Influência digital dos pets: conheça histórias que inspiram a saúde e o bem-estar animal por meio das redes sociais

5/8/24
|
Publicado por 
Redação Start

Em entrevista, os tutores dos influenciadores Pituco, o gatinho mais expressivo do mundo, e a Família Surf Dog, contam suas histórias ao longo da trajetória de fama e da influência

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nos últimos anos é possível notar uma certa ascensão da presença animal no ambiente digital. Essas fofuras têm ganhado cada vez mais espaço e acumulado milhares de seguidores apaixonados por acompanhar a rotina, os cuidados, situações divertidas e engraçadas que envolvem os pets. Segundo uma pesquisa realizada pela Comissão de Animais de Companhia (COMAC) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), em 2020, o fenômeno é acompanhado de dados que mostram que mais de 37 milhões de domicílios no Brasil contam com algum pet, sendo a maioria cães e gatos. Os dados mostram que são mais de 54 milhões de cachorros e quase 30 milhões de gatos, das mais variadas raças. 

A pesquisa mostra ainda que o Brasil fica atrás somente dos Estados Unidos, que contam com mais de 135 milhões de pets acompanhados dos seus tutores no país. É evidente que, para os amantes dos animais de estimação, acompanhar a rotina de outros pets é muito mais encantador e chamativo do que acompanhar a rotina de um influenciador, algo que tem gerado uma oportunidade de mercado para os tutores que desejam compartilhar a rotina dos seus filhos de quatro patas.

Para falar um pouco sobre o tema, a equipe da redação Start convidou os tutores de dois fenômenos das redes sociais para compartilhar a trajetória dos pets no mercado digital e sobre como foi benéfico para estimular os cuidados e a afeição das pessoas com os animais. Gabriel Cunha, tutor do famoso Pituco, compartilha que tudo começou quando ele, a esposa Mayara e alguns amigos começaram a notar que o gato tinha um rostinho engraçado, aparentando uma cara de bravo e entediado. Algo que começou ainda em 2018, quando ele e a família adotaram o gato.

Após essa percepção, Gabriel conta que decidiu criar uma conta no Tiktok para o gato, no início de 2021. Até fevereiro de 2023, foram compartilhados cerca de 10 vídeos em situações aleatórias do dia a dia, até que em março um vídeo viralizou e alcançou cerca de 500 mil visualizações, justamente pela feição engraçada do Pituco. A partir disso, ele e a esposa decidiram postar de forma mais frequente, sem a pretensão de o tornar influenciador e ter uma rotina de postagens, e sim, somente por diversão e porque os seguidores passaram a pedir para mostrar mais do Pituco. Além do Pituco, Gabriel e a esposa também são tutores das gatas Peruca e Pitica.

Foto: @pitucoss
"Logo percebemos que ele foi se tornando um personagem para as pessoas que nos acompanhavam e existia um interesse de saber mais sobre a rotina e os causos dele. Em junho de 2023 começamos a usar o instagram também, e neste um ano alcançamos mais de 90 mil seguidores em cada uma das redes. Os Pituquetes, como chamamos os seguidores do Pituco, o tratam com muito amor nas mensagens privadas, mas nas publicações fazem piada com ele. Desde a primeira postagem viral foi assim, nós rimos muito das piadas que fazem nos comentários. E isso acaba sendo algo muito positivo, porque lá podemos responder os seguidores, todos param para comentar algo engraçado, interagir conosco ou ler os comentários existentes, prendendo muita atenção em nossas postagens e aumentando o engajamento nas publicações”, comenta Gabriel. 

Além disso, ele conta que o Pituco tem uma comunidade com 1700 pituquetes apaixonados, que interagem entre si e com os conteúdos que eles enviam do Pituco na sua rotina divertida.

“Uma vez uma seguidora gravou uma série de áudios gritando porque nós mandamos uma selfie do Pituco para ela, e o envio de fotos acabou se tornando uma interação comum porque diariamente recebemos pedidos de fotos dele e mandamos com todo carinho uma foto exclusiva dele. Mas são diversos momentos marcantes e engraçados, como terem colocado uma foto dele como fundo de tela de um computador na UFAM, seguidores de outros países e seguidores relatarem que a família ou amigos utilizam figurinhas do Pituco no Whatsapp”, conta.

Segundo ele, as publicações em formato de meme relatam situações da própria rotina do gato, e que a feição do Pituco reflete o sentimento da família e dos seus seguidores. Ele conta que muitos seguidores se sentem representados pelas reações do pituco nos memes e vídeos que são criados. Por esse motivo, ele aponta que o número de interações acaba sendo alto.

“Ele é muito expressivo, então temos vídeos para todo tipo de situação em que cabe uma reação dele”, afirma. 

Sobre o planejamento, Gabriel conta que ainda é um pouco difícil conciliar a rotina de trabalho formal com a rotina do Pituco como influenciador. Porém, ele e a esposa tentam manter alguns vídeos roteirizados, outros já gravados e editados como rascunho, algo que contribui com a rotina de publicações. Outra estratégia utilizada é trazer nas publicações temas em alta na semana, algo que também contribui com o engajamento dos seguidores.

“Sem dúvidas, notamos muitas melhorias no bem-estar do Pituco e das irmãs dele. Nós sentimos que atualmente nós interagimos muito mais com eles, diversas marcas nos enviam mimos (petiscos, brinquedos e etc) que eles amam. Além disso, a renda que obtemos com os perfis é totalmente revertida para a qualidade de vida deles, como tratamentos veterinários com especialistas, uso de produtos melhores e gratificação em nossa casa. Estamos nos mudando para a capital do nosso estado, Vitória no Espírito Santo, e entendemos que isso ajudará bastante em parcerias e publicidades. Também estamos planejando o lançamento de novos produtos em nossa loja online, onde vendemos itens com estampas do Pituco e tem dado muito certo”, conclui Gabriel.

