Como investir o 13º no mercado americano

22/12/22
|
Publicado por 
Redação Start

A Sproutfi separou 5 dicas de como usar o bônus para bons rendimentos no futuro

A primeira parcela do 13º salário foi paga no dia 30 de novembro e a segunda deve ocorrer no dia 20 de dezembro. Para quem está com as contas em dia, essa é uma ótima oportunidade de investir. Uma pesquisa feita pela CNDL/SPC Brasil, mostra que 29% dos trabalhadores brasileiros vão economizar, poupar ou investir o benefício.

Para quem pretende utilizar o salário extra para investimentos, com o objetivo de ter bons rendimentos no futuro, a Sproutfi, aplicativo que permite investir nos EUA, separou 5 dicas de como usar o bônus em oportunidades no mercado americano. Veja a seguir:

1. Comece com o que tem

Muitas pessoas não sabem por onde começar. Por isso, é importante que o primeiro investimento seja com o valor disponível no momento. Comece agora com bons investimentos, que façam sentido para o seu objetivo financeiro e alimente a carteira com as melhores oportunidades, mirando sempre no retorno a longo prazo.

2. Aplicar o dinheiro no lugar que você mais sente confiança

É importante sempre estar atento se a empresa de investimentos é regulada perante órgãos oficiais. A plataforma que você escolher deve ser fiscalizada e seguir as regras de diversas autoridades, pois é isso que gera confiança e credibilidade. No caso de investimentos nos Estados Unidos, a plataforma precisa ter o seu intermediário, que operacionaliza as negociações no mercado financeiro, como membro da Financial Industry Regulatory Authority, Inc. ("FINRA"). Um outro ponto que dá mais credibilidade é o intermediário também fazer parte da Securities Investor Protection Corporation ("SIPC"), que protege os investimentos dos clientes de seus membros em até $500.000 (incluindo $250.000 para créditos em dinheiro).

3. Fale com outros investidores

Conversar com outras pessoas que investem é primordial para que você compartilhe e tenha conhecimento dos tipos de investimentos que podem ser feitos. Trocar experiências, ter acesso a conteúdos informativos e apoiar uns aos outros na jornada para alcançar metas financeiras podem inspirar você a encontrar a melhor oportunidade para investir seu bônus.

4. Taxas de corretagem

Conheça e entenda o que é a taxa de corretagem. De um modo geral, esse valor pode ser cobrado por bancos ou corretoras para cada operação realizada, e é pago à instituição financeira que faz o intermédio entre você e o mercado. Com o propósito de contribuir com a liberdade financeira, a Sproutfi, por exemplo, tem o compromisso de isenção nas taxas de corretagem.

5. Não precisa falar inglês para investir na moeda americana

Hoje, estão disponíveis plataformas em português que possibilitam você investir no mercado americano. Além disso, há bons sites e blogs com informações relevantes, que ajudam você a entender a “sopa de letrinhas” dos investimentos e a dolarizar a sua carteira.

Se o seu foco é em investimentos de longo prazo e com bons rendimentos, uma parte do 13º salário pode ser utilizada para fazer uma reserva de emergência. Dar esse primeiro passo como investidor é dar início a sua jornada a uma vida financeira mais saudável. O importante é ter clareza dos seus objetivos e investir de modo recorrente.

Sobre a Sproutfi:

A Sproutfi é uma plataforma de investimentos que permite aos usuários de toda a América Latina investirem em ações, REITs e ETFs dos EUA. Sem taxas de corretagem, a empresa atua para eliminar os dois maiores entraves para o investidor diversificar sua carteira no mercado americano: o acesso e a falta de conhecimento. Fundada em fevereiro de 2021 por Ruben Guerrero (Goldman Sachs e E*Trade Financial) e Tyler Richie (Nubank), a Sproutfi é a primeira plataforma de investimento no mercado americano desenvolvida para a América Latina. A equipe também conta com Greg Dow (Chief Compliance Officer, com passagem por escritórios como Milbank Tweed e Merrill Lynch) e é formada por um time com sólida experiência em bancos, startups e fintechs e conta com Tiago Barra (Rappi, 99 e Itaú) na área de Growth e Marketing, Cait Ramalho (Robert Half) como Head de Pessoas e Cultura, Tiffany Shu (Nubank e 99) como Customer Experience, Leonardo Oliveira (Nubank, BTG Pactual) como Head de Produtos e James Cherry (Thomson Reuters) como Diretor de Investimento. A plataforma reforça seu compromisso com a educação e o conhecimento por meio da natureza social de sua plataforma, onde os usuários têm acesso a conteúdos de educação financeira e compartilham informações sobre investimentos por meio de comunidades, espaços para troca de conhecimento e descoberta de novos produtos.

Confira mais posts do Start