Casa sustentável? Tendência reforça novo conceito de moradia da sociedade brasileira

31/8/22
|
Publicado por 
Redação Start

Consumidores e empresários estão repensando diariamente seus hábitos de consumo, afinal já existem inclusive brasileiros que estão dispostos a pagarem mais caro por residências sustentáveis que usam e abusam das famosas tecnologias verdes

Casa sustentável? Tendência reforça novo conceito de moradia da sociedade brasileira
Casa sustentável? Tendência reforça novo conceito de moradia da sociedade brasileira

Sustentabilidade é a palavra do momento. Seja na construção civil, na indústria têxtil, na agronomia e tantos outros setores, existe cada vez mais pressão pela adoção de práticas sustentáveis, seja por entidades públicas, consumidores, investidores, sociedade civil, reguladores e colaboradores.

Diante desta pressão, consumidores e empresários estão repensando diariamente seus hábitos de consumo. Inclusive, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e da Brain Inteligência Estratégica, 66% dos brasileiros já consideram importante ter energia solar no lar, e 56% pagariam mais por uma residência com tecnologia verde, como reutilização de água de chuva. Além disso, 57% das pessoas preferem moradias com espaços arejados e integrados à natureza.

“O consumo excessivo tem sido cada vez mais observado e corrigido pela população. Além de reduzir seus próprios excessos, o consumidor tem optado por produtos de empresas responsáveis no âmbito socioambiental. A exemplo da construção civil, em que a busca por empreendimentos sustentáveis ganha diariamente mais espaço e conquista a sociedade, principalmente pelos benefícios do design biofílico, como a sensação de conforto, otimismo e bem-estar”, afirma Nicolaos Theodorakis, fundador e CEO da Noah, startup que oferece solução tecnológica para construção civil com estruturas em madeira.

De fato, agregar sustentabilidade e qualidade de vida é primordial para o novo morador, sobretudo, após a pandemia da Covid-19. O lar que antes era visto apenas como um lugar para “voltar ao final do dia”, tornou-se moradia e fez com que a sociedade pensasse no novo jeito de morar. Segundo Pamela Paz, fundadora e CEO da Tuim, primeira empresa de móveis residenciais por assinatura do país, praticidade, conforto, mais contato com a natureza e, acima de tudo, bem-estar estão entre as principais exigências dos novos moradores.

Hoje, existem inúmeras opções simples que tornam o ambiente mais sustentável, desde a construção até a mobília. Pensando nisso, confira abaixo algumas soluções não apenas para os consumidores radical greening, conhecidos como radicais verdes, mas também para quem busca um novo jeito de morar.

Arquitetura sustentável

O cenário atual da arquitetura sustentável é tecnológico e eficiente, uma vez que as novas tecnologias possibilitam o aproveitamento dos recursos naturais de forma integral, a exemplo da madeira engenheirada, utilizada na construção civil.

Considerada uma das principais tecnologias estruturais de impacto ambiental positivo, a madeira engenheirada é renovável e capaz de capturar carbono da atmosfera, o que contribui para a redução do efeito estufa. “Esta solução estrutural oferece estabilidade, resistência, leveza, precisão e, sobretudo, menos desperdícios. Hoje, 10% das emissões de CO2 no mundo provêm da produção de aço e concreto, enquanto 1m³ da madeira engenheirada pode sequestrar até 1 tonelada de carbono.

Sustentabilidade tornou-se o novo modo de vida, por isso a madeira engenheirada é um dos materiais mais explorados pela arquitetura e é um destaque mundial no setor da construção civil. A madeira reúne em sua essência infinitas possibilidades de trabalho e estilo, sem deixar de lado a harmonia e a elegância”, explica Nicolaos.

Consumo consciente e colaborativo

Outra solução cada vez mais utilizada, sobretudo, pelos millennials e nômades digitais, é o modelo de assinatura. “Hoje, mais do que nunca, tudo se transforma rapidamente, por isso é fundamental acompanhar o comportamento do novo consumidor, que busca cada vez mais comodidade, flexibilidade e um consumo sustentável, com menos desperdício de matérias-primas”, aponta Pamela.

Todos os anos, somente as cidades da Grande São Paulo enviam 27 mil toneladas de resíduos para aterros sanitários e a maior parte desse lixo é formado por móveis que são descartados antes do final da sua vida útil e de maneira incorreta. Para Pamela, o aluguel de móveis promove o uso eficiente dos recursos e aumenta a vida útil das mobílias, fomentando um consumo mais consciente e o uso em vez da propriedade.

A assinatura dos móveis residenciais, é uma solução simples que traz total autonomia para o consumidor escolher exatamente o que quer e pelo período que precisa.

“Praticidade e consumo inteligente estão no nosso DNA, por isso além do aluguel de móveis, possuímos o TuimBox, o primeiro armário inteligente com utensílios e eletroportáteis do Brasil. São mais de 40 utensílios presentes no portfólio do app, como batedeira, forno elétrico para pizzas ou até mesmo furadeira, que proporcionam ao cliente menos gastos, zero preocupação com manutenção e mais espaço para guardar em casa os itens que realmente são necessários diariamente”, complementa a CEO.

Confira mais posts do Start