Com as novas regras de rotulagem, Adeste lança soluções focadas na redução de sódio, açúcar e gorduras

3/12/22
|
Publicado por 
Redação Start

A nova determinação permite que a indústria alimentícia desenvolva alternativas para atender consumidores que buscam por hábitos mais saudáveis

As novas regras de rótulos nos alimentos estão em vigor e tais medidas serão úteis para o consumidor, uma vez que  poderá ter uma atitude mais consciente sobre as escolhas do que estará consumindo. Com o intuito de auxiliar no processo de comunicação da informação nutricional e fornecer os melhores produtos para os desafios de seus clientes de adequação aos novos dizeres de rotulagem, a Adeste, empresa que oferece soluções inovadoras para os setores de alimentos, saúde e nutrição animal, vem lançando  combinações focadas na redução de sódio, açúcar e gordura saturada.

De acordo com a Diretora da Unidade de Negócios de Combinações Sinérgicas da Adeste, Matilde Marques, a nova determinação está gerando, na indústria de alimentos processados, uma demanda por soluções mais voltadas à saudabilidade,  atendendo ao consumidor que busca por hábitos alimentares mais saudáveis. “Junto do nosso time de P&D,  desenvolvemos soluções tecnológicas de ponta que aproveitam a sinergia entre os ingredientes funcionais gerando valor agregado para a indústria de alimentos, sempre olhando para um consumo saudável, eficiente e, cada vez mais, possibilitando rótulos mais limpos e fáceis de ser entendidos”, explica.

Após dois anos de adequação às regras, os produtos deverão seguir com um novo rótulo: as informações sobre a quantidade de açúcares adicionados e totais, sódio e gorduras receberão, no painel frontal das embalagens, um símbolo informativo (lupa), quando o alimento contiver uma alta concentração destes nutrientes. Além disso, a tabela nutricional passa a ter letras pretas com fundo branco e uma coluna extra com valores em gramas ou mililitros para comparações. “Com as mudanças, os fabricantes irão investir em componentes mais nutritivos, fazendo com que os consumidores consigam ter ciência das informações nutricionais dos rótulos. Por isso, será necessário também uma adequação das empresas alimentícias em todo o Brasil.”, conta Matilde.

Vale lembrar que tais mudanças criam importantes desafios tecnológicos a serem vencidos pelos processadores de alimentos. “Medidas como essas ressaltam o conhecimento da Adeste em transformar e agregar valor histórico aos produtos. Estamos sempre inovando e pesquisando tecnologias para a produção de alimentos com sabor, suculência e, sobretudo, que sejam saudáveis”, aponta Matilde.

Por enquanto, somente os itens fabricados a partir de 9 de outubro deverão ser impactados tanto na formulação de produtos quanto na reformulação das gôndolas. As últimas etapas da implementação da nova regra encerram em 2025, com a  fase final da troca das embalagens. A nova rotulagem atende a uma demanda de mercado crescente  de transparência no que tange aos ingredientes que estão nos rótulos dos produtos, algo que não era uma preocupação anos atrás.

Para Matilde, essa é uma tendência importante no sentido de repensar o comportamento dos fabricantes alinhado com a visão dos consumidores. “A utilização de rótulos mais esclarecedores e limpos é só o começo de uma nova jornada de mercado. Do mesmo modo, é também uma forma de ampliar o cuidado das pessoas com aquilo que estão consumindo”, finaliza.

Sobre a Adeste:

Dirigida pela sua terceira geração e com 70 anos de história, a Adeste transforma produtos de origem natural em grandes negócios, oferecendo soluções inovadoras para os setores de alimentação, saúde e nutrição animal.  Pioneira no Brasil e referência no mercado em criar alternativas para o uso de produtos naturais, a empresa comercializa para mais de 40 países e segue em constante crescimento para triplicar seu tamanho até 2030.

Confira mais posts do Start