Como as fintechs podem ajudar os brasileiros a saírem da inadimplência

29/4/20
|
Publicado por 
Redação Start

Percentual de famílias com dívidas, em atraso ou não, chegou a 66,6% em abril deste ano

Como as fintechs podem ajudar os brasileiros a saírem da inadimplência
Como as fintechs podem ajudar os brasileiros a saírem da inadimplência

Uma das maiores preocupações dos brasileiros diante da pandemia do Covid-19 diz respeito ao pagamento de suas dívidas. Se por um lado as empresas não estão tendo dinheiro para pagar os salários dos colaboradores e, consequentemente, estão fazendo demissões. Por outro, temos as pessoas que perderam os empregos e não vão conseguir honrar os seus compromissos até a pandemia passar.

Para se ter uma ideia, o percentual de famílias com dívidas, em atraso ou não, chegou a 66,6% em abril deste ano. No mesmo período de 2019, a taxa havia ficado em 62,7%, de acordo com uma Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) na última terça-feira (14).

Diante desse cenário, algumas fintechs – empresas com foco em inovar e otimizar os serviços do sistema financeiro – podem ajudar os brasileiros a se reorganizarem financeiramente e ficarem em dia com seus compromissos, regularizando os seus pagamentos. É o caso da Taki Pagamentos, startup credenciada do Denatran com soluções para parcelar no cartão de crédito diversos tipos de pagamentos de tributos e boletos por meio de sua plataforma online.

“A Taki tem o propósito de ajudar as pessoas a parcelarem no cartão de crédito serviços e produtos que não aceitam esse tipo de pagamento, como é o caso dos débitos veiculares. Somos uma oportunidade para as pessoas se organizarem financeiramente e deixarem de transitar com o veículo de forma irregular, sem a documentação”, explica o founder da fintech, Diogo Cuoco.

A Best, por outro lado, fornece crédito imobiliário, ajudando seus clientes a investir no próprio negócio, reformar seu imóvel, comprar outro imóvel, fazer portabilidade de financiamento tradicional, entre outros objetivos. A startup, acelerada pelo programa InovAtiva Brasil, nasceu com o propósito de transformar o acesso ao crédito imobiliário para uma nova geração de brasileiros.

“Por meio de crédito de qualidade, a Best tem ajudado principalmente os clientes a trocarem dívidas de alto valores e curto prazo por uma reestruturação com parcelas mensais reduzidas, que não comprometam tanto suas rendas e, assim, evitamos que este indivíduo se torne inadimplente. Esse processo é realizado de forma 100% online e com um especialista que acompanha e fornece toda a assessoria ao cliente do início ao fim, sem nenhum custo antecipado”, comenta Gaspar Motta, diretor comercial da Best.

Outro exemplo é a bxblue, startup que ajuda os usuários a encontrarem as melhores ofertas de empréstimos consignado online, com transparência e comodidade. Por meio da plataforma, servidores públicos e aposentados podem comparar ofertas de consignado, escolher a que mais lhe agradar e contratar online, pelo próprio site. Ela tem parcerias com os principais bancos do mercado e permite que seus usuários contratem-o com taxas bem abaixo da média do mercado. Além disso, eles orientam os clientes a utilizarem essa modalidade de crédito para uma necessidade específica e com racionalidade.

Confira mais posts do Start