Seja para economizar nas compras ou fidelizar clientes, saiba como adotar estratégias de incentivo às compras
Bônus, cupons, prêmios ou serviços adicionais, especialistas contam como é possível otimizar suas vendas por meio de benefícios ao consumidor
Sabemos que a quantidade de pessoas que opta por realizar compras virtualmente tem crescido consideravelmente se formos comparar com alguns anos atrás. Isso é reflexo das transformações sociais com relação ao uso e às funcionalidades de ferramentas e plataformas digitais, o que afeta o comportamento do consumidor.
Segundo um levantamento feito pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, e divulgado pelo G1, cerca de 61% dos consumidores brasileiros compram mais pela internet do que em lojas físicas. A pesquisa mostra ainda que o principal motivo dessa quantidade de consumidores online tem relação com os descontos encontrados nos ambientes virtuais.
Esse cenário abre espaço para que empresas surjam com soluções específicas para descontos e programas de benefícios ao consumidor, o que pode gerar ainda mais engajamento entre cliente e varejo online. Este é o caso da Cuponeria, que atua por meio de soluções especiais com clubes de benefícios, cupons, cashbacks e carteira digital. Além disso, a Cuponeria permite que as compras possam ser feitas dentro do app parceiro, e programas de incentivo, onde os prêmios são desbloqueados conforme os usuários vão cumprindo com as missões.
Para a CMO da Cuponeria, Nara Iachan, todas as possibilidades e funcionalidades oferecidas pela plataforma são direcionadas para fidelização onde as pessoas ganham desconto, cashback e prêmios. Segundo ela, dentro da plataforma há benefícios exclusivos desenvolvidos para bancos, bandeiras de cartão, e seguradoras, que podem ser encontrados dentro do site ou app das próprias empresas.
“Benefícios são excelentes para a atração e fidelização de clientes. Eles criam o hábito de uso da ferramenta, despertam sentimento de gratidão e são excelentes para um relacionamento de longo prazo”, comenta Nara.
Outro negócio que promove um modelo escalável e bem-sucedido é o CRM&Bônus, plataforma que fornece tecnologia e recursos necessários para que o varejo otimize seus custos, evitando investir em soluções que acabam se tornando defasadas. O negócio carrega o compromisso de ajudar lojas e comércios a aumentarem seu faturamento em 10% a 20%, com descontos limitados a 2,5% em uma média de 90 dias.
Thiago Vicente, diretor comercial do CRM&Bônus, afirma que o negócio atua baseado na simplicidade e praticidade, e na sofisticação. Ele explica que, por meio do Giftback, produto desenvolvido pela empresa, é possível aumentar significativamente o percentual de clientes identificados, revolucionando a validação do telefone celular do comprador por meio do envio de um PIN por SMS ou WhatsApp.
Ele explica que o Giftback se caracteriza como um programa de cashback white label, projetado para auxiliar as lojas a implementarem suas próprias campanhas de fidelidade de forma eficaz. Por meio dessa tecnologia e consultoria, as lojas têm a oportunidade de oferecer bônus exclusivos, válidos somente na mesma loja ou marca em que foram gerados. Outro benefício é a garantia de um programa de cashback eficiente e exclusivo, impulsionando o engajamento e o sucesso do negócio.
“Essa validação permite medir, junto com as marcas, o KPI de engajamento, obtendo informações valiosas sobre se o cliente sai da loja ciente de que possui um bônus para retornar. Além disso, nossa plataforma auxilia as lojas na criação da campanha perfeita, levando em conta o segmento, ticket médio e sazonalidade. Quando uma campanha é bem planejada e o engajamento é excelente, os resultados são imbatíveis: o faturamento e a lucratividade crescem de forma rápida e consistente”, conta Thiago.
Gerando um impacto positivo com relação ao turismo e à gastronomia, o Laçador de Ofertas se destaca como o maior portfólio de ofertas da Serra Gaúcha, utilizando tecnologia para otimizar os gastos dos consumidores. A plataforma oferece ofertas em parques, hotéis e restaurantes, maximizando a economia dos viajantes, disponibilizando descontos que variam em uma média de 20% a 40% e, em alguns casos, podendo chegar até a 80%.
Para Maurício Pazdzicki, CEO do Laçador de Ofertas, as soluções do Laçador de Ofertas funcionam de maneira simples e acessível. Ele conta que os consumidores podem acessar o site do Laçador de Ofertas para navegar pelas ofertas, selecionar as que mais lhes interessam e, por meio de um rápido cadastro, finalizar sua compra.
