Nanodegrees aceleram carreira de estudantes da Ciência da Computação
O curso da Atitus Educação capacita alunos para acesso ao mercado de trabalho já no final do primeiro semestre

A urgência dos tempos em que vivemos aplica-se também à educação, exigindo cursos dinâmicos e que conectem estudantes a possibilidades de emprego. É por isso que a Atitus Educação investe cada vez mais nos nanodegrees, metodologia de formação em Ciência da Computação em que os alunos recebem certificados por etapas, ficando aptos para atuar em um novo ramo específico a cada fase concluída.
O objetivo do curso é desenvolver habilidades para o mercado de trabalho. Entre as vantagens desse tipo de formação estão agilidade e flexibilidade, aplicação prática e reconhecimento do mercado.
Conforme o coordenador do curso de Ciências da Computação, Eduardo Isaia Filho, os nanodegrees são atualmente a melhor forma que o estudante tem de obter certificações intermediárias antes de ter a formação acadêmica concluída. O estilo focado e objetivo desse tipo de formação oferece uma visão mais clara do que está sendo estudado. Além disso, há alinhamento com as necessidades profissionais de hoje em dia, aproximando muito mais a graduação do mercado de trabalho do que um curso normal.
“A cada semestre o aluno recebe um nanodegree, uma certificação que qualifica ele para exercer uma determinada função no mercado de trabalho. À medida que ele conclui o semestre, cumpre uma carga horária que contempla as skills que o nanodegree oferece, e recebe essa certificação. Isso faz com que o aluno possa disputar vagas de mercado muito mais rápido que aqueles que não têm informações intermediárias, porque a gente está certificando que esse aluno já tem as competências para exercer uma determinada função que o mercado exige”, explica Isaia Filho.
Para a aluna Ana Karolina Maciel, esta certificação semestral representa uma oportunidade significativa de consolidar todo o conhecimento adquirido, proporcionando um registro tangível do progresso no curso.
"Essa certificação não apenas valida nosso papel como estudantes, mas também nos permite reconhecer de maneira mais clara nosso processo e crescimento profissional", afirmou ao explicar que, ao utilizar o conhecimento no mercado de trabalho é possível demonstrar a aplicabilidade prática do conhecimento adquirido. "Essa habilidade de transferir efetivamente nossas competências para a prática fortalece ainda mais nossa confiança e destaca a relevância do aprendizado contínuo em nossa trajetória profissional", conclui.
Na Atitus Educação, os nanodegrees já estão disponíveis na graduação de Ciência da Computação. Conforme o vice-presidente de Inovação, Daniel Quintana Sperb, há previsão de ampliar o uso do conceito nas áreas da saúde e, também, do agronegócio.
“Estruturamos essas formações a partir das carências e demandas trazidas por empresas parceiras da Atitus. Os nanodegrees são um produto muito bem visto e consumido por empresas devido a sua objetividade. Dentro do nosso programa Atitus Learning System, selecionamos os nossos cursos com potencial de aplicação de microcertificados e trouxemos a proposta para dentro dos currículos”, destaca.
O que são nanodegrees
Trata-se de microcertificações entregues a cada final de semestre. Como são trabalhadas skills, e não disciplinas, o aluno já é qualificado dentro de uma área de atuação.
Os nanodegrees são obtidos por meio de diferentes avaliações que comprovam o domínio do aluno sobre o assunto abordado. Em Ciência da Computação, toda a estrutura curricular é baseada em nanodegrees, do início ao final do curso. Com isso, não há as tradicionais disciplinas, dando lugar a blocos de formação, com aulas sequenciais, dia após dia, da mesma matéria e área do conhecimento.
A opção pela formação em nanodegrees faz parte da tríade de diferenciais da Atitus, formada por: modelo acadêmico baseado em currículos inovadores, conexão radical com o mercado (incluindo parcerias com grandes players) e jornada preditiva — que é o acompanhamento do aluno desde antes da matrícula até a finalização do curso, seguindo com sua entrada no mercado de trabalho e sequência de formação acadêmica.