Maio Amarelo: 90% dos acidentes no trânsito ocorrem por falha humana

30/5/23
|
Publicado por 
Redação Start

Especialista ressalta a importância da saúde mental e as contribuições da psicologia para melhorar o cenário

Ricardo Mattos - CEO da Vetor Editora | Foto: Divulgação - Vetor Editora
Ricardo Mattos - CEO da Vetor Editora | Foto: Divulgação - Vetor Editora

Uma das principais causas de acidentes em estradas acontece por falha humana, 90%, é o que aponta o levantamento realizado esse ano pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET). A desatenção, imprudência e a imperícia dos motoristas são os fatores mais apontados quando falamos dos riscos nas estradas. Com os 10 anos da campanha de conscientização no trânsito, é necessário debater não apenas políticas públicas para o trânsito, mas também o cuidado com a saúde mental dos motoristas brasileiros.

Há mais de 56 anos, a Vetor Editora, empresa cinquentenária com foco em pesquisa, desenvolvimento e geração de conhecimento por meio de conteúdos especializados para a área psicológica, neuropsicologia, organizacional e educacional; contribui com o exercício da psicologia nesse meio com seus conteúdos e testes que colaboram para um trânsito mais seguro.

Segundo a pesquisa britânica Vitality Health, realizada em parceria com a universidade de Cambridge, especializada em seguro médico privado, pessoas que passam horas no trânsito, seja ao volante ou no transporte público, estão mais predispostas ao estresse e à depressão, além de terem dificuldades para dormir.

“O trânsito expõe os motoristas a uma série de informações visuais, auditivas que podem elevar o nível de estresse e exigem sua atenção. Moradores dos grandes centros brasileiros passam em média 21 dias por ano no trânsito, segundo a Pesquisa Mobilidade Urbana 2022, conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito em parceria com o Sebrae. Qual o impacto disso na condução segura do veículo?”, reflete Ricardo Mattos, CEO da Vetor Editora.

Ele explica que o cuidado com a saúde mental não se aplica apenas a quem já enfrenta o trânsito no dia a dia, mas também para avaliar aqueles que desejam ser futuros condutores, prevendo a probabilidade de um motorista se envolver em acidentes:

“Hoje nós chamamos de perícia psicológica do trânsito e não mais testes psicotécnicos. O objetivo é verificar se os candidatos têm as condições mínimas de dirigir de forma segura para ele e para a sociedade”.

Entre as habilidades exigidas nessa obtenção ou renovação da CNH estão aspectos cognitivos como inteligência, memória e três tipos de atenção: a concentrada, importante para avaliar o foco do motorista no ato de dirigir, a dividida, fundamental para avaliar a atenção a diferentes estímulos simultâneos; e por último a atenção alternada, vinculada a importância de se conseguir alternar o foco quando está conduzindo um veículo. Além desses aspectos, são avaliados a capacidade de juízo crítico, comportamento e traços de personalidade.

A Vetor Editora foi fundamental para a introdução da avaliação psicológica no processo de avaliações compulsórias como a de CNH e porte de arma no Brasil. Desde a sua fundação tem desenvolvido testes de qualidade e conta com instrumentos psicológicos atualizados com pesquisas nacionais, que ajudam a melhorar não apenas a qualidade de vida no trânsito mas contribuem com uma sociedade mais responsável, dentro e fora das estradas. Dentre os instrumentos oferecidos hoje pela empresa, cerca de 30  podem ser usados para perícia psicológica no contexto do trânsito.

Sobre a Vetor Editora:

Fundada há 56 anos, a Vetor Editora é uma empresa voltada para pesquisa, desenvolvimento e geração de conhecimento, por meio da publicação de testes psicológicos, instrumentos multidisciplinares e livros destinados às áreas de psicologia, fonoaudiologia, neuropsicologia, pedagogia, psicopedagogia, educacional e outras. Destaque no 25º Top Of Mind de RH na categoria "Tecnologia de Testes e Avaliações/Assessment”, a empresa também presta serviços de contratação, consultoria e treinamentos para Recursos Humanos de organizações por meio de sua linha de negócios, a Vetor Serviços, oferece cursos presenciais e a distância (EaD). Além disso, possui uma plataforma, a VOL Vetor Online, que oferece a possibilidade de aplicação e correção de instrumentos e testes psicológicos online.

Confira mais posts do Start