Investidora e fundadora do Ações Garantem o Futuro, Louise Barsi, fala sobre o universo dos investimentos
O programa de educação financeira AGF já formou mais de 15 mil investidores em todo o país

Com 27 anos, Louise Barsi, Analista CNPI formada em economia e contabilidade, e sócia-fundadora da empresa Ações Garantem o Futuro (AGF) é uma das palestrantes convidadas para a edição de 2023 da Gramado Summit. Nessa entrevista, Louise fala sobre a carreira no mundo dos investimentos e dá dicas iniciais para quem quer se tornar um investidor, garantindo um futuro previdenciário de qualidade.
1 - Como você acha que os seus ensinamentos sobre finanças podem impactar/influenciar na vida das pessoas?
Acho que a história do Barsi está aí para provar que a educação financeira não deve ser pensada como algo somente atingível para a parcela rica da população, muito pelo contrário, pessoas bem educadas financeiramente tenderão no futuro a depender cada vez menos do assistencialismo do governo. O que gera mais independência de pensamento e não permite que a população viva de migalhas.
A educação financeira é tudo e deveria estar na educação de base. Por meio do AGS a gente tenta democratizar e desmistificar o mercado acionário, mostrando que é possível sim você fazer uma carteira previdenciária começando com pouco por mês, investindo com consistência, pensando a longo prazo, e que no futuro as boas empresas poderão te pagar uma renda.
3 - Quais dicas você pode dar pra quem quer se tornar um investidor?
A dica que dou é que tem que sobrar no final do mês. Você tem que pagar os seus boletos e um desses boletos, quando você já fica mais amadurecido como investidor, vai ser aquele seu boleto do seu futuro. Então a gente fala muito sobre a questão da espécie de contribuição previdenciária, só que na bolsa.
Para quem quer se tornar investidor, o primeiro passo é ter que fazer sobrar no final do mês e o segundo passo é fazer com que esse dinheiro renda melhor a longo prazo.
4 - Como foi o processo de criação do Ações que Garantem o Futuro?
O Ações Garantem o Futuro foi criado na década de 70, com um estudo de mesmo nome. Ele nasceu da crença do Barsi de que o governo não seria capaz de prover uma previdência, uma renda sustentável e digna para todos, então ele buscou fazer isso na bolsa, replicando exatamente (só que numa escala muito menor, no que cabia no bolso dele) o que os controladores de grandes empresas já consolidadas faziam. Comprar boas ações a bons preços, que paguem bons dividendos. Eu, Felipe e Fábio montamos a empresa (AGF), que já levou educação financeira por meio do jeito Barsi de investir para mais de 15 mil alunos.
5 - Como foi a influência do seu pai para você se tornar quem é hoje?
A influência do meu pai começou desde a infância e adolescência, quando ele começou uma carteira previdenciária pra mim. A partir daí os resultados e os julgamentos foram muitos. Primeiro, eu descobri que eu me apaixonei por ações e hoje trabalho com isso, então descobri uma profissão, hoje ganho dinheiro com isso, e segundo, me fez uma adulta muito mais responsável com meu dinheiro.
6 - O que você espera da sua participação na Gramado Summit?
Estou com muita expectativa que na Gramado Summit a gente mostre uma nova perspectiva para as pessoas. Geralmente a bolsa acaba ganhando popularidade nos momentos em que as melhores oportunidades não estão em evidência. Quando a bolsa sai muito na mídia, nos jornais, na televisão, os preços já estão lá em cima e as pessoas são atraídas justamente pela alta valorização. Então eu espero mostrar para as pessoas que o momento de investir na bolsa é sempre.
Não existe o melhor momento, a melhor ação, existe você fazer contribuições mensais, aportes mensais, e consistentes ao longo do tempo para que a bola de neve dos dividendos crença e obviamente te dê uma renda no futuro.
7 - Quais dicas você pode dar para investidores não caírem em erros antes de comprar ações ou vender ações?
A dica que eu daria pode parecer boba, mas muitas pessoas não seguem essa dica, querem saber o que está barato no momento, mas não estudam sobre o ativo.
Então por exemplo, a carteira do banco X ou banco Y recomendam que você tenha tal carteira caso o candidato A vença, ou tal carteira caso o candidato B vença, mas tudo pode acontecer, com o candidato A ou candidato B vencendo.
Às vezes as expectativas dessas pessoas não se concretizam e ela acaba ficando no seu portfólio com empresas que ela não sabe o produz ou o que vendem, não sabem porque compraram, e ficam aquelas “galinhas mortas”.
A dica é, antes de vocês comprarem uma ação, um ativo, entenda, escreva sobre a empresa, e se você não conseguir definir em um parágrafo o que essa empresa produz ou vende, seja serviço ou produto, você estará começando com o pé errado. A parte qualitativa, você não consegue definir se determinada ação está cara ou tá barata.
8 - Se você pudesse definir quem é Louise de quando começou tudo e quem é a Louise de agora, o que você falaria?
A Louise de 10 anos era muito jovem e escutava muito a opinião dos outros, a Louise de hoje é extremamente convicta dos seus valores e de quem é, independente do sobrenome.
Se você deseja aprender mais com a Louise e outros 200 nomes, o seu lugar é na Gramado Summit 2023. A próxima edição ocorre de 12 a 14 de abril, no Serra Park, em Gramado/RS. São esperados mais de 10 mil visitantes de todo o território brasileiro, interessados em tecnologia, inovação e mercado financeiro. Para adquirir um ingresso e não ficar de fora da maior feira de negócios do país, confira o site do evento.