Cinco benefícios da gamificação em treinamentos corporativos
Por Samir Iásbeck, CEO e Fundador da Qranio, plataforma LMS/LXP customizável de aprendizagem que usa a ludificação para estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais em todos os momentos

De acordo com um relatório da empresa de pesquisas Mordor Intelligence, o mercado de gamificação deverá atingir a marca de US$ 48,72 bilhões até 2029, com um crescimento exponencial. Ela se baseia no uso de elementos de jogos em outros contextos, visando aumentar o engajamento, a motivação e o aprendizado dos participantes. Ela pode ser utilizada para uma variedade de propósitos, incluindo marketing, educação, saúde e, claro, treinamentos corporativos.
Muitas vezes, os treinamentos corporativos tradicionais podem não gerar o engajamento esperado entre os colaboradores. Nesse sentido, a gamificação surge como uma alternativa eficaz para o RH. De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma TalentLMS, 83% dos funcionários que participaram desse tipo de treinamento se sentiram mais motivados, demonstrando sua eficácia.
Diante do crescimento desse mercado e seu uso cada vez mais recorrente também em empresas, Samir Iásbeck, CEO e Fundador da Qranio, plataforma LMS/LXP customizável de aprendizagem que usa a ludificação para estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais em todos os momentos, listou cinco benefícios da gamificação em treinamentos corporativos:
Engajamento: Essa estratégia aumenta o engajamento dos colaboradores durante o treinamento corporativo, pois diferentemente dos treinamentos tradicionais, o processo se torna mais envolvente e até mesmo divertido. O sistema de recompensas também os motiva a participar ativamente para atingir metas e objetivos.
Aprendizado: A gamificação transforma o processo de aprendizado em uma experiência mais interativa e interessante para o colaborador, facilitando o desenvolvimento de suas habilidades e também a retenção de conhecimento.
Feedback imediato: Por meio de treinamentos baseados em quiz, por exemplo, o colaborador consegue identificar seu desempenho a partir dos resultados e, consequentemente, saber quais pontos podem ser melhorados, facilitando seu desenvolvimento profissional. Além disso, os gestores também conseguem traçar estratégias de acordo com os resultados dos colaboradores.
Personalização: Entre os benefícios, podemos destacar também a personalização. Ou seja, é possível elaborar treinamentos mais customizados, direcionados e adequados às necessidades individuais dos colaboradores, o que torna o conhecimento mais atrativo e assertivo.
Integração: Ao promover a competitividade saudável, a gamificação gera interação e até mesmo a troca de experiências entre os colaboradores, melhorando o ambiente de trabalho, promovendo um senso de comunidade e colaboração entre eles.