Compliance no ambiente corporativo: quais são e como implementá-los?

18/3/23
|
Publicado por 
Redação Start

Confira abaixo quais são os tipos de compliance que podem ser adotados na rotina corporativa.

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Toda empresa sabe que uma parte do seu sucesso está diretamente ligado à credibilidade da marca no mercado. Para garantir isso, é preciso investir em práticas para prevenção de riscos, como de imagem, que estão presentes nos programas de compliance.

Mas, como as empresas têm se adaptado a esse cenário? De acordo com uma pesquisa da KPMG, apenas 64% das organizações brasileiras possuem processos de compliance no seu dia a dia. Além disso, 70% dos profissionais afirmam que o programa de ética e compliance é implementado de forma eficiente.

Em outras palavras, apesar do alto número, ainda existem empresas que não enxergam como o compliance pode ser a chave para assegurar que tudo esteja em conformidade. Pensando nisso, Eduardo Tardelli, CEO da upLexis, empresa de tecnologia especializada em mineração de dados, lista abaixo alguns tipos de compliance que podem ser adotados na rotina corporativa:

Compliance Ambiental: nunca se falou tanto sobre ESG e boas práticas relacionadas ao meio ambiente como nos dias de hoje. Esse tipo de compliance é justamente responsável por todas as atitudes, processos e ações que pessoas físicas ou empresas devem adotar para prevenir, detectar ou mesmo sanar desvios, fraudes e irregularidades relativas a questões ambientais.

Compliance Empresarial: toda empresa precisa estar em conformidade com normas, regras, protocolos, leis e políticas, sejam elas internas ou externas. O compliance empresarial possui o papel de fazer com que as organizações atendam todas essas obrigações, principalmente em momentos de expansão de mercado e relacionamento com fornecedores.

Compliance Fiscal: sendo o Brasil um dos países com o sistema tributário mais complexo do mundo, é preciso estar atento aos pagamentos de tributos e as obrigações junto aos órgãos fiscalizadores. O compliance fiscal atua justamente nessa área, mitigando riscos e irregularidades.

Compliance Trabalhista: seguir leis, acordos e convenções coletivas de trabalho, é essencial para evitar problemas jurídicos e prejuízos financeiros. Além de atuar nesse campo, o compliance trabalhista também é primordial para combater condutas ilegais que podem acontecer no ambiente corporativo, tais como assédio moral e discriminações.

Confira mais posts do Start