Como o uso de tecnologia está transformando os supermercados no comércio digital?

24/12/22
|
Publicado por 
Redação Start

Ações de trade marketing digital da STANDOUT otimizam a jornada do shopper tornando o e-commerce efetivo

Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em 2019, apenas 20% das grandes empresas de supermercados tinham e-commerce. A jornada de compra no comércio online e a transformação tecnológica nos supermercados só tiveram melhorias e quebram tabus a partir da pandemia de Covid-19. Com a adoção de tecnologias e de ferramentas cada vez mais inovadoras, os supermercados estão transformando seus negócios para compreender os clientes e otimizar a compra no meio digital.

Segundo Emerson Spina, CCO da STANDOUT, martech referência em inteligência em trade marketing digital que auxilia marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos nas páginas de produtos dos e-commerces, a compra online em supermercados é um pouco diferente se comparada com outros segmentos. “Recursos para uma boa experiência do shopper sempre chamam a atenção. Por exemplo, a possibilidade de repetir uma mesma compra anterior com um clique. Uma forma efetiva de garantir excelência na experiência é o uso de vitrines digitais, que causam impacto positivo e otimizam a jornada de compra do consumidor”, conta o executivo.

Assim como o físico, o trade marketing digital é toda a comunicação que existe nesta “última milha”, bem pertinho da decisão do shopper de “colocar no carrinho ou não” a compra em um e-commerce. O uso dessa estratégia, por meio de tecnologias, é uma das formas das indústrias e dos supermercados tornarem o comércio digital mais efetivo.

“Mesmo que sejam compras usuais, proporcionar uma boa experiência para o shopper, com informações completas que ajudam o consumidor a entender a usabilidade ou aplicabilidade de um produto, contribuem para que a venda se concretize”, afirma Spina.

O uso de tecnologias é necessário para os supermercados se adaptarem ao contexto da transformação digital. Vale lembrar que a compra online trouxe comodidades que o shopper tem valorizado, como: a compra por conveniência, a qualquer lugar, horário e com a economia de tempo de deslocamento e permanência na loja física.

Referência em trade marketing digital, a STANDOUT é destaque no ranking 100 Open Startups desde 2016, sendo que, em 2021, última edição do prêmio, ficou em 1º lugar na categoria Retail e entre as 10 melhores colocadas no ranking geral. A empresa desenvolveu uma plataforma que permite a criação, edição, publicação de vitrines digitais, além da distribuição automática e em tempo real das mesmas em mais de 290 e-commerces. Dessa forma, as vitrines digitais são apresentadas em layout responsivo, da mesma forma em todos os canais de e-commerce e em todos os aparelhos e tamanhos de telas. A companhia atingiu o break even em 2018 e hoje eles trabalham com mais de 350 marcas, entre elas Dove, Omo, Campari, Absolut, Oral B, e outras.

Sobre a STANDOUT:

A STANDOUT, é referência em trade marketing digital e auxilia marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos no último ponto de contato digital, que é a página de produtos dos e-commerces. Fundada em 2015, sua atuação é no modelo Software as a Service (SaaS) destinado para empresas  que precisam divulgar seus produtos de maneira mais eficiente nos grandes sites de comércio eletrônico do Brasil. A STANDOUT, que está entre as 100 Startups to Watch de 2019, é 1ª colocada no LATAM RETAIL SHOW START ME UP e coleciona prêmios como o Like a Boss, do SEBRAE e Top 5 Profissional de Vendas no Prêmio E-commerce Brasil, além de ser Top 5 Varejo ou Top 5 Marketing no 100 Open Startups por 7 anos consecutivo (de 2016 a 2022).

Confira mais posts do Start