Gramado Summit abre temporada de podcasts 2024 com representantes do Sebrae RS
Durante o podcast, André Godoy, diretor-superintendente do Sebrae RS, e Alcir Cardoso, head de startups, falam sobre a atuação da instituição no Rio Grande do Sul

Falando sobre as ações do Sebrae RS quando se trata de investimentos e apoio ao empreendedorismo gaúcho, André Godoy, diretor-superintendente do Sebrae RS, e Alcir Cardoso, head de startups do Sebrae, são os convidados do podcast da Gramado Summit para abrir a temporada de 2024.
Apesar do Sebrae parecer ser uma instituição mais conservadora e cautelosa, Godoy compartilha como se construiu essa relação entre a instituição com negócios com o viés mais inovador e tecnológico.
Por esse motivo, ele acrescenta que foi criado o Sebrae X, para fazer a conexão ainda mais aberta entre Sebrae e o ecossistema de inovação gaúcho, por meio de uma união de diversas ações que foram responsáveis pela explosão da participação do Sebrae no setor.
Ele destaca ainda que o Sebrae RS atua de maneira diferente da atuação de Sebraes de outros estados, como por exemplo, a autonomia e abertura de colaboradores e gestores na tomada de decisões, assumindo a responsabilidade de cada decisão. Dessa forma, o trabalho realizado pela instituição se torna mais fluido e eficiente. Fazendo uma alusão a infraestrutura de um estádio de futebol, André compartilha como o gestor deve atuar quando o assunto é inovar em equipe e transformar cenários.
“Fazer gestão é tu saber quem são os caras que vão jogar contigo desde o primeiro momento, os que estão alí preparados mas não muito convictos, que é nesses que tu tem que trabalhar, para convencê-los de que aquilo que está sendo proposto é bom, pra mostrar qual é o propósito daquilo, para disseminar aquela cultura. Os que estão lá em cima, são aqueles que tu tem que se livrar deles, porque eles não vão jogar contigo e vão atrapalhar o resto do time. A equipe do Sebrae RS é uma equipe muito valiosa, muito unida, e o propósito do Sebrae é muito legal, que é transformar a vida das pessoas por meio do empreendedorismo”, comenta Godoy.
Durante o podcast, Alcir Cardoso compartilha também como foi o processo para se inserir no Sebrae X, sendo um processo desafiador, visto que o Estado precisava de ações voltadas para as startups da região. Além disso, ele destaca a importância de olhar para as empresas de forma mais aberta e não lidar apenas com o CNPJ, mas lidar com sonhos de empreendedores que buscam transformar vidas por meio de soluções inovadoras.
“Quando a gente compreende esse propósito, de você não atuar com empresas, não atuar com startups, você está atuando com sonhos. Porque você vê ali pessoas que estão arriscando tudo, o seu acerto da última empresa, a sua aposentadoria, estão largando uma carreira bem-sucedida de anos. Tudo por quê? Porque ele quer empreender. Literalmente a gente atua no Sebrae, em qualquer uma das posições, com sonhos, e é isso que nos move como propósito do Sebrae”, aponta Alcir.
O podcast vai ao ar hoje, às 19h, no canal oficial do YouTube da Gramado Summit.