Conheça 12 empreendedores fora do eixo RJ x SP que são inspiração

29/11/22
|
Publicado por 
Redação Start

Veja abaixo 12 empreendedores que têm sido inspiração em seus territórios

Não é novidade que o ecossistema de inovação tem rompido barreiras e crescido para além do eixo Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), hoje existem mais de 14 mil startups no país. Para se ter uma ideia, um estudo feito pela Sling Hub, aponta que o Brasil é líder em inovação, concentrando 70% dos investimentos em startups e representando 77% do mercado, seguido do Chile, México, Colômbia, Argentina, Uruguai e Peru.

Nesse contexto, inúmeros negócios que nasceram em outros estados, como Nordeste, Espírito Santo, Fortaleza e Minas Gerais têm ganhado mercado e expandido sua atuação para fora do país, com serviços e tecnologias que ajudam diversos setores da economia como educação, saúde, gestão de resíduos, fintech e outros. Veja abaixo 12 empreendedores que têm sido inspiração em seus territórios:

Fortaleza

Vanessa Pessoa: Com formação em Comunicação Social - Relações Públicas e Mestrado Profissional em Ciências, Tecnologia e Inovação - Vanessa é CEO da Inovenow, edtech especializada em educação empreendedora, que já capacitou quase duas mil startups. No mercado há mais de 15 anos, acumulou experiência empreendendo e trabalhando junto a órgãos públicos, PMEs e startups, é atuante também como consultora e instrutora em projetos nas áreas de Educação Empreendedora, Inovação Tecnológica e Transformação Digital.

Rio Grande do Sul

Maria Cristina Kopacek: Formada em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com MBA em Gestão 4.0 pela PUC RS, Maria Cristina Kopacek, é fundadora e CEO da Idez, fintech especializada em serviços financeiros para PMEs.

Pedro Santiago: Formado em Ciência da Computação pela PUC Minas Gerais e Bacharel em Administração e gestão de empresas pelo Ibmec, Pedro Santiago soma mais de 14 anos de experiência como engenheiro de software. Atualmente é Co-fundador da Idez, fintech especializada em serviços financeiros para PMEs.

Minas Gerais

Guiarruda: Formado em Engenharia de Controle e Automação, trabalhou em desenvolvimento de softwares na Accenture e na DTI Digital. Implantou sistemas MES em grandes empresas como Vale, Coca-cola, Noveils entre outras. Em 2012 se tornou sócio e COO da Livobooks onde atingiu mais de 1 milhão de downloads de aplicativos interativos para crianças nas principais app stores. Em 2017 fundou a Vertown, com o propósito de criar uma plataforma que facilitasse a gestão de resíduos e gerasse impacto sociambiental.

Tomás Duarte: Já foi CEO do Grupo Login Brasil, cofundador da Gapps e da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e embaixador do programa internacional de startups do Massachusetts Institute of Technology (MIT) edição Portugal no Brasil. Considerado um dos maiores especialistas certificados em Net Promoter Score Customer (NPS) e Customer Experience Management da América Latina, Tomás reúne certificados por instituições como Harvard Business School, Disney Institute, NPS2 Satmetrix, Temkin Group - USA, University of Pennsylvania e University of Maryland. Seu principal objetivo é trazer os melhores conceitos de CX do mundo para a América Latina. Atualmente é cofundador e CEO da Track.co, é uma startup brasileira especialista em indicadores de performance da Experiência do Cliente e referência em métricas de monitoramento de CX.

Gustavo Caetano: Fundador da Sambatech e considerado um dos brasileiros mais influentes da internet segundo o LinkedIn e a revista GQ. Estudou inovação e criatividade no MIT (Boston), Stanford (Palo Alto), Universidade da Disney (Orlando) e Syngularity (NASA/Califórnia). Sua empresa, a Sambatech, é referência no assunto e foi premiada em diversos países. Caetano já falou sobre o tema para empresas como Algar, Oracle, IBM, Microsoft, SAP, Adobe, Bosch, Philips, TV Globo, Stefanini, Estácio, Fiat, Iveco, Visa, Lojas Renner, Votorantim, Sicredi e Unimed, além de eventos internacionais na Nasdaq, MIT e SXSW no Texas.

Samir Iásbeck: CEO e Fundador do Qranio, plataforma mobile que tem como objetivo auxiliar empresas na criação de programas de treinamentos personalizados para seus colaboradores, foi nomeado pelo Governador do Estado de Minas Gerais o 1º Embaixador de Startups e Empreendedorismo com a missão de divulgar o Estado e o Programa Seed MG pelo Mundo. Em 2015, Samir foi selecionado para o seleto programa de Experts da Google.

Paraíba

Jefferson Araújo: Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Jefferson possui MBA em Gerenciamento de Projetos e mais de 10 anos de experiência com Desenvolvimento de Software, Gestão de Projetos e Inovação. O empreendedor possui uma grande vivência na Gestão de Projetos e Negócios de PD&I atuando diretamente com as principais indústrias de Eletroeletrônico do país. Atualmente, ocupa a posição de CEO na Showkase, uma plataforma completa de Social Commerce que reúne as melhores práticas do varejo para fazer o cliente comprar do jeito que quiser, quando quiser e em qualquer canal.

Espírito Santo

Denis Ferrari: Founder e CEO da Azys Inovação, primeira aceleradora de inovação independente do Brasil. Formou-se em Sistemas de Informação pela Faesa e cursou o MBA em Marketing pela FGV. Após 10 anos na área de tecnologia atuando como Arquiteto de Software, desenvolveu o Método Azys para tornar a inovação mais simples, prática e principalmente, acessível para todos. Hoje, o empreendedor é referência no ecossistema de startups do ES, com uma atuação importante para PMEs, Investidores, Corporate, Educação e Setor Público.”

Distrito Federal

Rafael Gianesini: CEO e co-fundador da Cidadania4U, startup que tem o objetivo de auxiliar pessoas a obter a cidadania europeia de forma transparente e prática, o processo é 100% online. Formou-se em Sistemas de Informação, atuando como desenvolvedor e arquiteto de soluções de automação bancária. Possui mais de 10 certificações de desenvolvimento e foi instrutor oficial de linguagem Java pela Sun no Brasil. Na Cidadania4u foi responsável pelo desenvolvimento da própria plataforma de workflow, orçamentos e chatbot e tem como principal ocupação a otimização de integrações (viciado por automações) e, principalmente, processos de vendas.

Santa Catarina

Mateus Vicente: cofundador e CEO do MaisMei, plataforma que auxilia o Microempreendedor Individual na resolução de burocracias do negócio. Mateus é especialista em tecnologia, com 12 anos de experiência e conta com passagens por grandes empresas, sempre à frente de projetos inovadores e que promovessem impacto positivo na sociedade. Ao lado de seus sócios, Mateus desenvolveu a plataforma, que em apenas 2 anos de operação já conta com mais de 1 milhão de usuários.

Paraná

Carlos Eduardo Spezin Lopes (Cadu Lopes): Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui MBA em Gestão de Pessoas, especialização em Estratégia e Inovação pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), certificações em Excelência e Empreendedorismo por Stanford e em Estratégia por Harvard University. Com mais de 22 anos de experiência, Cadu é responsável na Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo, por toda a operação no Brasil, Chile e Peru, liderando um time de mais de 600 colaboradores. Já proferiu diversas palestras sobre tecnologia aplicada à Saúde, comportamento do Paciente Digital, Patient Centricity e relacionamento médico/paciente.

Confira mais posts do Start