Três estratégias para retenção de talentos nas empresas
Adotar o uso de novas tecnologias e investir em um modelo de negócio sustentável estão entre as citadas pela profissional de People da logtech RoutEasy
Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey em 2022, o turnover ainda é um dos maiores gaps para as operações. Com isso, há uma perda de produtividade e de qualidade de serviço devido à grande rotatividade de equipe na operação. Uma das formas de resolver a questão a curto prazo seria a contratação de mão de obra qualificada externa. Entretanto, as empresas ainda encontram dificuldades em recrutar novos talentos. Segundo dados da ManpowerGroup, 80% dos empregadores brasileiros encontram obstáculos na hora de contratar novos funcionários. Por isso, a melhor alternativa pode ser qualificar os profissionais que já fazem parte da equipe como forma de engajá-los ainda mais na operação e retê-los a longo prazo.
Pensando em ajudar as organizações a superar tais dificuldades, Vanessa Carlim, Head Of People da RoutEasy, logtech que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas, separou três estratégias para aumentar a sensação de pertencimento dos colaboradores e mantê-los na equipe por um maior período de tempo:
Priorizar as interações entre os profissionais:
É importante promover momentos de descontração e construção de relacionamentos interpessoais no trabalho, tanto em festas comemorativas quanto no dia a dia dos profissionais.
“Programas de reconhecimento, nos quais um colaborador reconhece o bom trabalho de um colega, e programas de pontuação, estimulando competições saudáveis e senso de comunidade, são ótimas opções de criar laços. Na RoutEasy, adotamos uma plataforma para criar desafios para os funcionários, que podem trocar pontos por prêmios como produtos da RoutEasy ou voucher em algumas lojas”, afirma Vanessa.
Transparência nas decisões
Uma estratégia para reter talentos é usar da transparência para informá-los sobre as decisões da empresa, seus números e resultados, mesmo que não sejam positivos, manter todos na mesma página, uma dica é ter uma agenda mensal com a alta liderança da empresa para que os colaboradores sintam-se pertencentes a organização.
Investir em modelos de trabalho sustentáveis:
Investir em capacitação dos profissionais, através de cursos e palestras, dedicar tempo para saúde mental dos colaboradores, controlar jornadas de trabalho e preparar lideranças mais humanas são algumas maneiras de garantir um modelo de empresa mais sustentável e, consequentemente, reter talentos dentro da organização.
“Na RoutEasy, temos o Programa de Desenvolvimento Pessoal que subsidia cursos para os funcionários, pensando em treinamentos inclusivos e uma capacitação intensa da equipe, a fim de reter talentos e melhorar o desempenho dos colaboradores”, completa Vanessa.
Sobre a RoutEasy:
A RoutEasy é uma logtech que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas. Com mais de 300 clientes no Brasil e na América Latina, a logtech aposta na inovação no tradicional setor de entregas e passou a integrar, em dezembro de 2022, o ecossistema de soluções logísticas nstech. Sua atuação é baseada em algoritmo genético, programação e inteligência artificial, os quais são utilizados para otimizar e integrar processos. Isso contribui para maior produtividade e menor custo de entrega, e, assim, a logtech fundada por Caio Reina gera economia de até 40% a seus clientes, que reúnem nomes como Shopee, Royal Canin, Rodonaves, GPA, Magalu, Obramax e DHL.