Connecting Food e Instituto GPA evitam o desperdício de mais de 8 mil toneladas de alimentos

2/1/24
|
Publicado por 
Redação Start

Frutas, verduras e legumes ajudam a complementar a refeição de pessoas atendidas em mais de 400 organizações sociais

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Atuando juntos no combate ao desperdício de alimentos, a Connecting Food, primeira foodtech brasileira especializada em conectar os alimentos que seriam descartados por empresas às organizações sociais, e o Instituto GPA, responsável por planejar e executar iniciativas de impacto social apoiadas pelo GPA, um dos maiores grupos varejistas alimentares da América do Sul, já arrecadaram, atuando juntos desde 2019, mais de 8 mil toneladas de alimentos. Os itens foram doados para mais de 400 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Nossa atuação com o Instituto GPA gera impactos positivos na empresa, sociedade e meio ambiente. Olhamos para todos os pontos estratégicos, como a transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa. Desse modo, ajudamos na implementação da agenda ESG na temática da redução do desperdício de alimentos,, além de apoiarmos o varejista a atingir o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, afirma Alcione Pereira, fundadora e CEO da Connecting Food.

Por meio da expertise da foodtech em inteligência de conexão e gestão de doações, o Instituto GPA potencializou, nos últimos 5 anos, o alcance e os resultados de seu já existente e pioneiro programa de doações de alimentos - a Parceria Contra o Desperdício. A Connecting Food realiza hoje a gestão da doação de excedentes das 384 lojas do grupo varejista, com um trabalho que abrange uma análise minuciosa de dados, aplicação de processos ágeis, treinamento de equipes e garantia da destinação dos alimentos ainda bons para consumo às OSCs.

“O combate ao desperdício de alimentos nas lojas do GPA é uma das principais frentes de atuação do grupo, sendo um tema que permeia toda a estratégia de negócio, desde o desenvolvimento de produtos, a própria operação e abastecimento das lojas, passando pela oferta de produtos próximos ao vencimento, até a doação dos alimentos, por meio do programa Parceria Contra o Desperdício, do Instituto GPA. Esse programa é muito importante, pois redireciona alimentos que seriam descartados para instituições sociais e bancos de alimentos que utilizam para complementar as refeições de seus beneficiários. É colocar em prática o propósito do GPA de alimentar sonhos e vidas”, afirma Renata Amaral, gerente do Instituto GPA.
“Sempre buscamos inovar e a ideia é levar cada vez mais soluções customizadas para os nossos clientes. Por isso, utilizamos tecnologia, estratégia logística e relações humanas para conectar esses alimentos que seriam descartados, mas ainda são bons para o consumo, às redes que fazem a sua redistribuição para organizações sociais. Acreditamos que esta seja uma das chaves para minimizar os impactos da fome no Brasil e também para o desenvolvimento sustentável de empresas que atuam com a produção, distribuição e comercialização de alimentos ou queiram contribuir de forma direta para essa causa”, finaliza Alcione.

Sobre a Connecting Food:

Fundada em 2016 pela engenheira de alimentos Alcione Pereira, a Connecting Food  é a primeira foodtech brasileira especializada em conectar os alimentos que seriam descartados por empresas, mas ainda são bons para o consumo, às organizações sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Isso é feito com uso de tecnologia, dados e conexões.  A foodtech, que hoje atende mais de 510 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em 273 cidades dos 27 estados do país, oferece inteligência e eficiência para fomentar o desenvolvimento sustentável de forma inovadora em organizações dentro do setor alimentício, contribuindo diretamente para que os itens ainda bons para consumo, mas sem valor comercial, sejam distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Até o momento, a empresa já auxiliou na redistribuição de mais de 9 mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, garantindo o complemento de cerca de 17 milhões de refeições para quem precisa. Entre o portfólio de clientes estão: Grupo Pão de Açúcar, iFood, Assaí Atacadista, Proença Supermercados, Nestlé, Bauducco e Danone. Saiba mais sobre a empresa clicando aqui.

Sobre o Instituto GPA

O propósito do GPA é ser um agente transformador, aperfeiçoando e inovando seu jeito de fazer negócio para a construção de uma sociedade mais responsável e inclusiva. O nosso papel, como Instituto GPA, é contribuir com esse trabalho por meio do aprofundamento da relação do GPA e seus negócios com os clientes, a sociedade, os colaboradores, os fornecedores e as instituições sociais.

Confira mais posts do Start