Como IoT e telemetria ajudam a aumentar a disponibilidade das máquinas nas operações

22/11/23
|
Publicado por 
Redação Start

Por Vinicius Callegari, Co-Fundador da GaussFleet, maior plataforma de gestão de máquinas móveis para siderúrgicas e construtoras

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

A Internet das Coisas (IoT) e a telemetria desempenham papéis fundamentais na melhoria da disponibilidade de máquinas e equipamentos nas operações. Eles oferecem benefícios significativos, tais como monitoramento em tempo real, manutenção preditiva, otimização de processos e redução de custos.

Sensores IoT são verdadeiros aliados porque podem coletar diferentes tipos de dados como temperatura, pressão, vibração, umidade e consumo de energia, diretamente das máquinas, permitindo que os responsáveis monitorem o desempenho de forma contínua e identifiquem rapidamente qualquer anomalia ou problema. Consequentemente, com base nas informações coletadas, os algoritmos de análises podem prever quando uma máquina pode falhar, sendo assim, os responsáveis por cuidar das operações conseguem realizar manutenção preventiva antes que ocorram falhas, reduzindo o tempo de inatividade não planejado.

É importante citarmos que os dados de telemetria podem ser usados para otimizar o desempenho das máquinas, ajustando parâmetros operacionais com base em condições reais, ajudando a maximizar a eficiência e a produtividade das operações, mantendo as máquinas em pleno funcionamento. Além disso, a gestão de ativos mais eficaz e a economia de energia contribuem para a redução dos custos operacionais. A manutenção preditiva e a otimização do desempenho podem prolongar a vida útil das máquinas, maximizando o retorno sobre o investimento.

A combinação de ambos serviços oferecem às empresas industriais a capacidade de otimizar suas operações, maximizar a disponibilidade das máquinas e reduzir os custos associados a paradas não programadas. A capacidade de monitorar, analisar e agir com base em dados em tempo real permite um nível inédito de controle sobre o desempenho das máquinas, elevando a eficiência operacional e a competitividade no mercado.

Por fim, a integração contínua dessas tecnologias representa um avanço significativo no cenário industrial, ajudando as empresas a se adaptarem aos desafios contemporâneos e a prosperarem em um ambiente cada vez mais orientado pela tecnologia.

Confira mais posts do Start