Conheça sete negócios que revolucionam o setor industrial

24/5/23
|
Publicado por 
Redação Start

A data é destinada para homenagear um dos setores produtivos que representam maior importância para a economia brasileira

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Assim como os outros segmentos do mercado, a indústria está cada dia mais tecnológica, inovando tanto na forma de produzir como no oferecimento de produtos e serviços mais modernos. De acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada ano passado, entre as empresas industriais, 69% já utilizavam pelo menos uma tecnologia digital, em uma lista que apresentava 18 aplicações diferentes. Em 2016, quando este estudo foi realizado pela primeira vez, 48% dos negócios faziam uso de alguma tecnologia digital em uma lista com 10 inovações selecionadas.      

No dia 25 de maio é celebrado o Dia da Indústria e pensando em como o setor está se transformando rapidamente, foram listadas sete companhias que estão contribuindo com a revolução das indústrias em diversos aspectos e se destacando no mercado.

Confira:

Universal Robots

Fundada em 2005, a Universal Robots é uma empresa dinamarquesa líder na produção de braços robóticos industriais colaborativos. Pertencente à Teradyne, tem como objetivo tornar a tecnologia robótica acessível por meio do desenvolvimento e distribuição de cobots flexíveis e colaborativos. A companhia está presente em diversos países como o Brasil e atua em várias indústrias como de alimentos e bebidas, metal e usinagem, eletrônica, automotiva, móveis, ciência, entre outras, permitindo vantagens como mais produtividade e segurança para colaboradores.                

Corning

Uma das líderes mundiais em inovação da ciência de materiais, a Corning desenvolve produtos para as áreas de comunicações ópticas, eletrônicos móveis de consumo, tecnologias para displays, automóveis e ciências da vida. Existindo há mais de 170 anos, a multinacional desenvolve inovações que têm transformado indústrias e a vida das pessoas. Já criou tecnologias para tornar o ar mais limpo, ferramentas para pesquisa em bioprodução, fibra óptica, cabos e hardware que mantêm o mundo conectado, vidros de alta qualidade para a embalagem primária no setor farmacêutico, soluções ópticas avançadas para tecnologias de última geração, compostos de vidro para oferecer resistência a arranhões, vidros para naves espaciais, o Gorilla® Glass, vidro revolucionário para dispositivos móveis, entre outros.              

Printi

Fundada em 2012 por Mate Pencz e Florian Hagenbuch, a Printi é uma gráfica online voltada para descomplicar o acesso de micro e pequenas empresas a materiais gráficos de qualidade e com preço justo. Desde 2014, o grupo global Cimpress, investe na Printi e em 2020, tornou-se o principal detentor da companhia. Atualmente, a Printi é membro da ABF (Associação Brasileira de Franchising), além de ser pioneira nas práticas de Web2Print e Web2Pack no Brasil, com e-commerce disponível 24 horas por dia. Nos últimos dois anos, a Printi cresceu 86% e se consolidou como uma das maiores gráficas online da América Latina. A empresa já  entregou mais de 3 milhões de pedidos e possui parcerias com Air Liquide, Loft, Casa de Bolos, Sumup, Sebrae, Live University, Porto Seguro, Claro (WIP) e Beep Saúde.

Run More

Desde 1996 no mercado, a Run More é uma marca referência de moda feminina esportiva e beachwear. Reconhecida pela qualidade e modelagem de suas peças, a marca atua com foco na sustentabilidade, seja por meio de suas coleções ou de seus processos de produção e relacionamento com colaboradores e sociedade. Atualmente, a Run More conta com mais de 750 lojistas atendidos por 14 representantes em nove estados brasileiros - RS, SC, PR, SP, MG, GO, MS, MT e RO. Possui uma loja conceito em Lajeado (RS), quatro franquias – Gramado (RS), Itapema (SC), Curitiba (PR), Passo Fundo (RS),  uma loja outlet e loja Online. Em 2023, a empresa tem expectativa de crescimento em mais de 20%, com a expansão de franquias pelo país. Recentemente, realizou um investimento de mais de R$5 milhões na tecnologia da Kornit Altas Max, uma máquina de estamparia sustentável, que por meio de um processo eco-friendly, não tem uso de água e geração de resíduos contaminados, que permite aumentar a capacidade de produção diária  para mais de 600 peças por turno.

Texneo

Uma das principais indústrias têxteis da América Latina, a Texneo, foi fundada em 1994 pelos irmãos Ricardo Axt e Fabrício Axt, e tem foco na produção de malhas em rolo para os segmentos sportswear, beachwear, underwear e lifewear. A empresa investe e acredita na tríade de sustentabilidade, inovação e olhar humano para desenvolver seus produtos e ampliar seu atendimento em todo território nacional e outros 17 países.

GaussFleet

Fundada em 2018 pelos empreendedores Denis Alonso, Alexandre Carvalho, Vinicius Callegari e Alan Ribeiro, a GaussFleet é a maior plataforma SaaS de gestão de máquinas móveis para construtoras, operadores logísticos e siderúrgicas, que de forma inovadora utiliza geoprocessamento, telemetria avançada e IoT na gestão de máquinas pesadas dentro de minas, obras e usinas. A startup tem como missão tornar a indústria de base brasileira mais competitiva por meio da tecnologia e algoritmos próprios, de forma desburocratizada.

COGTIVE

A COGTIVE é uma indtech fundada para sanar a necessidade de tecnologia para apoiar gestores na tomada de decisão de chão de fábrica focado em ganho de produtividade, independentemente do setor. A startup, que está entrando no mercado de Chicago (EUA) com apoio do Startup OutReach Brasil, utiliza IoT (Internet das Coisas) e Inteligência Artificial para coletar dados no chão da fábrica e identificar oportunidades, gargalos, reduzindo custos e otimizando estoques, possibilitando que fábricas desbloqueiem sua capacidade oculta e alcancem sua máxima performance.

Confira mais posts do Start