Gramado Summit e AKVO ESG: parceria sustentável que transforma eventos em referência ambiental

24/7/24
|
Publicado por 
Redação Start

Colaboração de dois anos entre a Gramado Summit e a AKVO ESG aprimora a gestão de emissões de carbono, destacando a importância da sustentabilidade e inovação no setor de eventos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em uma parceria estratégica para garantir a preservação e sustentabilidade das suas ações, a conferência de inovação Gramado Summit e a AKVO ESG, startup que oferece uma plataforma que calcula emissões de GEE, inventário, gestão e compensação, vem ampliando seus resultados relacionados às emissões de carbono no meio ambiente. A parceria entre ambas as empresas já dura dois anos e enfatiza cada vez mais a importância de promover iniciativas que as engajem na sustentabilidade de mãos dadas com a inovação.

Tomaz Tomazoni, diretor técnico da AKVO ESG, afirma que de 2023 para 2024, a forma de coleta dos dados com apoio da equipe da Gramado Summit foi aprimorada em busca de melhores resultados. Além disso, houve uma maior precisão dos cálculos no processo, automatizando-o com o uso integral de uma plataforma online. Ele destaca que, em 2024, houve ainda um aumento da transparência do processo e maior engajamento da equipe e dos participantes durante o evento, coletando e calculando a pegada de carbono em tempo real.

“Com a nossa parceria, entendemos que contribuímos com a organização do evento por dispormos de uma equipe especializada, que cuida de todo o processo, da coleta de dados a compensação das emissões. Além disso, com nossa presença no evento, engajamos e educamos sempre o máximo de pessoas sobre sustentabilidade. A compensação de emissões do evento com créditos de carbono originados na Amazônia envolve calcular as emissões geradas e apoiar projetos que preservam a floresta, neutralizando assim o impacto climático. Os principais desafios foram garantir a precisão dos dados, engajar participantes e gerenciar os custos das ações”, comenta Tomaz.

Para eventos de grande porte, como a Gramado Summit, Tomaz aponta que existem inúmeros benefícios, tanto em termos ambientais quanto de imagem institucional, como a redução do impacto ambiental, que ajuda a mitigar mudanças climáticas com apoio a projetos sustentáveis. Em termos de imagem, Tomaz destaca que pode melhorar consideravelmente a reputação do evento, atraindo patrocinadores e diferenciando a Gramado Summit como líder em sustentabilidade.

“Vamos focar em reduzir emissões desde a origem, investir em tecnologias emergentes, expandir parcerias estratégicas, capacitar stakeholders e melhorar continuamente nossos sistemas de medição e relatórios para garantir transparência e precisão. No próximo evento, iremos além da compensação de carbono, trabalhando outros aspectos ESG para demonstrar o impacto positivo que a Gramado Summit já possui e de que formas esse impacto pode ser ampliado na sociedade”, conclui Tomaz.

Confira mais posts do Start