Como estamos formando os profissionais do futuro

8/2/22
|
Publicado por 
Hélice

Incubadora de Talentos, programa do Instituto Hélice, promove a imersão de jovens profissionais no ecossistema de inovação

Como estamos formando os profissionais do futuro
Como estamos formando os profissionais do futuro

A Gramado Summit 2022 olha para o futuro e para a revolução da nova economia, o que está intimamente ligado ao principal foco do Instituto Hélice: acelerar a maturidade do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul e da Serra Gaúcha, proporcionado um futuro onde as cidades sejam, para as novas gerações de empreendedores, bons locais para viver, investir e trabalhar. Neste sentido, um dos projetos mais interessantes que o Instituto Hélice vem desenvolvendo em nossa região é a Incubadora de Talentos.


O projeto nasceu em 2021 para preparar talentos para as empresas associadas por meio de uma imersão no ecossistema de inovação e em inovação aberta. Na prática, os jovens talentos passam seis meses com a equipe do Hélice, desenvolvendo projetos,
participando da rotina do instituto e trocando aprendizados com o ecossistema, sendo
esse um dos principais diferenciais do programa.


Para as empresas, essa é uma oportunidade ímpar de desenvolver um profissional em
inovação de forma rápida e imersiva. Onde o participante sai do Hélice com a prática em alguma área de atuação do instituto, como a conexão com startups, comunicação e articulação com o ecossistema ou o relacionamento com associados e demais
stakeholders, por exemplo.


A parceria é aberta a todas as empresas associadas do Instituto Hélice e prioriza áreas
que desejam ter maior contato com a inovação. A ideia é que o aprendizado adquirido
durante o desenvolvimento do projeto seja válido para a empresa quando este profissional retornar, aliando conhecimento e prática.

“A experiência está sendo fantástica, é uma oportunidade ímpar poder ‘mergulhar’ em um ecossistema de inovação, adquirir novos conhecimentos, transformar meu mindset e poder desenvolver conexões com outros grandes players e startups do mercado que fazem parte do instituto”, conta Cassio Calgaro da Silva, trainee da Soprano, de Farroupilha.


Atualmente, Cassio desenvolve um projeto de Customer Success junto com a equipe do
Hélice. O objetivo desse projeto é fazer com que os associados tenham uma jornada de
sucesso na sua trajetória dentro do instituto, incluindo comunicação, desenvolvimento
cultural e solução de problemas através de startups.


Novos profissionais já em atuação no mercado
João Bianchi, o primeiro profissional a concluir o programa, ingressou na incubadora
como estagiário e integrante do Comitê de Inovação da Sicredi Pioneira. No Hélice,
desenvolveu o projeto Startup Hunter, função que busca aprimorar e digitalizar o processo de busca por startups, melhorando a conexão delas com o Instituto.

projeto startup hunter

Ao longo da incubadora, João destaca a participação em reuniões e diversas atividades, dentro e fora do Hélice. Enquanto integrante do Comitê de Inovação da Sicredi Pioneira, encontrava espaços, tanto na cooperativa (em agências, ações e reuniões quinzenais do comitê), quanto no dia a dia do Instituto. Com isso, pôde acompanhar de perto o desenvolvimento da cultura da inovação na Sicredi Pioneira, além de estar em contato com muitos agentes e players do ecossistema de inovação da Serra Gaúcha.

"Destaco alguns aprendizados, entre eles a gestão de projetos e a gestão de processos. Consegui também, ao longo do projeto, sentir quando eu estava indo por um caminho que não era o mais acertado... Isso foi muito bem orientado, tanto pela parte da Pioneira quanto pelo Hélice. A sensação é de satisfação. Estou muito realizado com o projeto”, destaca Bianchi.


Ao final da experiência no Incubadora de Talentos do Hélice, João embarca em um novo desafio. Agora efetivado na Sicredi Pioneira - que é parceira do Hélice, ele tem sua primeira tarefa: assumir a área de inovação do Órbita, o hub de Nova Petrópolis.

Confira mais posts do Start