Responsabilidade ambiental: conheça empresas que têm adotado boas práticas para um meio ambiente saudável

8/8/24
|
Publicado por 
Redação Start

Tecnologia e sustentabilidade caminham juntas para o futuro da humanidade

Foto: Divulgação - Quintal Dermocosméticos
Foto: Divulgação - Quintal Dermocosméticos

Em um mundo onde a sustentabilidade tem se tornado cada vez mais importante para o cenário corporativo, algumas empresas estão na vanguarda da transformação ambiental, mostrando que é possível alinhar negócios bem-sucedidos com práticas responsáveis. Neste contexto, a CASA feito brasil, a Food To Save e a Quintal Dermocosméticos surgem como exemplos inspiradores de como a inovação e a paixão podem moldar um futuro mais sustentável.

O mercado e a população esperam que os negócios estejam preocupados com temáticas ambientais e estimulem iniciativas para reduzir o impacto no planeta, deixando um legado positivo. Um conteúdo publicado pela consultoria Deloitte, ‘Agenda 2023 – Estratégias e prioridades dos líderes empresariais para o ambiente de negócios’ mostra que cerca de 74% dos entrevistados buscam pelo menos uma ação ambiental implementada nos processos das suas corporações.

Falando sobre sustentabilidade, a CASA feito brasil é exemplo quando se trata de sustentabilidade. A empresa é 100% brasileira e tem como base dos seus produtos o uso de matéria-prima natural e orgânica. O negócio é guiado por um profundo compromisso com a sustentabilidade e a valorização da cultura brasileira. Em entrevista, Mama Lena Peron, fundadora do negócio, afirma que a sustentabilidade desde a origem é um dos princípios da empresa, trabalhando em estreita parceria com comunidades artesãs locais, promovendo o desenvolvimento econômico e social dessas regiões.

“Garantimos práticas éticas e sustentáveis na obtenção de ingredientes, valorizando a transmissão de conhecimentos tradicionais e culturais. Fornecemos apoio contínuo às comunidades, ajudando no desenvolvimento econômico local”, comenta.
Foto: Divulgação - CASA feito brasil

Além disso, ela destaca que a empresa vem adotando práticas desde a sua fundação, utilizando da industrialização artesanal e sustentável e embalagens recicláveis certificadas pela Eureciclo. Segundo ela, a empresa possui o compromisso socioambiental, que vai desde o veganismo, à eliminação do uso de ingredientes de origem animal, reforçando o papel na promoção de um consumo consciente e ético.

Localizada em Mandaguaçu, no Paraná, a fábrica da CASA feito brasil possui o compromisso ambiental até mesmo na utilização solar para a redução de consumo de energia e a absorção de energia nos painéis solares da empresa, além de utilizar materiais reaproveitados da construção e do antigo terreirão de café, localizado onde atualmente é a fábrica da CASA feito brasil.

Foto: Divulgação - CASA feito brasil

Outro fator que é levado com seriedade é a dedicação para garantir a qualidade e a eficácia dos produtos produzidos com a matéria-prima brasileira. A empresa busca garantir estritamente a alta qualidade da matéria-prima de forma ética, desde a extração, ao manejo, para chegar ao processo de produção e ao produto final.

“Nossos produtos passam por rigorosos testes de segurança e eficácia em laboratórios terceiros certificados pela ANVISA, sempre respeitando nossos princípios de não realizar testes em animais”, afirma Lena.
“Os consumidores têm respondido de maneira extremamente positiva ao nosso compromisso com a sustentabilidade e a brasilidade. Um exemplo marcante é a coleção "Alegria de Ver-o-Peso", que contou com a colaboração de quase 100 artesãs do Pará e do Maranhão. As peças exclusivas, feitas à mão, simbolizam a tradição e o legado dessas regiões. Recebemos muitos relatos emocionantes de consumidores que se sentiram conectados com a cultura brasileira por meio de nossos produtos e que apreciam profundamente nosso esforço em preservar e promover a brasilidade de forma sustentável”, conclui.

No segmento de cosméticos naturais e veganos, a QUINTAL Dermocosméticos busca garantir a sustentabilidade em seus processos produtivos por meio de selos e certificações, como o Selo B, que reafirma o compromisso com o meio ambiente e todos os envolvidos nas etapas da cadeia produtiva. A assessoria da empresa afirma que a maioria dos produtos da QUINTAL são categorizados como beleza limpa, e 87% do portfólio possui a certificação COSMOS Natural, emitida pela Ecocert, que assegura um alto índice de naturalidade e um processo produtivo limpo, respeitando tanto o meio ambiente quanto a saúde humana.

Apesar de ser um setor em constante crescimento, a QUINTAL, assim como outras empresas do setor, enfrenta dificuldades ao escolher trabalhar com ingredientes 100% naturais e sustentáveis, e garantir a qualidade e eficácia dos ingredientes. Por isso, a empresa possui uma atuação intensa para assegurar matérias-primas 100% naturais, além de monitorar que todo o processo produtivo dos produtos, desde a obtenção até a fabricação, cumpra rigorosamente as normas ambientais e de saúde.

