Startup de Inteligência Artificial estabelece Comitê de Inovação e Tecnologia para fundamentar crescimento sustentável

24/9/22
|
Publicado por 
Redação Start

Em pouco mais de um ano desde a fundação, Virtus Automation & AI se prepara para crescimento exponencial

São Paulo, setembro de 2022 - Fundada em janeiro de 2021, a Virtus Automation & AI, startup que trabalha com robôs (RPA) como um serviço (RAAS) e inteligência artificial (IA) em sua base, já triplicou sua equipe e trabalha para criar fundamentos sólidos para seu crescimento exponencial no mercado brasileiro. Um destes pilares tem a ver com a Governança, que é essencial para que o crescimento seja sustentável e vigoroso. Para isso, foi definida a criação de um Comitê de Inovação e Tecnologia, liderado por Pedro Neves, profissional que já atuou como Diretor Executivo (C-level) nas áreas de Tecnologia e Inovação de grandes empresas.

"Os desafios da transformação digital para as empresas são grandes e o avanço da inteligência artificial no mercado é inegável. Temos acompanhado o sucesso dos nossos clientes utilizando nossas soluções personalizadas e decidimos trazer o Pedro Neves como um advisor de inovação e tecnologia para somar conosco nos próximos passos", diz Florêncio Ponte Cabral Jr., CEO e fundador da startup.

Segundo o profissional, a escolha de Pedro Neves como gestor de seu Comitê de Inovação e Tecnologia foi feita para combinar a experiência de grandes empresas, sem perder a agilidade e flexibilidade características de uma startup. "A Virtus tem um grande potencial de endereçar algumas das tendências de AI. Minha pequena contribuição para aquele grupo de talentos é apoiar tanto nas considerações de arquitetura escalável, como na viabilidade da melhor combinação de produtos aplicáveis ao mercado. Vejo que a Virtus tem uma boa combinação de alvos ousados, com passos seguros e pragmáticos de curto prazo.”explica Pedro Neves, sobre suas ações iniciais em sua posição na Virtus.

Se preparando para uma nova rodada de investimento seed, a startup também entende que a participação do profissional na equipe trará um fortalecimento na estrutura da empresa e a ajudará com o trabalho de governança de dados, para assegurar seus clientes da segurança de sua informação no trabalho conjunto.

"O potencial da inteligência artificial para otimizar a eficiência dos processos e evitar desperdícios na cadeia de produção é capaz de mudar a perspectiva econômica de nações. A China, por exemplo, foi um dos principais países que se propuseram a trabalhar com a tecnologia e podemos observar sua relevância na economia global", afirma Florêncio. Segundo pesquisa recente da Gartner, a automação por inteligência artificial está entre as três principais tecnologias emergentes em 2022.

De acordo com o profissional, a importância de contar com um Comitê de Inovação e Tecnologia é de não perder o foco nas tendências tecnológicas e capturar a curva de adoção da I.A., principalmente nas médias e pequenas empresas. "Uma DeepTech como a Virtus precisa apresentar-se simples para quem adquirir seus produtos e serviços. A complexidade dos algoritmos, das análises de comportamento e dos dados (estruturados ou não) é a parte do iceberg que a startup resolve”, demonstra Pedro.

A startup já foi sondada para internacionalizar sua atuação, mas por enquanto seu foco é atender o mercado nacional. "Estamos priorizando nosso crescimento nacionalmente, onde ainda temos muita demanda para resolver,  para que possamos crescer para outros países de forma estruturada e saudável", finaliza o CEO.  

Sobre a Virtus Automation & AI

A Virtus Automation & AI é uma startup que trabalha com robôs (RPA) como um serviço (RAAS) e inteligência artificial (IA) em sua base. A empresa surgiu em um projeto de graduação com o propósito de democratizar a automação de processos em pequenas e médias empresas por meio de aplicações feitas sob medida para seus clientes, e pela aplicação de Inteligência Artificial. Integrando a gestão de sistemas e se livrando de tarefas repetitivas, as PMEs podem focar no que realmente importa: seus clientes. A empresa foi fundada em 2021 e passou por programas de aceleração como o InovAtiva Brasil.

Confira mais posts do Start