Falando sobre outra história inspiradora no mundo dos pets influenciadores, a redação Start conversou com Camila Tani, tutora dos animais da Família Surf Dog, junto com seu marido Ivan Moreira. Diferente de Pituco, um gato cuja expressão cativou o público, a Família Surf Dog é conhecida pela habilidade de surfar. Os cachorros da família, liderados pelo campeão mundial Bono, conquistaram fãs ao redor do mundo com suas aventuras. Camila conta que a inserção do Bono no mundo da influência digital foi de uma forma muito natural. Tudo começou com o Ivan que comprou uma prancha e começou a surfar com Bono. 

Foto: Aline Linck

Ela conta que eles começaram a surfar muito bem juntos e foram para o campeonato de Surf Dog na Califórnia. Depois desse primeiro título mundial de Surf Dog, o Bono passou a ser um fenômeno na televisão, participando de diversos programas, como Fantástico, Encontro com Fátima Bernardes e até mesmo tendo seu próprio programa no Canal Off. Camila compartilha que, a partir disso, o Bono e o Ivan passaram a ganhar muita fama como resultado do primeiro campeonato.

“Os anos foram passando, os títulos foram aumentando e a gente entendeu que fazia sentido se dedicar mais a esse meio digital”, diz Camila. 

No total, o Labrador chocolate, Bono, acumulou cinco títulos de campeão mundial de Surf Dog ao longo da sua carreira. Atualmente a família conta com mais membros, além do Bono, sendo eles a Cacau, a Mukeka e a gatinha Cocada.

“A gente começou a passar do Bono para a família a inspiração para as pessoas buscarem uma qualidade de vida ao lado dos seus pets e praticarem esportes ao lado deles. A gente fala muito sobre saúde animal. Nosso perfil foi a inspiração. Tudo veio do surf”, comenta Camila.

Segundo ela, um dos maiores desafios nessa profissão é a instabilidade do trabalho digital, onde muitas vezes o algoritmo não entrega tanto os conteúdos para o público. Ela aponta que esse é o momento em que é necessário um bom planejamento e aprender a não ficar vulnerável. Camila conta que a rotina de criação de conteúdo é baseada na rotina de cuidados diários dos próprios cães, as viagens e as atividades desenvolvidas, como o treinamento de surf e passeios em família. Apesar da rotina natural de criação de conteúdo, a Família Surf Dog também precisa lidar com criação de conteúdos para as publicidades, onde o conteúdo precisa ser bem pensado, planejado, roteirizado e gravado. Ela conta que nem sempre a criação de conteúdo com os pets é fácil, porque às vezes os cães não estão dispostos, e é preciso respeitar esse momento.

“A gente começou com as marcas embaixadoras do nosso perfil e da nossa família. Lá atrás, desde quando Bono era atleta e competia no Surf Dog. Antigamente as marcas não fechavam publicidade pontual no nosso perfil, elas eram simplesmente embaixadoras do Bono e patrocinadoras do Bono nos campeonatos. A gente tem relações muito antigas com algumas marcas, como a Select e MSD Saúde. São marcas que estão com a gente há muitos anos. Para a gente não faz sentido ficar fazendo publicidade pontual, porque a gente fala muito sobre saúde animal, sobre qualidade de vida”, afirma Camila.

É evidente que a influência digital tem um impacto imenso em diversos segmentos de mercado, e o setor pet não é diferente. Camila ressalta que as marcas têm percebido que a estratégia de trabalhar com influenciadores é extremamente assertiva para a venda de produtos.

"Para o segmento pet, essa abordagem é igualmente eficaz. As marcas estão investindo mais em influenciadores e em embaixadores de marca do que em publicidade pontual em veículos tradicionais, como a TV", afirma.
Foto: Alice Linck

Com a aposentadoria de Bono, a expectativa agora se volta para Cacau, filha do campeão.

"Cacau foi treinada com muito cuidado e está sempre feliz em cima da prancha. Claro que queremos ganhar e trazer o hexacampeonato para a família, mas o mais importante é que ela se divirta", enfatiza Camila.

Em 2020, Camila e Ivan lançaram a Pet4 Agency, uma agência voltada para o marketing de influência no mercado pet.

"Na época, vimos uma oportunidade de mercado devido ao nosso conhecimento em publicidade adquirida com o perfil do Bono, que depois se tornou a Família Surf Dog. Já entendíamos de precificação, mídia kit, comunicação com marcas e entrega de conteúdo. Decidimos usar essa expertise para ajudar outros influenciadores e criar uma ponte com as marcas", explica Camila. A agência oferece serviços como agenciamento, representação comercial para influenciadores e curadoria para empresas que desejam ativar pet influenciadores.

Além da Pet4 Agency, duas novas agências foram lançadas: a Hub Zero Zero, segmentada para entretenimento, e a Arena 37, focada em esportes.

"Nosso objetivo é profissionalizar o mercado e a carreira dos influenciadores, ajudando-os a se tornarem marcas capazes de desenvolver negócios e penetrar novos mercados", ressalta Camila.

Para o futuro, Camila destaca as expectativas e os planos para Cacau, que foi inserida no mundo das competições de Surf Dog. No último sábado, 03, Cacau competiu em seu primeiro Mundial de Surf Dog e foi vencedora em 4 categorias da disputa.

"Este ano é muito especial para nós. É um projeto que já estava em mente e um desejo pessoal do Ivan de competir com Cacau. Queremos continuar aproveitando a vida com nossos pets, compartilhando informações com nossos seguidores sobre qualidade de vida, saúde e bem-estar dos cães", conclui.

Confira mais posts do Start