Cresce o número de investidores interessados em ESG: conheça três parceiros para aplicar projetos nas empresas
85% dos diretores afirmam que sustentabilidade é um elemento importante para alocar recursos nas organizações; Especialistas comentam sobre o que executivos devem levar em consideração na seleção

A sigla ‘ESG’ ganha cada vez mais espaço nas manchetes dos jornais e nos ambientes corporativos, com grandes empresas adotando estratégias para cumprir com as metas estabelecidas em sustentabilidade. Os órgãos reguladores em diversas partes do mundo adotam regras e critérios para que companhias, em especial de capital aberto, garantam maior transparência aos acionistas.
É válido ressaltar, também, que grandes fundos de investimento estão adotando parâmetros para avaliar se as campanhas de ESG das empresas são, de fato, comprometidas com esse propósito. É o que avalia uma pesquisa realizada pela consultoria global McKinsey & Company, em que 85% dos diretores de investimento afirmam que esse é um fator importante na alocação de recursos em determinada organização.
Porém, como criar e aplicar projetos de sustentabilidade nas empresas? Confira 3 parceiros especialistas na área.
Parceiros Voluntários: Atua no desenvolvimento de tecnologia social como braço de ESG nas empresas
Fundada há 27 anos, a Parceiros Voluntários é uma OSC sem fins lucrativos e apartidária que opera como um Observatório do Voluntariado, potencializando a cultura da causa no país. Até o momento, a PV já beneficiou mais de 9 milhões de pessoas e atua na produção de tecnologias sociais e soluções personalizadas para os parceiros. A organização já atuou na co-criação de projetos para o Itaú Social, Smiles, Sebrae, Facebook, Consigaz, entre outros.
Visa o desenvolvimento social sustentável por meio da cocriação de projetos e soluções customizadas – sejam eles empresas, escolas, órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e para indivíduos que desejam exercer a prática do voluntariado, munindo a sociedade de informações. Para cada público, são desenvolvidas diferentes soluções, visando o fortalecimento do tecido social.
Think Eva: Referência em soluções para equidade de gênero no mercado corporativo
Desde 2015, Think Eva atua como consultora especialista em equidade de gênero no setor privado, construindo espaços corporativos mais inclusivos e diversos, fortalecendo a equidade de gênero nas empresas e o combate ao assédio no ambiente de trabalho. É reconhecida como referência em inteligência feminina e estratégias para a inclusão, desenvolvendo projetos customizados de comunicação e cultura para empresas. Já atuou na área de cultura com empresas como: Avon, Futurebrand, Bradesco, Magalu, Orizon, Facebook, entre outros.
Think Eva acredita na cultura ESG como um passo essencial para mudanças estruturais, desde que alinhado a um trabalho constante e coerente com o momento atual. Para a organização, só existe futuro possível com mulheres fortalecidas dentro e fora das empresas, tendo acesso a oportunidades e vivendo em uma sociedade segura e equânime.
Kiwi Consultoria e Treinamento: empresa que produz soluções em educação corporativa humanizada e auxilia negócios a avançarem em pautas sustentáveis
Há quase dois anos no mercado, a Kiwi Consultoria e Treinamento, aposta no treinamento humanizado para transformar negócios. A empresa cria projetos customizados, respeitando o tempo e o processo de cada cliente, como a The Nature Conservancy (TNC), uma organização internacional, sem fins lucrativos, com atuação no Brasil.
“Com uma consultoria personalizada e metodologia correta, colaboramos para que a TNC estruturasse e desenvolvesse a atuação de um time no estado do Pará, para aumentar a escala e alcance do seu impacto no bioma Amazônico. Em um processo ágil e focado, exploramos as raízes do problema, idealizamos possíveis soluções e juntos desenvolvemos o protótipo da principal solução. A partir disso, o time da TNC conseguiu levantar US$ 1 mi para financiar o projeto”, destaca Pam Stracke, CEO e cofundadora da Kiwi Consultoria e Treinamento.