Crescimento do comércio eletrônico ressalta a importância do trade marketing digital
Martech referência nessa prática destaca que estratégia é fundamental às vendas e ao relacionamento com clientes
Segundo pesquisa feita pela NielsenIQ Ebit, o faturamento do comércio digital brasileiro chegou a R$ 262,7 bilhões em 2022, o que representa uma alta de 1,6% em relação ao ano anterior. Diante desse crescimento e da necessidade de marcas e indústrias pensarem em estratégias de retenção e ativação de clientes no comércio eletrônico, o trade marketing digital acaba por ser uma prática indispensável para atrair a atenção do shopper, vendas e ter um bom relacionamento com ele.
“O trade marketing digital é toda a comunicação que existe nesta “última milha”, bem pertinho da decisão do shopper de “colocar o produto no carrinho ou não” em um e-commerce. O uso dessa estratégia, por meio de tecnologias, é uma das formas das indústrias tornarem o comércio digital mais efetivo e ao mesmo tempo ter presença e ativação com o cliente”, explica Emerson Spina, CCO da STANDOUT, empresa referência em inteligência em trade marketing digital.
Uma forma de fazer isso é as marcas e os varejos digitais aplicarem estratégias que mostrem como os produtos e serviços podem agregar valor à vida dos consumidores e para isso o shopper precisa ter acesso a informação.
“Um produto na home principal em falta, sem imagem ou com informações incompletas é o mesmo que uma prateleira vazia na loja física”, ressalta o executivo.
O uso de vitrines digitais é uma estratégia para a aplicação do trade marketing digital no e-commerce. A partir dessa ferramenta é possível gerar mais interesse e engajamento durante a navegação e pode resultar em um aumento médio de 60% na conversão em vendas.
“Ter conteúdos enriquecidos no comércio eletrônico otimiza a jornada de compra do shopper e proporciona uma comunicação assertiva, pois nela contém dados que ajudam o consumidor a entender a usabilidade ou aplicabilidade de um produto, por exemplo. Consequentemente, informações nesse nível contribuem para que a venda se concretize”, finaliza o executivo.
Líder em soluções de trade marketing digital, a STANDOUT é proprietária de uma solução que permite a criação, edição e publicação de vitrines digitais, bem como da distribuição automática, em layout responsivo, e em tempo real dos mesmos nos e-commerces. Além de entregar as informações úteis sobre os benefícios e diferenciais dos produtos conforme as necessidades das indústrias, a STANDOUT coleta e fornece uma série de informações do que está acontecendo com a vitrine dentro dos varejos digitais para as indústrias/marcas, o que é decisivo para futuras estratégias.
Sobre a STANDOUT:
A STANDOUT, é referência em trade marketing digital e auxilia marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos no último ponto de contato digital, que é a página de produtos dos e-commerces. Fundada em 2015, sua atuação é no modelo Software as a Service (SaaS) destinado a empresas que querem divulgar seus produtos de maneira mais eficiente nos grandes sites de comércio eletrônico do Brasil. Assim, a martech viabiliza ações de trade marketing digital que aumentam a conversão, audiência, o engajamento do shopper e devolvem inteligência em forma de milhares de dados e insights. A STANDOUT, que é TOP 1 Marketing pelo segundo ano consecutivo no 100 Open Startups além de figurar no TOP 5 em todas as edições do ranking (desde de 2016) está também entre as 100 Startups to Watch de 2019, foi 1ª colocada no LATAM RETAIL SHOW START ME UP e coleciona prêmios como o Like a Boss, do SEBRAE e Top 5 Profissional de Vendas no Prêmio E-commerce Brasil.