Comunidade: um artigo tangível e gerador de negócios

2/4/24
|
Publicado por 
Redação Start

Jen Medeiros, fundadora da comuh, afirma que a oportunidade de criar o conceito e ser a primeira empresa a oferecer o serviço, foi o insight necessário para ajudar inúmeras empresas a construírem e gerenciarem suas comunidades

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Em um mundo cada vez mais digital e conectado, a maneira como as empresas interagem com seus clientes e stakeholders está mudando e o ativo mais valioso para criar uma conexão autêntica, resultando na retenção, fidelização e aquisição de leads qualificados, são as comunidades.

Com a crescente importância das comunidades corporativas e poucos profissionais com senioridade na área para absorver essa demanda, foi necessário pensar em uma forma de ajudar outras companhias a construir, gerenciar e mensurar o retorno sobre o investimento em suas comunidades, fornecendo estratégia, ferramentas e o suporte necessários para criar comunidades fortes e engajadas.

De acordo com Jen Medeiros, fundadora da comuh, empresa precursora em oferecer serviços de CaaS (Community as a Service), a oportunidade de criar o conceito e ser a primeira empresa a oferecer o serviço, foi o insight necessário para ajudar inúmeras empresas a construírem e gerenciarem suas comunidades.

“Com a nossa metodologia, conseguimos formar comunidades fortes que podem levar a um maior engajamento do cliente, a um aumento nas vendas e a uma melhor reputação da marca. Além disso, pode fornecer feedback valioso que pode ajudar a empresa a melhorar seus produtos ou serviços”, diz.

Em termos simples, uma comunidade é um grupo de pessoas que compartilham um interesse comum. No contexto dos negócios, ela pode ser formada por clientes, usuários, funcionários, parceiros ou qualquer outro grupo que tenha uma conexão com a empresa ou marca, se tornando o maior ativo para as empresas.

Pensando nisso, Jen destaca quatro maneiras de como a comunidade pode ser aproveitada como uma estratégia de negócio:

Engajamento do cliente: Uma comunidade forte pode aumentar o engajamento do cliente, levando a um maior tempo de permanência, recompra e maior lealdade à marca.

Feedback e inovação: A comunidade fornece feedbacks valiosos em tempo real que podem ajudar empresas a melhorarem seus produtos ou serviços. Além disso, pode ser uma fonte de ideias inovadoras para desenvolvimento de novas features do produto atual e aprimoramento de serviços.

Marketing e vendas: A comunidade pode ser uma poderosa ferramenta de marketing e vendas. Seus membros podem se tornar defensores da marca, espalhando a palavra sobre a empresa e seus produtos ou serviços.

Suporte ao cliente: A comunidade pode fornecer suporte ao cliente, ajudando a resolver problemas e responder a perguntas. Isso pode levar a uma maior satisfação do cliente e a uma redução nos custos de suporte ao cliente.

Sobre a comuh - A comuh, empresa precursora em oferecer serviços de CaaS (Community as a Service), utiliza metodologia própria e uma solução baseada em inteligência de dados para otimizar a eficiência operacional de comunidades para marcas e empresas que desejam criar uma conexão autêntica com clientes e stakeholders, resultando na melhoria da retenção e fidelização, além da aquisição de leads qualificados que impulsionam o crescimento sustentável do negócio. Isso é alcançado por meio da redução de riscos e custos, juntamente com a implementação ágil de equipes especializadas em estratégias de gestão de comunidades formadas através do Clube comuh, uma comunidade que orienta e desenvolve habilidades técnicas e competências multidisciplinares, formando profissionais excepcionais em gestão de comunidades.

Confira mais posts do Start