Primeiro episódio da segunda temporada do podcast da Gramado Summit recebe referências do ecossistema de inovação de Gramado

29/5/23
|
Publicado por 
Redação Start

Ike Koetz e Gregório Nardini destacam pontos que elevam a essência do município em seu viés empreendedor

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Estreando a sua segunda temporada, o podcast da Gramado Summit recebe dois convidados fortemente envolvidos no ecossistema de inovação de Gramado, na Serra Gaúcha. Como forma de homenagear a cidade onde o evento começou, nada melhor do que falar sobre história e a essência empreendedora do município, uma potência econômica do turismo no Brasil e um dos destinos mais procurados entre os brasileiros e sul-americanos.

Os convidados foram Ike Koetz, secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Gramado, e Gregório Nardini, sócio-fundador e CEO da Planne, startup gramadense que investe em soluções de software para otimizar serviços voltados para o turismo. Ambos os convidados falam sobre a importância de inovar no município sem deixar de lado a essência da cidade, levando em consideração o contexto histórico e valorizando as raízes de quem construiu a cidade.

“Muito por causa desse envolvimento do poder público e da iniciativa privada, da nossa essência, que fez Gramado dar certo, porque as pessoas estão preocupadas. Como é que a gente faz pra não perder essa essência? Continuar inovando, continuar sendo inquieto. Eu encaro a inovação muito com essa capacidade de inovar sem precisar destruir a tradição”, comenta Ike.

Durante o bate-papo, Gregório destaca também a importância de explorar o turismo como fonte de riqueza. “O turismo é uma coisa sensacional para gerar riqueza, porque ele gera pouca poluição, é claro que a gente tem que criar mecanismos para isso, ele é sustentável, ele gera emprego para todos os níveis da sociedade. Então pessoas com menos qualificação conseguem trabalhar, pessoas com mais qualificação conseguem trabalhar, ele é muito democratico. Só que tem muitos desafios né”, diz.

Além disso, os convidados citam o fato de que empreendedores que não valorizam ou não carregam a essência da cidade podem sofrer as consequências de um negócio sem sucesso. O podcast vai ao ar hoje, às 19h, no canal do Youtube da Gramado Summit.

Confira mais posts do Start