Pequenas e médias empresas: 4 dicas para enfrentar um cenário econômico cheio de incertezas no período eleitoral

16/9/22
|
Publicado por 
Redação Start

Com a proximidade das eleições, o cenário econômico e político brasileiro fica cada vez mais incerto. Previsões do mercado financeiro ficam mais voláteis e o pequeno e médio empresário trabalha no escuro com um pouco mais de insegurança para tomar decisões. Pensando nisso, separamos algumas dicas para pequenas e médias empresas se prepararem para esse período.

Com a proximidade das eleições, o cenário econômico e político brasileiro fica cada vez mais incerto. Previsões do mercado financeiro ficam mais voláteis e o pequeno e médio empresário trabalha no escuro com um pouco mais de insegurança para tomar decisões.

De acordo com a gestora de recursos americana Legg Mason, 83% dos investidores relataram que as eleições de 2018 tiveram influência moderada (51%) ou alta (32%) em suas aplicações, sinalizando que todo empreendedor precisa se preparar  

Paulo Castro, CEO e cofundador do Contbank, fintech especializada em produtos para PMEs, reforça que agora é o momento de tomar providências para que empreendedores estejam preparados para eventuais riscos que o período eleitoral pode causar. “O primeiro passo é olhar para dentro da própria companhia, tentando identificar seus possíveis pontos fracos e fortes. Outra dica interessante seria fazer uma reserva de emergência para ter um caixa caso algo mais grave aconteça”, comenta.

O executivo listou mais algumas dicas importantes para os empreendedores se prepararem para possíveis momentos de crise:

1 - Avalie a situação da sua empresa: Reserve um momento para avaliar como está a saúde da sua empresa e foque, principalmente, na sua parte financeira. Veja como estão seus resultados e o que é possível mudar para melhorar seu potencial como companhia.

2- Controle seus gastos: Quando falamos sobre crise econômica não podemos deixar de lado o controle de gastos. Nesse momento, os empreendedores precisam sentar para entender o que está funcionando e o que não está. Ah, e isso deveria ser feito rotineiramente, não somente em tempos de crise, hein!

3- Faça uma reserva para emergências: Para não ser surpreendido, tente fazer uma reserva de dinheiro equivalente a, no mínimo, seis meses de gastos mensais. Dessa forma, você pode garantir a sua renda e a dos seus funcionários por mais um período, caso seja necessário.

4- Acompanhe a movimentação do mercado: O meio econômico muda o tempo todo. Por isso, é muito importante que os empreendedores fiquem atentos às tendências que aparecem diariamente e que podem se encaixar à sua realidade. Talvez essa novidade possa ser a chave para a sua empresa continuar crescendo e evoluindo mesmo em um momento de crise.

Sobre o Contbank:
O Contbank é um Banco Digital especializado em oferecer produtos financeiros inteligentes e informações para micro, pequenas e médias empresas. A Fintech surgiu das dificuldades que tais empresas têm para utilizar serviços financeiros com qualidade e custos justos, sejam eles crédito, serviços de pagamentos, cartões e outros necessários para o dia a dia das operações. O Contbank conecta a experiência e conhecimento dos Contadores com as necessidades das PMEs, grande motor da economia real no Brasil. Trazendo benefícios exclusivos para a classe contábil e os empreendedores de todo o país.

Confira mais posts do Start