“A QUINTAL lida com o descarte de resíduos e embalagens por meio do Selo Eureciclo, que certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo por meio da compensação ambiental. A partir de 2025, com a integração ao Ecossistema de Negócios Herbarium, a QUINTAL passará a compensar 200% das embalagens (cada produto vendido resultará na reciclagem de duas embalagens), superando a exigência legal de 22%. Uma iniciativa específica da QUINTAL que ilustra seu compromisso com a responsabilidade ambiental é a linha Pommar. Essa linha conta com uma formulação 99,8% natural e uma embalagem totalmente compostável, evidenciando o compromisso da empresa com a sustentabilidade”, conta a assessoria da marca.

A assessoria reforça que a responsabilidade ambiental da QUINTAL influencia positivamente a percepção dos consumidores e o posicionamento da marca no mercado, consolidando-a como uma empresa comprometida com a sustentabilidade e a beleza limpa. Segundo ela, a integração ao Ecossistema de Negócios Herbarium e a localização da sede no Eco-Parque Industrial Herbarium em Colombo, Paraná, reforçam essa imagem, proporcionando harmonia entre natureza e tecnologia e preservando espécies nativas e nascentes.

Da beleza ao prato

Reforçando a ideia de empresas que possuem responsabilidade e preocupação com o futuro do meio ambiente, as foodtechs, empresas que utilizam a tecnologia para inovar no campo alimentar, estão na vanguarda dessa transformação. À medida que avançamos na discussão sobre responsabilidade ambiental, é essencial expandir nossa visão para além da indústria de cosméticos. Com iniciativas que vão desde a redução do desperdício de alimentos até a promoção de práticas agrícolas sustentáveis, essas empresas estão redefinindo a maneira como produzimos e consumimos alimentos. 

Em luta contra o desperdício de alimentos, a Food to Save que nasceu do sonho grande de revolucionar o desperdício de alimentos no Brasil. Lucas Infante, CEO e cofundador da startup, conta que, por meio do aplicativo, a empresa já ajudou a salvar cerca de 3 mil toneladas de alimentos e alcançou quase 3 milhões de Sacolas Surpresa vendidas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis,  Porto Alegre e Campo Grande. Ele aponta que a empresa tem se destacado pela parceria com grandes players do mercado alimentício, como Cacau Show, Nestlé, Hortifruti Natural da Terra, rede Accor, Grupo Super Nosso, entre outros.

Foto: Juan Rosa e Larissa Worms - Estúdio Nômade

Ele afirma que a empresa já conta com mais de 300 mil seguidores no Instagram e foi ainda classificada como uma das melhores empresas para trabalhar em 2023, segundo o ranking da Great Place to Work. Além disso, foi finalista na categoria Alimentos - Delivery do Prêmio Reclame Aqui 2023 e está também entre as empresas selecionadas na segunda edição do Ranking EXAME Negócios em Expansão, na categoria Novatas. Em 2023, a empresa esteve entre os 10 aplicativos mais baixados no Brasil.

“Acredito que o aplicativo é uma ótima estratégia para reduzir o desperdício de alimentos, por lá conectamos estabelecimentos que possuem excedentes de produção (como alimentos para consumo imediato, que estão próximos do vencimento ou fora do "padrão estético") a usuários engajados na luta contra o desperdício, que salvam alimentos com até 70% de desconto no app. A Sacola Surpresa, que pode ser doce, salgada ou mista, é montada pelo estabelecimento parceiro com esses excedentes e o foodsaver pode retirar ou se tiver a opção, pedir a entrega. No app, há mais de 7 mil estabelecimentos parceiros, para todos os gostos e, dessa forma, conseguimos evitar o desperdício em diversos setores alimentícios”, conta.

Outro fator que demonstra a responsabilidade que a empresa possui é o incentivo a comunidade foodsaver, por meio de conteúdos sobre o tema. Lucas conta que um dos principais desafios da empresa ainda são os estabelecimentos e a própria sociedade, que ainda precisa se acostumar e mudar o pensamento a respeito de alimentos nesse formato. O combate ao desperdício não significa consumir produtos vencidos ou estragados, mas sim, o planejamento da alimentação, não só com as Sacolas Surpresa, mas também com aquilo que já está na geladeira do consumidor.

Por esse motivo, a Food to Save tem diversos projetos e parcerias que funcionam como incentivo ao público. Uma delas é a parceria recente com a Nestlé, que estimula consumidores a aproveitarem os itens que recebem nas Sacolas Surpresa e metas planejadas para uma semana com zero desperdício por meio do Cardápio Semanal, que está disponível em uma ferramenta gratuita pela Nestlé. Lucas explica que, durante a campanha, que acontece em São Paulo, o foodsaver que salvar alimentos das unidades do Food Market vai poder conferir o que recebeu, juntar com os itens que já tem na cozinha e acessar o QR Code que o levará ao Cardápio Semanal de Receitas Nestlé. Esse planejamento ajuda o meio ambiente e também o bolso do foodsaver.

“A humanidade desperdiçou, por dia, o equivalente a um bilhão de refeições em 2022. Isso representa quase um quinto de tudo o que é produzido no planeta. Resolver esse problema é um grande passo para mais sustentabilidade na indústria. Temos uma preocupação genuína com a educação dos nossos consumidores em relação ao aproveitamento completo do alimento e fazemos ações diretas para esse propósito, como uma comunicação integrada e 360º por e-mail, mídias sociais, blog e também por meio  de materiais de conscientização (manuais/e-books/guias), grandes parcerias e eventos”, conclui Lucas.

Confira mais posts do Start