Contbank supera trinta milhões em crédito para PMEs e lança FIDC próprio para quintuplicar operações em 2023

31/1/23
|
Publicado por 
Redação Start

Em 2022, a fintech realizou seu primeiro M&A com a Kikai, fechou novas parcerias, lançou o novo fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) e espera crescer 500% em 2023

O Contbank, fintech especializada em oferecer produtos financeiros inteligentes e crédito para micro, pequenas e médias empresas, fecha o ano com um balanço positivo. Considerada uma das fintechs mais promissoras da atualidade, superou a marca de R$30 milhões em crédito concedido para pequenas e médias empresas em 4 mil operações.

Em um ano conturbado para a economia global, a fintech apostou em parcerias para conseguir seguir o plano de alavancar pequenas e médias empresas através do intermédio de contadores. Em maio, anunciou fusão com a Kikai, plataforma white label para soluções de crédito - primeiro M&A da startup. A fusão foi essencial para consolidar o plano de expandir crédito neste ano.

Agora, o plano é garantir escalabilidade do negócio e, consequentemente, a oferta de crédito para seu público-alvo. “Nossa expectativa é que consigamos conceder R$150 milhões de crédito para empreendedores em 2023. Pavimentamos um caminho sólido neste ano. Apesar de uma crise de alta de juros, inflação, guerra e resquícios da pandemia, firmamos parcerias importantes. Temos uma meta agressiva para o próximo ano, com uma expectativa de crescimento em 500%”, conta Paulo Castro, CEO do Contbank.

Para atingir este número, a fintech criou um FIDC próprio e espera superar 20 mil operações de crédito para assegurar o crescimento de pequenas e médias empresas no Brasil, responsáveis por 27% do PIB do Brasil, segundo dados mais recentes do Sebrae.

De acordo com Castro, o caminho para o desenvolvimento do micro e pequeno empresário é abertura de crédito de forma descomplicada, e por isso as grandes parcerias B2B neste segmento estão crescendo. “A demanda por movimentações financeiras básicas, como cobranças, pagamentos e crédito integrados às plataformas dos nossos parceiros cresceu exponencialmente e a tendência é crescer ainda mais”, acrescenta o executivo.

Novos produtos

Para atender a alta demanda do setor e ebulição, o Contbank busca escalar o mercado de crédito com duas novidades: a oferta de adquirência, com maquininhas de cartão e soluções digitais de pagamento, e também o seu próprio Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC). De acordo com o CEO, esses novos lançamentos vêm para completar o portfólio do banco digital para empresas, com antecipação de recebíveis, capital de giro e crédito consignado, produtos fundamentais que têm auxiliado empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Esse avanço contou ainda com a ajuda de parcerias com empresas de software que atuam no mercado contábil e no atendimento das micro e pequenas empresas, tais como a SCI, Acessorias, Ottimizza e Migrate. “A parceria com o Contbank veio para agilizar e simplificar a oferta de soluções da SCI para contadores e empresas”, comenta Elinton Marçal, CEO da SCI, uma das primeiras empresas de tecnologia que fez os acordos comerciais e tecnológicos com o Contbank.

Atualmente a rede de Agentes de Negócios Contbank atua com presença nacional, em mais de 220 municípios, e atendem juntos mais de 250 mil empresas. “Podemos descrever que a nossa atuação ainda encontra um oceano azul de oportunidades. São infinitas as possibilidades quando unimos a análise de dados e a relação de confiança dos contadores com os donos das empresas”, finaliza Castro.

Confira mais posts do Start