Contabilidade exige desmistificação e automatização de processos

15/2/22
|
Publicado por 
Redação Start

Continuwa Contabilidade Digital oferece serviços para ajudar nesse processo

Contabilidade exige desmistificação e automatização de processos
Contabilidade exige desmistificação e automatização de processos

O setor de contabilidade, desde o início da implantação do Projeto SPED em 2007, vem projetando o fim de diversos processos físicos e manuais, permitindo cada vez mais a modernização do FISCO e automatização nos processos de cruzamentos de uma gama de dados nunca antes visto.

Consequentemente, a fiscalização e a arrecadação de tributos vem aumentando a cada ano. O que leva, cada vez mais, a necessidade das pequenas e médias empresas terem acesso a uma contabilidade mais completa e assertiva e que possibilite a otimização na economia de tributos. Além disso, a apresentação de demonstrativos e balanços com mais agilidade permite ao gestor tomar decisões em tempo hábil, pautado por informações precisas da contabilidade, evitando prejuízos.

Com o início da pandemia, ocorreram diversas mudanças que afetaram diretamente a economia, acelerando processos de digitalização nas empresas, que vinham aderindo aos poucos, tanto na atuação da operação digital, na inovação de processos, como na própria organização financeira. Conforme Julianne Prado Vieira - contadora e fundadora na Continuwa Contabilidade Digital -, isso antecipou um salto tecnológico que provavelmente notaríamos anos mais à frente.

Um exemplo disso é a adesão massiva das empresas pelo home office, logo no início da pandemia. “Já serve como recorte para analisarmos como as empresas estavam, ou não, preparadas para colocar sua operação inteira a funcionar num ambiente até pouco conhecido ou explorado por diversos setores”, aponta.

Para melhorar esses processos, Juliane indica que as empresas devem, primeiramente quebrar paradigmas na adesão de novas tecnologias, bem como estar presente no mundo digital (Google Meu negócio, ter site e canais de vendas na internet) e trabalhar em parceria com a contabilidade na utilização de sistemas para organizar o financeiro.

Para isso, a contadora apresenta algumas dicas:

Investir na organização financeira e de documentos;

Olhar para a contabilidade como sua maior aliada;

Consultar profissionais habilitados para o planejamento e melhorias do seu negócio;

Delimitar metas mensuráveis;

Analisar resultados mensalmente e fazer ajustes.

Além disso, a Continuwa Contabilidade Digital também oferece serviços para ajudar nesse processo. Como exemplo das possibilidades disponíveis estão a contabilidade integrada com acesso a plataforma de gestão financeira, o planejamento tributário para abertura de empresas, a análise de tributação para mudança de contabilidade e o acompanhamento mensal dos resultados com apontamento e recomendações.

Conforme Juliane, a gestão financeira integrada à contabilidade garante transparência nos lançamentos. “A consequência é a melhoria na organização de documentos e automatização de lançamentos na contabilidade. Há ganho em produtividade e agilidade no processamento das informações”, destaca.

Além disso, a contadora ressalta que, com o planejamento tributário, baseado no estudo das atividades pretendidas e forma de operação, é possível mensurar a carga tributária e simular quais impostos incidirão nas operações da empresa. “Com isso, o planejamento do negócio na precificação será mais assertivo, aumentando a chance de resultados”, frisa.

Por fim, Juliane comenta que a análise de tributação permite verificar e recuperar possíveis créditos tributários pagos incorretamente, que poderá gerar caixa com a economia de tributos. “Com o nosso acompanhamento mensal, é possível ter uma análise sintética dos resultados obtidos no mês analisado e entender o que dizem os números e assim ajustar o leme dos negócios”, completa.

Confira mais posts do Start