Instituto Caldeira lança Futuros Possíveis - Summer Job, programa inspirado em iniciativa de Nova York

27/9/24
|
Publicado por 
Redação Start

O programa, que será oficialmente lançado durante a Semana Caldeira 2024, oferece capacitação e experiência de trabalho para jovens de escolas públicas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Instituto Caldeira, hub de inovação localizado em Porto Alegre (RS), anuncia um novo programa educacional: batizado de Futuros Possíveis - Summer Job, o projeto será oficialmente lançado durante a Semana Caldeira 2024, que acontece entre os dias 23 e 27 de setembro. O Futuros Possíveis é inspirado no Summer Youth Employment Program, do Department of Youth & Community Development ("Departamento de Desenvolvimento Juvenil e Comunitário") de Nova York, nos Estados Unidos; e será realizado em parceria com o Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul e com a embaixada norte-americana. Além de uma imersão técnica de três meses, o programa inclui a possibilidade de os participantes terem uma experiência de trabalho de quatro a seis semanas em uma empresa de alto potencial, recebendo uma bolsa de R$ 1 mil no período.

"Ao longo da capacitação, os alunos vão desenvolver não só habilidades técnicas e praticar o inglês, mas também aprimorar habilidades comportamentais e ter uma experiência de imersão no Caldeira, em contato com grandes empresas e profissionais, e podendo participar de eventos exclusivos", destaca Felipe Amaral, Diretor do Campus Caldeira. "As aulas são bilíngues, com vivências e conversação em inglês, atividades de integração com o mercado, e um ambiente de cocriação, com o aprendizado baseado em projetos. Queremos incentivar o protagonismo e a proatividade dos participantes."

Para esta edição do Futuros Possíveis, foram selecionados 100 jovens que estão cursando o 2º e o 3º anos do Ensino Médio em escolas públicas da região de Porto Alegre. A capacitação dos participantes começa neste mês e vai até dezembro, dividida nas etapas Summer Program (imersão técnica no mundo do trabalho e da inovação) e Summer Camp (um evento de imersão prática no desenvolvimento das habilidades exploradas no programa). Um evento de formatura será realizado no Instituto Caldeira ao fim do ciclo, para celebrar com os alunos o encerramento.

Por fim, dos 100 participantes, 50 serão selecionados para a experiência de trabalho Summer Job, uma imersão profissional de quatro a seis semanas em uma empresa da Comunidade Caldeira. A experiência de trabalho acontece durante as férias de verão, e concede aos jovens selecionados uma bolsa de R$ 1 mil pelo trabalho executado.

Mais novidades na Semana Caldeira

Com a projeção de ser a maior Semana Caldeira até hoje - em número de atividades, palestrantes e público -, a edição 2024 do evento vai contar com mais de 80 atividades, palestras e conteúdos organizados em eixos temáticos, além de marcar também a reinauguração do primeiro andar do instituto, que passou por um intenso processo de limpeza e restauração após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no início de maio. Mais de 10 mil pessoas são esperadas ao longo dos cinco dias de programação. Para participar, é preciso se inscrever no site, onde também está disponível a programação completa.

Além do programa Futuros Possíveis - Summer Job, o Instituto Caldeira vai fazer outros lançamentos durante a Semana - entre eles, o quarto ciclo do Conecta, programa de inovação aberta do hub; e o Espaço Gastronômico Paralelo. Dentro do Campus Caldeira, a plataforma de educação do instituto, será oficialmente lançada também a disciplina eletiva Ecossistemas de Inovação para escolas privadas membras do Caldeira, que tem o objetivo de proporcionar aos participantes uma experiência de interconexão com um hub de inovação e tecnologia e com sua comunidade, além de ampliar os horizontes dos alunos para as carreiras de futuro e desenvolver habilidades empreendedoras.

"Em março deste ano, reunimos no Caldeira 90 alunos das escolas Rosário, Monteiro Lobato, Farroupilha e Israelita, para o 1º Dia D interescolas", conta Felipe Amaral. "O resultado foi tão bom que, alguns dias depois, tivemos, provocados pelas escolas, a ideia de estender essa experiência e proporcionar aos alunos das escolas membros uma disciplina eletiva aqui no Instituto Caldeira."

A disciplina vai de setembro a novembro, somando 25 horas de carga horária. Será uma oportunidade para que os alunos compreendam os processos de inovação no âmbito dos negócios, entendendo como fazer inovação na prática. A meta é que, por meio dessa jornada, os jovens desenvolvam as características que são, na visão do Instituto Caldeira, cruciais para navegar na chamada Nova Economia: aprendizagem contínua, atitude empreendedora, entusiasmo, sonhar grande/ambição, colaboração/comunidade, e antifragilidade. Além de mentorias com empreendedores da Comunidade Caldeira, os alunos participarão de um demoday ao final da disciplina, e terão a possibilidade de acessar o programa Kickstart, de criação e originação de startups.

A Semana Caldeira também será o momento de apresentação do novo espaço físico do Campus Caldeira, que vai receber programas e projetos como o Geração Caldeira, o Innovation Day, bootcamps de verão, cursos e formações com parceiros, e as próprias aulas do Futuros Possíveis e da disciplina eletiva Ecossistemas de Inovação.

O tema da Semana Caldeira 2024 é "Navegando em Tempos Incertos: ideias e reflexões sobre o futuro", inspirado no momento vivido pelo hub e pelo estado do Rio Grande do Sul. "Queremos provocar reflexões e discussões relevantes sobre como empreendedores, empresas e cidades podem navegar em tempos tão desafiadores, onde passamos por catástrofes climáticas, pandemias, e transformações tecnológicas rápidas e profundas", conta Pedro Valério, Diretor Executivo do Instituto Caldeira. Saiba mais sobre o evento aqui.

Confira mais posts do Start