Com o intuito de empoderar mulheres, startup oferece treinamentos exclusivos e para corporações

14/4/23
|
Publicado por 
Redação Start

Em um cenário onde apenas 38% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, Instituto Mulher cria soluções para mudar essa realidade

Em luta por ambientes mais igualitários e com desenvolvimento social de maior impacto, a startup Instituto Mulher oferece soluções completas por meio de treinamentos exclusivos para mulheres. Em um cenário onde apenas 38% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres, é possível observar um desequilíbrio entre os gêneros, mostrando as dificuldades do público feminino em conquistar espaços em ambientes corporativos.

Há alguns anos, essa realidade, apesar de já ter passado por uma transformação significativa, já foi bem mais difícil para as mulheres que tinham o sonho de estarem presentes em ambientes de trabalho. No período em que as nossas mães iniciaram suas carreiras, os cargos eram ocupados em sua maioria por homens. Para as mulheres, sobravam os cargos mais básicos, como secretárias, telefonistas, vendedoras e atendentes. Mas, atualmente, podemos observar uma ascensão gradativa de mulheres no mercado de trabalho.

Observando realidades como essa, a startup Instituto Mulher surgiu oferecendo cursos e treinamentos com a intenção de capacitar mulheres e mudar essas estatísticas, desenvolvendo inteligência emocional e buscando destruir sintomas como a síndrome da impostora. Muitas mulheres acabam sentindo que seus serviços não são o suficiente e acabam desvalorizando sua própria jornada, se colocando atrás dos homens em questões de confiança profissional.

Com 11 anos de experiência em desenvolvimento humano, as sócias Eveline Tomazi e Samy Flach se uniram em 2016 com o propósito de promover treinamentos exclusivos para mulheres. Durante alguns cursos, as sócias notaram que as turmas compostas somente por mulheres apresentavam um desempenho diferente de quando eram turmas mistas, apresentando mais tranquilidade para se expressar. 

A partir disso, o Instituto Mulher passou a dar início aos processos de ideação e validação da startup, promovendo eventos em Gravataí, cidade de origem, e municípios espalhados por todo o estado do Rio Grande do Sul. Eveline Tomazi afirma que a startup se destaca por meio dos treinamentos exclusivos e treinamentos para as corporações, além das redes sociais e e-mail marketing.

“Mulheres que querem dar um plus em suas carreiras e estão com crenças limitantes a respeito das suas próprias potencialidades podem buscar nossos serviços. Buscando sair da estagnação, virar a chave e ir além. O nosso propósito de vida é ajudar mulheres a ganhar mais espaço no mercado de trabalho, lutando pela igualdade de gênero e as empoderando. É necessário que as mulheres  acreditem mais nelas mesmas, tenham mais autoconfiança, melhorando as suas comunidades e os ambientes a sua volta”, finaliza Eveline.

Confira mais posts do Start