Startup cria plataforma para impulsionar o mercado e garantir a produção de carnes nobres, com qualidade e procedência

13/5/23
|
Publicado por 
Redação Start

PEDRAMOURA busca ser o elo entre pequenos produtores e o consumidor

Foto: Divulgação - PEDRAMOURA
Foto: Divulgação - PEDRAMOURA

Com o objetivo de impulsionar a economia de pequenos produtores rurais e reduzir desperdícios de alimentos, a startup PEDRAMOURA surge com soluções que buscam otimizar os processos da cadeia produtiva. A startup desenvolveu uma plataforma que organiza a produção de modo que não haja desperdícios, produzindo somente aquilo que será vendido, respeitando os animais e os recursos da natureza.

A PEDRAMOURA se caracteriza como um  elo entre pequenos produtores rurais e consumidores que buscam produtos mais naturais e com maior qualidade. Por meio da plataforma, é possível acompanhar lotes de bovinos, suínos, ovinos, frangos e peixes criados por pequenos produtores locais, com entrega gratuita para Porto Alegre e região, e a Serra Gaúcha.

A empresa surgiu com o propósito de solucionar os gargalos na indústria de alimentos, mais precisamente no mercado de carnes. Um dos primeiros desafios enfrentados pela equipe fundadora da startup é de gerar conteúdos com mais transparência para o consumidor, envolvendo toda a cadeia produtiva, desde a criação dos animais, até a entrega dos produtos em casa. Outro desafio enfrentado é a remuneração dos produtores, para que eles consigam investir em qualidade e um tratamento adequado e digno aos animais, impactando positivamente o consumidor final.

A partir de todo o processo de validação e regulamentação, a startup só passou a atuar oficialmente em 2019, na cidade de Rolante/RS, e atualmente o negócio já conta com mais de 8 mil clientes espalhados por todo o estado. Vinicius Grings, sócio fundador da startup, acredita que a dedicação e a preocupação com uma cadeia produtiva mais justa foi o caminho para o sucesso do negócio.

“A PEDRAMOURA já pagou mais de 7 milhões de reais para pequenos produtores rurais do nosso estado. Ela fortalece a economia local gerando renda e desenvolvimento para famílias do interior. Já temos muitas histórias bonitas de pequenos produtores que conseguiram comprar um trator, por exemplo, melhorando sua qualidade de vida. Isso pra nós é uma realização muito grande. Como nesse processo não existem atravessadores, toda economia obtida é revertida em qualidade e bem estar aos animais. É um processo muito mais inteligente que remunera quem realmente é importante na cadeia produtiva”, comenta Vinicius.

Vinicius conta ainda que além dos investimentos na qualidade de produção, a startup busca ampliar sua presença digital por meio de campanhas nas redes sociais e e-mail. A transparência de processos também se aplica aos conteúdos publicados pela plataforma, que mostram o dia a dia das fazendas, a operação e os cuidados durante o transporte até a chegada para os clientes.

A PEDRAMOURA esteve presente na Gramado Summit 2023 e classifica a experiência como excelente para a captação de novos clientes e reforçar a conexão com os clientes atuais. Além de novos consumidores, a startup se conectou com possíveis investidores e pessoas interessadas em utilizar a plataforma de vendas, gestão da produção e da logística em outros negócios fora do Estado do Rio Grande do Sul. 

Confira mais posts do Start