“Nossas promoções de desconto extra são baseadas no comportamento do consumidor, utilizando canais como e-mail e redes sociais próprias ou de influenciadores renomados. Além disso, várias ofertas possuem um popup de desconto específico, que aparece com base no comportamento de compra e navegação do cliente em nossa plataforma”, explica.
Assim como Nara e Thiago Vicente, Maurício afirma que oferecer um bom plano de benefícios permite que cada estabelecimento alcance um maior número de novos clientes, especialmente aqueles que buscam experiências com descontos e desejam aproveitar uma curadoria especializada.
“Ofertas consegue democratizar o acesso a esses benefícios, fornecendo soluções personalizadas tanto para os parceiros quanto para os clientes. Com um plano de benefícios sólido, as empresas podem expandir sua base de clientes, aumentar a fidelidade e fortalecer sua posição no mercado”, diz.
Para empresas, os especialistas afirmam que um programa de benefícios pode ir além dos descontos, trazendo resultados positivos para o empreendimento e estreitando os laços com seus clientes e colaboradores. Essas vantagens podem ser consideradas boas ferramentas para melhorar a experiência do cliente e a visão que ele tem da empresa.
Pensando nisso, as empresas desenvolveram formas de auxiliar outras empresas a implantar programas de incentivo como bônus, cupons, prêmios, serviços e produtos a mais. Na Cuponeria, os descontos podem ser negociados periodicamente e há campanhas especiais de acordo com o período do ano. Cada empresa negocia de acordo com suas estratégias e sazonalidade. Nara afirma que a empresa que deseja aplicar essas ações em seu negócio deve procurar uma empresa de confiança e que trabalhe com benefícios há muitos anos, como é o caso da Cuponeria.
No Laçador de Ofertas as parcerias são estabelecidas com empresas por meio de um processo cuidadoso e baseado em tecnologia. São realizadas estratégias para criar conexão com os estabelecimentos em busca de compreender as necessidades de cada um, e oferecendo soluções personalizadas.
Posteriormente, Maurício afirma que a equipe estabelece negociações para determinar os termos e condições da parceira, pensando nos benefícios gerados para ambos os negociantes e pensando na qualidade e procedência de cada produto ou serviço, garantindo que os consumidores tenham acesso a ofertas de alto valor.
“O resultado desse trabalho é refletido em nossa gama de parceiros exclusivos, com marcas de enorme relevância no mercado. Para implantar programas de benefícios em suas empresas, é fundamental que elas adotem abordagens tecnológicas. É importante selecionar parceiros estratégicos, estabelecer parcerias sólidas e utilizar plataformas digitais para facilitar a comunicação e o acesso aos benefícios”, comenta.
Ele completa ainda que a análise de dados e o monitoramento contínuo dos resultados são essenciais para ajustar e melhorar o programa de benefícios ao longo do tempo, garantindo que ele atenda às necessidades dos clientes e gere resultados positivos para as empresas.
Já Thiago Vicente compartilha que ter um programa de benefícios, seja por meio do CRM&BONUS, um concorrente ou por esforço próprio, pode ser um verdadeiro "game changer" na conquista de resultados sólidos, expansão da base de clientes cadastrados e aumento da lucratividade. Segundo Thiago, ao explorar a essência do ser humano e as interações entre indivíduos e empresas, é possível perceber que os clientes anseiam por reconhecimento e por fazerem parte de algo especial.
Nesse contexto, Thiago explica que presentear os clientes com um Gift para a próxima compra é uma estratégia poderosa para atender a essas expectativas. Pensando ainda no cenário macroeconômico e na geração Z, que valoriza experiências e é mais suscetível a mudanças de preferências, ele afirma que manter a atenção e a preferência do comprador se tornou um desafio maior.
“Um programa de fidelidade e benefícios se torna fundamental para conquistar um bom Lifetime Value (LTV) dos clientes e assegurar uma relação duradoura e vantajosa para ambas as partes. Afinal, como nos ensinou Philipe Kotler, conquistar um novo cliente pode custar até oito vezes mais do que manter um cliente recorrente. Quanto maior a taxa de recompra em uma loja, mais recursos ela pode direcionar para aquisição de novos clientes”, completa Thiago.