Triven lança o People as a Service, um serviço de RH sob demanda

8/8/23
|
Publicado por 
Redação Start

Serviço, que terá como parceiro o especialista Marcus Vaccari, que foi vice-presidente sênior de RH para a AL da PepsiCO, viabiliza acesso das startups a um modelo profissional de gestão de pessoas, com time qualificado, alocado part-time, a custos proporcionais ao tamanho de cada empresa

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Pioneira e referência em CFO as a Service no Brasil para startups, a Triven decidiu aplicar seu know-how em soluções sob demanda para uma nova vertical de atuação, batizada de People as a Service (PaaS) – totalmente focada em serviços na área de RH, em sociedade com Marcus Vaccari, profissional que, com 35 anos de carreira na área, entra para somar experiência e conhecimento.

Seguindo o mesmo conceito que levou a empresa a ser autoridade em planejamento financeiro, o PaaS funciona assim: em vez de ter de contratar uma equipe de RH para cuidar do seu time, a startup contrata uma equipe de profissionais da Triven, com grande experiência na área, mas de forma part-time. Além de investir menos recursos do que se fosse criar um setor interno de RH, o founder ainda ganha tempo para cuidar de aspectos mais estratégicos da gestão geral da sua empresa.

Outra vantagem do novo serviço de People as a Service é a expertise, o conhecimento acumulado e as melhores práticas já realizadas pelo time Triven, considerado referência em Relações Humanas – e não mais em "Recursos" Humanos, como gosta de enfatizar o CEO da Triven, Fernando Trota. “O modelo é extremamente eficiente num contexto atual de mercado onde a valorização das pessoas é o fator mais importante para o sucesso do negócio”, destaca o CEO.

Um dos motivos que levaram a Triven à criação da nova vertical foi a percepção de que as startups, muitas vezes, sofrem com a gestão de pessoas por não terem todas as competências necessárias para engajar e incentivar um time de alta performance, sobretudo nesse universo de inovação e tecnologia.

Também fazem parte do time a head da vertical, Adriana Vaccari, profissional com mais de 20 anos de experiência em comunicação e marketing, que entra para focar na estratégia do negócio, e a cofundadora do PaaS, Lilian Carina, que atuou como executiva de RH por mais de 20 anos e agora é CHRO dos squads de People as a Service.

Marcus Vaccari trabalhou por 27 anos na PepsiCo, onde atuou como vice-presidente sênior de RH para a América Latina, região composta por mais de 20 países e quase 100M funcionários. Agora, ele vai somar seu conhecimento ao novo projeto, impulsionado pela filosofia da própria Triven de adotar internamente práticas diferenciadas de gestão do time, cultura e employee experience.

Relações humanas como estratégia

“Hoje nós temos uma nova visão dos funcionários em relação ao trabalho, que é o desejo de ser feliz, de gostar do que ele faz no dia a dia. Até pouco tempo, tínhamos uma relação comercial, muito associada à questão financeira apenas. Hoje falamos de trabalho com propósito”, comenta Marcus.  

Lilian Carina  enfatiza que, para que a parceria com as empresas dê certo, é preciso haver uma integração contínua entre as pessoas atendidas e os profissionais do squad Triven. Para ela, as Relações Humanas precisam ser consideradas cada vez mais estratégicas dentro das empresas.

“É essa inteligência que o People as a Service leva: fortalecer as relações humanas e focar em um ambiente com maior adaptabilidade em relação às necessidades do mercado, promovendo resultados mais consistentes e alta performance profissional”, analisa a especialista.

Para o CEO Fernando Trota, apesar da Triven ter sua jornada vinculada à gestão financeira, a empresa tem foco total em pessoas, uma vez que há o entendimento de que um time alinhado filosoficamente com o propósito da empresa e satisfeito com o trabalho certamente vai entregar o máximo de valor ao prestar um serviço de excelência aos clientes.

“Nossa missão de apoiar os fundadores na execução do futuro está totalmente relacionada a permitir que o empreendedor se dedique ao seu sonho. E a gestão de pessoas, assim como de finanças, é fundamental para criar um contexto direcionado a essa visão", finaliza o CEO.

Sobre

A Triven oferece serviços de backoffice, com foco em startups e em empresas que desejam se conectar com as melhores práticas utilizadas no setor de inovação. Ela fornece tecnologia e consultoria para estruturar a gestão e também embasar a tomada de decisões estratégicas. Atua em quatro verticais: gestão financeira recorrente (CFO as a Service); consultoria financeira (Advisory); gestão de pessoas recorrente (People as a Service) e gestão de portfólio de investimentos para fundos de VC (Portfolio Management as a Service).

Confira mais posts do Start