões de crédito internacionais”, comenta João.

João explica ainda que a empresa busca atender a todos os públicos interessados em perfumaria importada. Os produtos oferecidos pela empresa possuem credibilidade comprovada, o que assegura uma perfumaria adquirida direto com as marcas, distribuidores oficiais ou colecionadores credenciados.

“Com certeza tudo que é novo gera dúvida, medo ou receio, mas como já estamos estabelecidos no mercado brasileiro, isso gera menos barreiras quanto a novos clientes. O fato de você poder ter um acervo gigante na sua casa, sem ter gastos significativos como se fosse comprar frascos originais, permite que os amantes de perfumes conheçam novas fragrâncias. Buscamos nos diferenciar por meio da experiência do cliente, tendo o consumidor como o foco da empresa sempre entregando o melhor”, diz.

Essências artesanais também fazem parte do segmento

Foto: Divulgação - Essência di Fiori


Fugindo um pouco da perfumaria importada, no sul do país, a empresa Essência Di Fiori investe em produtos mais exclusivos ainda, por meio de uma produção de cosméticos artesanal e indo além do tradicional. A empresa surgiu a partir de uma farmácia de manipulação em Bento Gonçalves e passou a desenvolver produtos diferenciados inspirados na cultura local. Unindo o conhecimento técnico envolvendo cosmética e enologia, a Essência di Fiori tem como objetivo transferir os benefícios da uva e do vinho para cuidados com a pele e os cabelos.

Marilene Knispel, diretora técnica da Essência di Fiori, conta que a empresa busca estar em harmonia com a natureza e os encantos de Bento Gonçalves.

“Nós entendemos que a beleza está na harmonia, estar bem consigo e também com o ambiente. O autocuidado é uma prática cada vez mais estimulada e, certamente, os cosméticos estão inseridos nessa rotina. Temos o privilégio de morar em uma região inspiradora. As uvas, os vinhos e a erva-mate nos servem de matéria-prima para colocarmos em ação nossa criatividade e talento, podendo usufruir de inúmeros benefícios que seus ativos possuem”, comenta Marilene.

Ela conta ainda que a origem dos produtos chama a atenção dos consumidores e interessados em perfumaria devido às inspirações em ativos naturais da região, que carregam a cultura local.

"Muitas pessoas conhecem nossos produtos quando viajam para a Serra Gaúcha e, ao retornarem para sua cidade natal, nos contatam buscando indicação de onde adquirir novos produtos. Temos revendedores em todas as regiões do Brasil. As cidades que não possuem um revendedor, nós atendemos diretamente da fábrica em Bento Gonçalves”, finaliza Marilene.

Confira mais posts do Start